sexta-feira, 11 de novembro de 2011

VIDA NO ESPIRITO (1° parte)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! - Hoje, efetivaremos uma Reflexão sobre a VIDA NO ESPIRITO, baseado nos escritos de Pe. Philippe, O.S.B. A descoberta da Renovação é apenas um primeiro passo. Este passo é relativamente fácil. É acompanhado quase sempre por uma alegria sensível, uma espécie de iluminação interior. É um pouco como uma lua de mel.

Depois disso, é caminhar para diante, mudar de vida, ir até o fim das exigências de seu batismo e de sua confirmação; trata-se de empreender a marcha segundo o Espirito, trata-se de uma marcha com alegrias imensas, mas também com grandes exigências.
Não se amedrontem se encontrarem obstáculos de todo tipo: tentação de tudo abandonar, dúvidas. Quando nos abrimos à ação do Espirito, há sempre um ataque do espirito maligno. Vocês encontrarão incompreensão entre parentes e amigos. Mas terão a força de superar tudo isso, uma força que é o DOM do ESPIRITO SANTO prometido por JESUS: "Recebereis uma força, a do ESPIRITO SANTO que descerá sobre vós".
Andar por esta estrada é entrar na "realidade" da Renovação. É uma estrada sem ilusões que nos exigirá que nos deixemos moldar pelo ESPIRITO para que ele nos assemelhe ao CRISTO.
Na Renovação não se deve ficar só nas palavras;
Desconfiemos de emoções passageiras;
Não busquemos uma fuga dos nossos verdadeiros problemas ou daqueles do mundo em geral.
É um caminho onde nos devemos deixar moldar, podar, purificar pelo fogo do ESPIRITO. Isto nos leva a apresentar esta palestra usando a imagem da Vinha. A vinha deve ser podada, tem que ser nutrida, deve dar frutos autênticos. Constitui-se de 03 momentosA) A podaB) A irrigaçãoC) Os frutos do Espirito.



Adentraremos no primeiro estagio: A PODA
1) O ensinamento de Jesus:
a) Jo. 15, 2: poda da vinha;
b) Mt. 7, 13: a porta estreita;
c) Mt. 11,37: a renúncia.
2) O ensinamento dos Apóstolos:
a) Rm. 8, 13: "Se pelo Espírito fizerdes morrer as obras do corpo, vivereis";
b) Ef. 4, 20-31: "Renunciai à existência passada";
c) Ef 5, 1-20: "Vivei como filhos da luz";
d) Gál 5, 16: "A carne se opõe ao Espírito e o Espírito à carne".
3) Deixemo-nos podar pelo Espírito na nossa vida concreta:
a) Nossa inteligência deve penetrar a verdade plena.
Isto supõe que nosso orgulho desapareça.
Isto supõe que as trevas da mentira, da confusão, da hipocrisia sejam dissipadas.
Isto supõe que nossa fé mesma seja podada de tudo o que não é a fé. Temos de nos desligar da fé puramente intelectual, da fé sentimental, da fé estética, da fé que se apoia no sucesso; ela deve tornar-se como o ouro, "sete vezes purificado no cadinho".
b) Nosso amor deve ser purificado:
Temos de sair de nosso egoísmo, de nossa introversão. Progressivamente é preciso que amemos como JESUS amou. Todas as nossas relações interpessoais devem se transformar a ponto de termos em nós os sentimentos do próprio JESUS. Isto é possível porque "o amor de DEUS foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm. 5,5).
c) Nossas emoções devem ser orientadas, canalizadas para tornarem-se instrumentos nas mãos do Senhor:
Isto supõe toda uma cura interior. Precisamos de constância e de paciência. Então? aos poucos a ação do ESPIRITO se manifestará: medo, cólera, tristeza, ansiedade, depressão, cederão lugar aos Frutos do ESPIRITO.
d) Nosso corpo é templo do ESPIRITO:
Ele tem também que passar pela poda para tornar-se um instrumento a serviço do Reino. Por isso vemos na Renovação um retorno à prática do jejum. Sem dúvida, é o ESPIRITO que nos faz redescobrir o valor do jejum com a finalidade de nos purificar.
Sera a pessoa toda que vai assim se transformar sob a ação do ESPIRITO, refaz em nós a imagem de DEUS. Evidentemente, sua ação varia de um para outro. Em alguns ele encontra a casa em muito mau estado e tem um grande trabalho de reconstrução; em outros a casa é sólida, o telhado é bom mas o interior está em total desordem e então ele arruma tudo, cada coisa no seu lugar. Finalmente, ele descobre casas onde tudo está em ordem, mas faltam flores sobre as mesas e quadros nas paredes etc., e ele busca a perfeição, uma imagem perfeita de JESUS CRISTO. Cada um de nós é apanhado no ponto em que estamos; Escutar a voz do ESPIRITO e obedecer sua voz: é isto que significa caminhar no ESPIRITO.
Será necessário aceitar capitulações sucessivas e progressivas. Assim, também, será preciso escutar sua voz; ele fala por sinais: a Palavra de Deus, as leis naturais, a voz da Igreja, os acontecimentos, e finalmente, em último lugar, fala em nossa consciência. Os que se abrem a ele discernem sua voz, não desejam entristecê-lo e se deixam transformar.
4) Os caminhos que o ESPIRITO toma para nos mudar:
a) A oração de cura interior: É preciso continuar a orar com perseverança, pois a cura interior se faz, em geral, progressivamente.
b) O Sacramento da Penitência: Este encontro com o Poder de JESUS que nos ama é um caminho que se redescobre na Renovação. É um reencontro com o Pastor que cuida de seus cordeiros, afim de que estejam em saúde perfeita.
c) Os acontecimentos de nossa vida: Todos nós sofremos fracassos, separações, contradições, acidentes, doenças. Destes fatos, o ESPIRITO SANTO nos abre os olhos e nos faz compreender o sentido de um acontecimento, de um sofrimento, que freqüentemente nos vêm podar para que possamos dar frutos.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com