GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Nossa reflexão iniciar-se-á com um questionamento. "SOU REALMENTE LIVRE? EM QUE ASPECTOS? OU SERÁ APENAS ILUSÃO?". ARISTÓTELES, grande filosofo grego, definia a LIBERDADE como "Viver como cada um quer" (Anselmo Grun). Mas, em nossa atualidade, QUÃO LIVRE SÃO A VONTADE E O AGIR DA HUMANIDADE? Sob contexto filosoficos e psicologicos subsiste uma certa enfase sobre a Liberdade. Porém, de forma geral, a LIBERDADE IDEAL torna-se como que utópica. Ora, quando achamos que temos livre acesso a nossas decisões, observamos, prioritariamente, que repetimos certos modelos já existentes, e que nos são impostos, quase que obrigatoriamente. Desta forma poderíamos questionar: "subsiste uma LIBERDADE DEFINITIVA? Pare e analise, será que cada um poderia formalizar a qualidade de um dia como positivo ou lamentar a negatividade de um fato ou ação a ser efetivada em outra ocasião, ou ainda, criticar a limitação de nossa liberdade em outro momento. Caberia a cada um DECIDIR SOBRE TAIS TEMAS? O que se constata é que possuimos, verdadeiramente, uma LIBERDADE, mas esta se compõe de uma certa RELATIVIDADE. Ou seja, podemos decidir sobre o nosso comportamento a partir de um fato constatado, não do fato em si mesmo. O que significaria tal assertiva? Seria que NÃO PODEMOS ESCOLHER O QUE NOS ACONTECE. Porém, PODEMOS DECIDIR SOBRE NOSSAS AÇÕES A PARTIR DA CONSTATAÇÃO DA SITUAÇÃO APRESENTADA. CONTINUA A REFLEXÃO
A LIBERDADE DEFINITIVA representaria nossa atitude de acatar, DE FORMA INTERIOR, o que nos é predestinado e decidirmos o nosso posicionamento diante de tais situações, direcionando-nos na vontade divina. Fica-nos evidente este fator, quando debruçamos nos escritos paulinos (), em que fica-nos cristalino que QUEM COLOCOU SEU FUNDAMENTO EM DEUS ESTÁ LIVRE DO PODER DE QUALQUER SER HUMANO, pois não se orienta por suas expectativas e modelos prefigurados (Anselmo Grun). Para encontrar tal liberdade, será necessário descobrir o seu SENTIDO PLENO de VIDA. A vida sempre será direcionada por metas ou objetivos, melhor, PELOS SONHOS. Qualquer ser humano sem sonhos, deixa toda a sua essência primordial desfalecida, sem motivação. Esta é a base do trabalho de VIKTO E. FRANKL, judeu, que obteve experiências profundas nos campos nazistas, e que reformulou muitas de suas teorias as quais estavam agregadas aos pensamentos de seu Mestre, Sigmund Freud. Refinou o entendimento que NÃO SÃO AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE NOS MOLDAM ou MODELAM, MAS NOSSAS DECISÕES EM RELAÇÃO AS MESMAS (LOGOTERAPIA). O contexto seria que sendo o Homem um ser espiritual, também, necessitava de um sentido de vida, como das necessidades materiais (comida, água).
Desta forma, FRANK qualificou três valroes de sentido em nossa vida: a) Dos SENTIDOS (valores expressos pelos cinco sentidos sensoriais); b) CRIATIVOS (quando tudo ocorre bem); c) Das ATITUDES (tornar positivo fato acontecido). Quando nos abrimos, interiormente, podemos sobrepor as circunstâncias dificeis efeitos positivos, agregando valores e ensinamentos, e desta forma, desenvolvendo novo comportamento e concepção de novas ideias. Será uma tarefa ESPIRITUAL OBSERVAR QUALQUE FATO NEGATIVO COMO FORMA DE CRESCIMENTO.
VIKTOR FRANK entende que a vida necessita que cada um conceda seu sentido, mesmo diante de situações estressantes e dificeis, será neste ponto que pdoeria denotar o sentido da vida. É a busca de integração de minha essência espiritual, unindo-me a fator criativo de DEUS, que concebo o melhor e maior dos sentidos da VIDA, A VIDA ETERNA. Temos três opções a efetivar: 1) REBELAR; 2) ACEITAR e 3) DESENVOLVER para que se encontre um SENTIDO.
Espero que esta reflexão possa auxiliar na compreensão da vida, no seu sentido, e função. POSSOA FAZER ACONTECER UMA EXPERIÊNCIA VIVA COM DEUS. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário