terça-feira, 4 de outubro de 2011

O RIO EM DIREÇÃO AO MAR - VOCÊ TOPA? (1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! OREMOS: "Ó DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, QUE NOS CONCEDEIS NO VOSSO IMENSO AMOR DE PAI MAIS DO QUE MERECEMOS E PEDIMOS, DERRAMAI SOBRE NÓS A VOSSA MISERICÓRDIA, PERDOANDO O QUE NOS PESA NA CONSCIÊNCIA E DANDO-NOS MAIS DO QUE OUSAMOS PEDIR. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". Neste dia, trataremos no desenvolvimento de nossa formação pessoal. A temática, atual, será sobre a Essência de nossa CAMINHADA DE VIDA. MAS, EM QUE PODERÍAMOS COMPARAR A ESTA NOSSA CAMINHADA? Houve uma época em que a nossa história de vida era comparada com um rio corrente. Se efetivarmos uma análise profunda da estrutura de um rio natural poder-se-ia observar suas inconstâncias abruptas no percurso de seu trajeto. Ora, igualmente seria o CAMINHO DE NOSSAS VIDAS. Talvez, em alguns momentos, tenha sido calmo e tranqüilo, mas em outros acontecimentos, que tenham consistência mais rígidas, como uma tempestade colossal, que deságua com força, em um volume estrondoso e começa a superar nossas estruturas humanas, preenche as cabeceiras, e por fim, torna o nosso rio caudaloso, forte, impetuoso. QUANTAS TEMPESTADES, NÃO TRANSFORMARAM O PRUMO DO RIO DE NOSSAS VIDAS?
Análise bem, quando a água fica retida em um ambiente sem a mínima agitação, de início, ela será bem cristalina, até que pura. Porém, com o tempo que se passa, lhe é acrescentado, dependentemente do ambiente, crostas de coisas, objetos, que podem, realmente, retirar-lhe sua pureza anterior (depósito de detritos!!!). Igualmene acontecerá com nossa vida. Se verificarmos o rio, e sendo o mesmo aquele que subsiste em movimentação, termos uma consciência que a mesma, perfaz com que as suas beiradas, ou melhor margens, encontre-se vida (vegetal e animal). O fator primordial é que com a movimentação, mesmo em um ambiente não propício a pureza, será lançada para longe qualquer acréscimo não desejado para longe da fonte inicial. Disto, se firmara que a essência do rio terá consistência de pureza, e desta forma todos que dependerem deste rio, estarão próximo de suas margens, para usufruir daquilo que lhe faz parte. CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL


Assim será nossa VIDA (passado, presente e futuro). Para se ter um ÓTIMO FUTURO, será necessário possuir um PRESENTE CONSISTENTE, baseado em um PASSADO ESTRUTURADO. Se este permanece INERTE ou PARALISADO, o nosso PRESENTE se tornará um, perdoe a palavra, um DEPÓSITO DE LIXO. E desta forma, NÃO EXISTIRÁ UM FUTURO, pois o Rio se encontra MORTO. Interessante que muitas pessoas sempre detestaram a matéria de História. Mas, ela é uma das matérias mais importantes para cada um de nós. História NÃO É ESTUDAR O PASSADO!!! Do contrário, será OBSERVAR O CONTEÚDO deste PASSADO, para REESTRUTURAR O PRESENTE, e por fim, CONSTRUIR UM VERDADEIRO FUTURO. Mas com este pensamento, retornemos a formação. E a nossa VIDA? Ora, o passado de nossa história constitui este rio, que não pode , de forma alguma, se inerte, paralisado. Conclui-se que devemos moldar a estrutura do nosso PASSADO da mesma forma que um rio fértil, em que sua constante movimentação possa efetivar um limpeza e REESTRUTURAR o NOSSO PRESENTE.
Façamos uma análise profunda! Observe o rio de SUA VIDA. Para que o momento deste Rio possa possuir uma essência límpida, jamais poderá ficar parado, pensando nas margens passadas, questionando-se: ‘... Devia ter feito isto ou aquilo lá atrás? ...’. NÃO SE DEVE PERDER UM TEMPO PRECIOSO, mas, do contrário, DEVE-SE CONTINUAR VIVENDO, sempre em movimento seguindo o seu rumo até chegar o seu objetivo.
ÓTIMA REFLEXÃO. Entretanto, QUAL SERÁ MEU OBJETIVO??? O MAR!!! E agora? ESTAMOS INDO EM DIREÇÃO AO MAR? QUE MAR É ESTE? (cf. a música: ‘... o barco sou eu e o MAR é DEUS...’).
Quando não ousamos fazer esta reflexão, nos assemelhamos aos rios que encontramos em algumas regiões frias, onde o Rio (nossa VDIA) fica totalmente congelado, em que buscamos, de todas as formas, congelar suas águas (mais ainda, o nosso passado). Muito bem, mas O QUE FAZER? Tudo depende, hoje, exclusivamente de VOCÊ!!!
Quebre o gelo, eis a RESPOSTA. Se acertamos o ponto critico do rio gelado, desencadeará uma ação, que efetivará uma reação, fazendo um trinco em toda a sua extensão, partindo o gelo, e assim, LIBERTANDO-O. O que mais impressiona é que tudo em nossa VIDA, para se inicializar, NECESSITA de uma pancada bem forte, exatamente em nossa área mais critica.
Porém, NÃO BASTA DAR UMA PANACADA APENAS! NECESSÁRIO TOMAR UMA DECISÃO. Saiba, antecipadamente, que o ATO de quebrar o gelo significará GERAR UMA DOR! Mas oriente-se pelo Rio. Ele perpassa pelos obstáculos, busca superar a todos, batendo insistentemente, e se, o rio, tivesse nossa consistência sofreira de dor por sua ação. Mas, PAMEM! COMO É DIFÍCIL CONTER UM RIO!!! Se buscarmos conter um rio para construirmos algo, não o retemos, apenas mudamos o seu curso. O QUE OCORRE COM O RIO PARA NÃO SER RETIDO FACILMENTE? SERÁ O SEU SIMPLES DESEJO DE PROSSEGUIR O SEU CAMINHO E ALCANÇAR O SEU OBJETIVO FINAL.
Desta forma terminamos esta parte da FORMAÇÃO PESSOAS. Fica a pergunta que devemso responder em nossa vidas de oração. Primeiro plano, deve-se ter em mente QUAL O CAMINHO QUE DESEJO SEGUIR PARA ALCANÇAR MEU OBJETIVO? Mas antes, devo SEDIMENTAR EM MINHA VIDA A RESPOSTA, de forma simples e concreta, QUAL É O MEU OBJETTIVO FINAL? REFLITAMOS. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com