segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ADVENTO: A VINDA DO MESSIAS


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! A partir do Domingo que vivenciamos iniciamos o TEMPO DO ADVENTO. Mas o que significa este período para todos nós? "É a celebração da VINDA de JESUS CRISTO no TEMPO e na HISTÓRIA dos homens". É o INÍCIO do PROJETO de SALVAÇÃO. Sendo desta forma, um PERÍODO DE EXPECTATIVA, do que devemos vivenciá-lo plenamente para podermos RECEBER a visita do nosso SALVADOR. Neste período, devemos nos MANTER VIGILANTES na FÉ, na ORAÇÃO, para que se possa perceber todos os sinais desta vinda do MESSIAS. Outro ponto a ser observado, é MANTER-SE no CAMINHO (JESUS), jamais desviar-se, procurando benefices de qualquer espécie, ou seja, buscar CONVERTE-SE. Outra atitude ideal de vivencia será o TESTEMUNHO de ALEGRIA, estando aberto a todas as iniciativas de bem, que possam comprovar este estado em nossa vida. Outra atitude, também, será a de POSSUIR UM CORAÇÃO POBRE e VAZIO EM SI.
Portanto, participar desta celebração EUCARÍSTICA neste tempo, significa ACOLHER e RECONHECER o SENHOR que vem permanecer em nosso meio, e desta forma, buscar segui-lo, ELE que nos orienta em direção ao PAI, para, assim, conquistarmos a nossa ida ao REINO QUE NÃO TEM FIM, juntamente com todos os Santos e Anjos, para GLORIFICAR A DEUS.



A CELEBRAÇÃO deste tempo começa com as VESPERAS do Domingo, este depois do dia 30 de novembro, e no nosso caso o mais próximo (26/11), cujo término é das primeiras VÉSPERAS do NATAL. O período do TEMPO de ADVENTO perdura entre 03 ou 04 semanas, em que os dias 17 a 24 de dezembro tornam-se uma preparação direta para o NATAL do SENHOR. Nos dias das semanas (2ª a 6ª), denominados de FÉRIAS, tomam a denominação de semanas do Advento (03 semanas), sendo que a última toma por base a semana anterior ao período de NATAL, que serão as FÉRIAS PRIVILEGIADAS. Nas 03 primeiras semanas do Advento, caberá ao Sacerdote escolher as leituras (do dia ou do Santo). Porém, no período da 4ª semana será utilizado as leituras respectivas do tempo, sem qualquer alteração, pois, por serem privilegiadas possuem PRECEDÊNCIA mesmo sobre as comemorações OBRIGATÓRIAS.
 As CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS do ADVENTO possuem um oracional próprio, com seu ciclo anula de leituras, ou seja, uma FÓRMULA PRÓPRIA do TEMPO DO ADVENTO. Já o período de 17 a 24 de dezembro apresentam uma característica particular, com fito de preparação preliminar da GRANDE FESTA DO NATAL. Subsiste uma exceção, a SOLENIDADE da IMACULADA CONCEIÇÃO (8 de dezembro) e FESTAS (ANDRÉ, 30/11)possuem precedência sobre as Ferias do Advento e utiliza-se o modo que lhes é próprio. também, deve entender que as MEMÓRIAS OBRIGATÓRIAS, não as FACULTATIVAS, também possuem precedência nas 03 primeiras semanas do Advento, cuja celebração segue seu modo próprio igualmente. O GLÓRIA apenas serão cantadas ou pronunciadas nas SOLENIDADES e FESTAS. O PREFÁCIO até o dia 16 de dezembro, utiliza-se o nº I, já na última semana utiliza-se o nº II. A COR PREDOMINANTE neste Tempo é o ROXO. Com exceção a da 3ª Semana do Advento que se pode utilizar o ROSA, que inspira o dia GAUDATE (ALEGRIA), cujo intuito é de demonstrar este momento de alegria na espera da vinda do Salvador.
Outra característica será a coroa ou grinalda do Advento, em que se observa a colocação de 04 velas, que representam as 04 semanas do Advento. A cada domingo uma vela é acesa, e indicam a proximidade do Natal, quando a LUZ SUPREMA brilhará para cada um de nós. A foram em circulo representa o INÍCIO e o FIM (Alfa e Ômega). A cor Verde representa a eternidade. A cor Vermelha representa o AMOR DIVINO. A cor Roxa representa o estado de purificar nossos corações. A cor Rosa, nos chama a alegria. Já o dourado representa toda a grandeza e realeza do momento, pois CRISTO É REI. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.


Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com