quarta-feira, 26 de outubro de 2011

OUVIR, OUVIR, MISSÃO DA LIDERANÇA


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Voltamos com a temática de LIDERANÇA. Questionemos: Você SABE OUVIR AS PESSOAS? Será que se assemlha a seguinte situação: "... Certa vez uma senhora disse ao Líder: 'Sempre que as pessoas falam alguma coisa, você geralmente parece distraído. Fica olhando em volta. Ninguém tem muita certeza se você está, de fato, ouvindo o que lhe dizem!' ..." (MAXWELL, JOHN C. - O Livro de Ouro da Liderança). como reagiriamos ao ouvirmos alguém expressar que temos pouca 'habilidade em escutar as pessoas'. Sempre deduzimos, porque SOMOS LÍDERES, que sabemos, SIM, escutar a todos. Mas qual seria o procedimento adequado para contornar esta situação. Em primeiro plano, a atitude correta é o de pedir DESCULPAS. Poder-se-ia aproveitar situações em que existam reuniões coletivas ou particulares, colocando-se no início das mesmas, o aspecto de se desculpar por todo e qualquer ato que tenha significado de falta de atenção durante as conversas. Este ato de HUMILDADE e RECONHECIMENTO poderá a médio ou longo prazo readequar as relações de liderança. Segundo plano, efetivar em nossos comportamentos uma RENOVAÇÃO, ou seja, APRENDER A ESCUTAR. CONTINUE A LER UMA ESTÓRIA INTERESSANTE:

"Dois sujeitos estavam caçando na floresta. De repente um deles, cai no chão, vira os olhos e parece ter dificuldade de respirar. O outro, de imediato, telefona em seu celular. Uma atendente fala, e o sujeito comeeça a falar: 'Estou Eu e meu amigo na floresta e ele parece que morreu. O que eu faço?'. A atendente diz: 'Tenha calam, Senhor, estou para lhe ajudar. Agora, certifique-se que ele morreu! Passou-se um tempo no puro silêncio, quando de repente escuta-se um estampido de um tiro. Depois, ouve-se a voz do homem a dizer: 'Tudo bem agora, CONFIRMEI. O que a gente faz agora?'" (JIM LANGE, 'BLEEDERSHIP'). Fica-nos a lição de que quando escutamos, sem de fato, ouvirmos a outra pessoa, nossos atos poderão SER DESASTROSOS. Certa pesquisa concluiu o seguinte:
1) Passamos metade do nosso trabalho envolvidos em atividades que requerem a atenção a outras pessoas;
2) Escutamos metade do tempo deste trabalho do que nos dizem;
3) Realmente, escutamos de verdade a metade do tempo do tópico '2';
4) Entendemos a metade do tempo do tópico '3';
5) Acreditamos na metade do tempo do tópico '4';
6) E lembramos a metade do tempo do tópico '5'.
Em suma, O QUE NOS DEMOSNTRA A PESQUISA? Que ESCUTAMOS metade do que nos é dito. Ouvimos metade do que escutamos. Entendemos metade do que ouvimos Acreditamos metade do que entendemos. Lembramos metade do que acreditamos. Então!!! ESTÁ NA HORA DE NOS DEDICARMOS A ESCUTAR O PRÓXIMO (MAXWELL, JOHN C. - O Livro de Ouro da Liderança).
Saiba que uma das principais fontes de LIDERANÇA está na CAPACIDADE de ENTENDER as PESSOAS! Deve-se possuir um estado de sensibilidade aos sentimentos, pensamentos e projetos do outro, ou seja, estar atento, estar à OUVIR. Tal fato acarreta uma verdadeira INTERAÇÃO. Jamais existirá tal pressuposto se não acontecer, por parte do Líder, UM ESFORÇO CONTÍNUO para OUVIR e COMPREENDER seus Liderados. Já me disseram antes que 'OUVIR é muito importante, por isto temos dois ouvidos e, apenas uma boca'. Se não aprendemos a ouvir, teoricamente, estaremos fadados a NÃO APRENDER MAIS. Portanto, primeiro, BUSQUE APRENDER (ouvindo), depois LIDERE (ação).
Outro fator importante na LIDERANÇA é estar sempre em observação, principalmente, as questão báscias o menores. Eis um provérbio Cherokee: "... Ouça os murmúrios para não ter de ouvir os gritos ..." (MAXWELL, JOHN C. - O Livro de Ouro da Liderança). Legal, não é! Tal fato, desenvolve em si, uma segurança para estabelecer uma relação de honestidade no diálogo com as pessoas. SER LÍDER é ser capaz de ouvir o que realmente os outros pensam e não desejar escutar o que desejamos ouvir. Saiba que uma mente fraca acarreta, como sintoma, a SURDEZ dos ouvidos, ou seu desgaste. E quando se perde a audição, se desenvolve a IMPACIÊNCIA. Quem é impaciente com as coisas e pessoas, já demonstra que parou de escutar a muito tempo.
A idéia de OUVIR esta intimamente interligada a CONFIANÇA. Então, saber ouvir desenvolve a confiança. Por fim, conclui-se que quando a LIDERANÇA OUVE será capaz de ter acessoa conhecimentos, percepções, sabedoria e ao respeito do Ser Humano. Reflita: "Um dos maiores presentes que se pode dar a uma pessoa é a ATENÇÃO" (JIM ROHN, poeta). DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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