quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A ARTE DA VITÓRIA: SABER PERDER!!!


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Antes de tudo, gostaria de me desculpar aos Irmãos, por não ter postado ontem. Estava acamado, muito mal, creio que por uma virose. Hoje estou bem melhor, e desta forma poderemos postar uma temática sobre LIDERANÇA! Certa vez disse Rick Warren: "... o maior prejuízo para o sucesso de amanhã é o sucesso de hoje ...". Em muitas situações da vida, o desenvolvimento dependerá de sabermos perder algo, para alcançarmos vôos maiores na liderança. Desta forma, avaliemos o contexto desta frase: "... Quando evitamos os riscos, arriscamos o que há de mais importante na vida: buscar o crescimento, o desenvolvimento, de nosso potencial e a oportunidade de oferecer uma contribuição genuína para um meta comum ..." (MAX DEPREE - Saiba despertar o melhor de cada um em proveito de toda organização - Ed. Futura). A arte do desenvolvimento da Liderança perpassa em lidar com situações dificeis e complexas, para poder, posteriormente, usufruir de seus ganho. A questão será o quanto estaremos aptos a pagar neste aprendizado. Geralmente, aduzimos que o SER LÍDER significa possuir RESPONSABILIDADE. Entretanto, se efetivarmos uma análise desta palavra, podermos-ia dividí-la em dois segmentos (RESPONSABILIDADE = RESPONS + ABILIDADE). A tradução correta deste termo será a ABILIDADE de DARMOS RESPOSTAS, ou de ENCONTRARMOS RESPOSTAS. Ora, saiba as conquistas de uma vida bem-sucedida dependerá de situações de Ganhos e Perdas, de Trocas e Compensações. Será que estamos aptos a TROCAR NOSSA SEGURANÇA POR ALGUMA OPORTUNIDADE? CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!

Na vida sempre estaremos de frente com OPÇÕES. E a escolha sempre dependerá de nossa capacidade de RESPONDER (veja acima o conceito de Responsabilidade). No início de cada caminhada, as perdas serão sempre poucos ou mínimas. Mas, ao partir de determinado tempo, em nossas mãos, devido ao crescimento particular, o conteúdo do sacrifício terá uma enorme monta ou valor. Necessário responder, de forma consciente e espontânea. Deste ponto, é que observamos que muitos Líderes estagnam seus crescimentos, devido ao MEDO. Não desenvolvem seus potenciais, por que não desejam sair da ZONA DE SEGURANÇA, ou seja, as áreas em que nos sentimos estritamente CONFORTÁVEIS.
Não se quer enfatizar que tais áreas possuem teor negativo. Do contrário, se avaliarmos a figura de um alpinista, observamos que ao escalar as montanhas, sempre buscam construir áreas de descanso, para recuperar o folego e as forças, e dar novo impulso a subida. Em termos, rotulando o conceito 'JOVEM de SER': "É TUDO OU NADA!". Eis uma essência radical de pensamento. Este aspecto radical permeia sempre na essência de AFIRMAÇÃO PESSOAL de cada ser humano. Porém, se analisarmos paulatinamente, observaremos que os reconhecimentos, as vanglórias e benefícios que tanto desejamos sãoTEMPORÁRIOS, não possuem magnitude em si mesmos. São como penas soltas no ar, que por sua consistência leve, se elevam ao alto, mas a partir de alguams tempestades se dispersam e se perdem. O essencial da vida radical será o de CONSTRUIR ALGO SÓLIDO, que poderia ser utilizado por outros, e desta forma nunca ser esquecido. Será o escolher algo que faça uma DIFERENÇA, que seja marcado como um divisor de águas. Este fator de diferença sempre inciará a partir do desejo de se construir algo que tenha continuidade e que seja progressivo. Um investimento a longo prazo, sempre será melhor do que ganhos exponenciais no presente, mesmo que tenham valores extraordinários, o melhor da vida é a sua perenacidade, ou seja, sua constância.
outro ponto necessário para a RADICALIDADE acima, será o de saber SACRIFICAR prazeres e conveniências em prol de oportunidades de crescimento. Ligado a este passo esta a ser mais RACIONAL do que SENTIMENTAL, o de mantar mais um foco ou objetivo do que agir de forma inconsequente. Pois, o sentido de viver bem não está na QUANTIDADE (Sentimentos, valores, projetos, etc.), mas sim, na QUALIDADE dos mesmos. Ora, e se buscarmos a QUALIDADE em tudo, NUNCA PODEREMOS CONTENTAR COM A MEDIOCRIDADE. Se algo realmente vale a pena, teremos duas e únicas respsotas: "SIM ou NÃO".
A verdadeira Liderança esta no fato de não, apenas, SOMAR valores de vida, mas o de implementar a MULTIPLICAÇÃO destes valores. O Líder convicto não apenas agrega pessoas em sua vida (soma), mas, as desensenvolve, e as torna nova Lideranças (multiplicação). Se observamos este fato, o verdadeiro Líder agrega em si o novo Líder gerado e as pessoas que este possui vínculo, desta forma multiplica-se o fator liderança.
Espero que o texto postado possa efetivar nas mentes a importância de sairmos de nossas ZONAS DE CONFORTO e nos prepararmos para a batalha da vida. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com