sábado, 22 de janeiro de 2011

QUAL O MEU MINISTÉRIO

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)!  Na verdade, este conteúdo possui uma base de reflexão, mas direcionada para o Movimento Eclesial da RCC. Seu contexto tem a ver com a vida e a escolha do Ministério a ser exercido. Pela experiência vivenciada dianta da Coordenação do Movimento, observou-se que muitos Ministérios estão carentes de servos que abraçem o seu Ministério de forma convicta e responsável. Já ouvimos muitos dizerem abertamente que são deste ou daquele Ministério, mas não entendem a essência do mesmo. Dizer sobre a pertença de um Ministério não possui por base o sentido do que sabe fazer, ou porque gosta deste Ministério. Estas respostas encontram-se incompletas e de forma parcial, tendo como consequência um sério risco de se esvaziar.(Mt. 25, 31-46)
Primeiramente, seria necessário efetivar o conceito básico da palavra MINISTÉRIO. Adentremos na profissão efetuada por JESUS: "... Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos ...". Eis um conteúdo essencial e primordial para que tomemos o significado do ser Ministeriado.

Meditando a essência do NT podemos observar o seguinte: "... Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo..." (1ª Cor. 4,1). Ainda: "... Porque por isto te apareci, para te constituir ministro..." (At. 26,16). O termo grego que constitui Ministério ou Ministro é huperetes, cujo significado (grego) é para designar aquele que rema. Mas referia-se também a qualquer tarefa serviçal. O termo designa o oficial de justiça (Mt 5,25); os serventuários (Mt 26,58); o assistente na sinagoga (Lc. 4,20), o servo auxiliar (At. 13,5); os guardas (Jo 7,32).

Outra palavra utilizada é Diákonos, refere-se ao ministério do homem de Deus. Quando Jesus disse que veio para servir (Mt 20,28), usa um verbo que tem essa mesma raiz. A palavra diakonia aparece traduzida como ministério em 2ª Cor. 4,1; 5,18; 1ª Tm 1,12. No grego secular, o termo diákonos significava servir à mesa. O trabalho envolvia sujeição pessoal, que era considerada indigna e indecorosa para um homem livre. Também poderia referir-se simplesmente a cuidar das necessidades do lar e, às vezes, era também usado para indicar qualquer trabalho num sentido mais genérico, como prestar serviço a uma causa.
Então vamos adentrar na temática deste artigo. Pelo observado, se estamos em um Ministério porque gostamos ou sabemos fazer só permaneceremos nele até quando for conveniente para nós. Se, pelo contrário, estamos neste Ministério porque temos convicção de um chamado específico do SENHOR (Jo. 15, 15-16), permaneceremos NELE e por ELE, enquanto for a VONTADE de DEUS (Jo 15, 1-8), indepednente de nossa vontade ou gosto pessoal.
Se procuramos exemplos da escolha e cuidado de DEUS, podemos visualizar a leitura de Números (Nm. 3, 5-13). Seria bom meditar esta leitura para nos adentrar em nosso Ministério. Por isto seria bom, adentrar em nosso interior e procurar reascender os nossos corações. O teu Ministério é a resposta de DEUS para nós e também para o povo eleito. É uma ação que demonstra que DEUS confia em nós. Ele espera pelo nosso 'SIM', decidido em cada dia, a cada missão. Tem um preço, que precisa ser pago, e pode nos custar caro, pois é um sacrificio e uma renúncia. Mas não nos preocupemos, pois nada é em vão, se for feito por AMOR. com AMOR  pelo AMOR.
Primeiro passo é OUVIR a palavra de DEUS: "... o DISCÍPULO NÃO É AMAIOR DO QUE O MESTRE, O SERVIDOR NÃO É MAIS QUE O PATRÃO. BASTA AO DISCÍPULO SER TRATADO COMO SEU MESTRE, E AO SERVIDOR COMO SEU PATRÃO ..." (Mt. 10, 24-25). Esta palavra precisa adentrar em nossas mentes e coração. Se somos seguidores de JESUS, além de fazermos grandes obras, milagres, e sermos reconhecidos como o tal. Também passaremos pelas dificuldades que CRISTO passou. Ser condenado à morte, abandonado pelos amigos, chorar, suar, enfim, tudo o que ELE sentiu e passou. Se queremos seguir os passos do nosso Mestre, também passaremos pelas mesmas situações. Mas o contrário, não estaremos sozinhos. Se abraçarmos a CRUZ, DEUS nos dará a sua força para superarmos as dificuldade.
Outro ponto deste Ministério é que se o efetivarmos com responsabilidade, as pessoas que foram reservadas por DEUS no mesmo Ministério alcançarão a sua missão, e passam a depender e a esperar pela manifestação da Graça de DEUS que virá através do NOSSO CHAMADO. Pelo teu 'SIM' ao plano de DEUS muitos irmãos poderão encontrar a salvação de nosso SENHOR JESUS CRISTO. PENSE NISTO E REFLITA EM TEU CHAMADO. QUE DEUS TE ABENÇOE

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com