quinta-feira, 1 de março de 2012

GRUPO DE ORAÇÃO (Cp. VI - 1ª parte)



GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, estaremos desenvolvendo o último Capítulo da Formação Básica GRUPO DE ORAÇÃO (3º Módulo da formação Básica). O tópico a ser desenvolvido inicialmente, será o GRUPO DE PERSEVERANÇA. Como se sabe a função do Grupo de Oração não é apenas despertar a Fé e promover a experiência de Pentecostes. Mas, sim, direcionar ao crescimento e à Formação. Traduzindo, a evangelização Querigmática deve levar à evangelização Catequética. Seu objetivo será  a formação da comunidade cristã. Desta forma, um verdadeiro Grupo de Oração deve ser constituído de momentos Querigmáticos e Catequéticos, pois ambos momentos se complementam e acontecem em tempos distintos. O segundo momento realizar-se-á, exatamente, no que chamamos de GRUPO DE PERSEVERANÇA (grupo fechado, grupo de abastecimento). Será o que consideramos como o terceiro momento do Grupo de Oração. Mas o que seria realmente este tipo de Grupo? De forma simples seria a de um convite a começar um caminho. Eis a características de seus componentes:

1) Pessoa que deseja uma experiência pessoal do amor de DEUS e do batismo no ESPÍRITO SANTO;
2) Pessoa que tem uma atitude de procura, manifestada no desejo de dar um sentido à sua vida;
3) Pessoa que possui um desejo de dinamizar a Fé pessoal através de uma relação mais constante e intensa com Deus;
4) Pessoa que tem um desejo de transformar o contexto em que vive;
5) Pessoa que tem uma necessidade de viver com os outros, de se relacionar na amizade e de crescer no serviço. CONTINUA A FORMAÇÃO RCC!!!

Com o exposto, já podemos definir o que o Grupo de Perseverança não é:
a) Um grupo que trabalha unido;
b) A realização de uma série de atividades;
c) Um ambiente em que as pessoas se sentem bem;
d) Um ambiente em que as pessoas são respeitadas, aceitas, queridas, ajudadas ou compreendidas;
e) Um grupo de pessoas “santas”.
Mas de que forma poderíamos organizar a constituição de um Grupo de Perseverança? Posteriormente ao Seminário de Vida, as pessoas devem ser convidadas a participarem de grupos menores, entre 20 e 30 participantes constantes, semanalmente, com dia e hora definidos, onde serão formadas. Estes grupos devem ser acompanhados por servos preparados para este serviço.
O servo indicado para coordenar o grupo de perseverança deve:
1) Ser pessoa de vida de oração bem ordenada;
2) Ter visão clara do que é o grupo de perseverança;
3) Ter carisma de pastoreio.
Todo o desenrolar do processo formativo neste Grupo deve ser informado ao Coordenador do Grupo de Oração, para que se repasse ao Núcleo do Grupo para discernimentos dos passos seguintes. Como informado anteriormente, o servo que tem a responsabilidade de estar a frente do Grupo de Persevernça deve ser uma pessoa capacitada e instruída sobre:
A) Como conduzir oração;
B) Como ordenar uma partilha, para não deixar que pessoas dominem, nem que alguém fique demasiadamente calado;
C) Como levar o grupinho a descobrir ou renovar a ação do ESPÍRITO SANTO nas suas vidas;
D) O pastoreio dos participantes do grupinho;
E) A necessidade de observar as pessoas que têm condição de se tornarem futuros servos.
A pessoa escolhida a ficar a frente da Perseverança, deve possuir cadastro com todos os dados essenciais de cada participante, bem como uma frequência, devidamente anotada, para melhor acompanhá-las.
As funções essenciais do Responsável na Perseverança será a de receber as pessoas de forma acolhedora, para que sintam em casa. Deve o mesmo incentivar a frequência continua dos participantes, bem como, buscar a vivência dos temas abordados no dia-dia. O incentivo da oração pessoal e comunitária, por fim, o compromisso com a comunidade.
Este responsável deve sempre estar apto a orientar os momentos de oração, explicar as atividades, apresentar os pregadores e fazer ligação entre os temas e as dinâmicas.
Como sabemos, deve existir um ótimo planejamento de desenvolvimento sistemático de ensinos, e quais as temáticas importantes em relação as necessidades dos componentes do Grupo de Oração. tudo isto em comunhão entre a Perseverança e o Núcleo do Grupo de Oração. Estes Grupos de Perseverança são como semeadores de novas Lideranças. Desta forma, deve o responsável possuir um Dom de observação apurado, para poder reconhecer determinados candidatos a Liderança, trabalhando-os e lapidadando-os. As principais características que favoreçam, em tese, a Liderança de pessoas serão: 1) CURIOSIDADE; 2) MEDIAÇÃO; 3) SÍNTESE; 4) PRATICIDADE; 5) QUESTIONADOR. Essas características serão pontos para a base da procura. Caberá o real discernimento e a observação continua no desenvolvimento dos candidatos com formação adequada. Mas, o fundamental é a IDENTIFICAÇÃO DO CARISMA DE LIDERANÇA.
Por fim, frisa-se que a participação na Perseverança não exclui a participação nas reuniões de oração. Nos demais artigos concluiremos acerca da temática de GRUPOS DE PERSEVERANÇA. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com