domingo, 15 de dezembro de 2013

"... FIQUE TRANQUILA, É IMPOSSÍVEL QUE SE PERCA O FILHO DE TANTAS LÁGRIMAS ..." (SANTO AMBRÓSIO)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Bem, na verdade, apenas iria postar algo no dia de amanhã. Mas mediante a Homilia da Missa de hoje (Pe. Germano), de um post de um grande Irmão meu, e de minha reflexão pessoal, resolvi editar e elaborar esta pequena Formação. Antes de tudo, vem-nos esta questão: QUAL A ÍNTIMA LIGAÇÃO ENTRE: O 3º DOMINGO DO ADVENTO (GAUDETE); O DIA DE NATAL; A PASSAGEM DE NÃO JOGAR PEROLAS AOS PORCOS E DO SEMEADOR?. Iremos por partes. Per si, este DOMINGO DO ADVENTO é reconhecido como o DOMINGO DA ALEGRIA, e a motivação deste sentimento tão sublime é o MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO, a GRANDE BOA NOVA (EVANGELHO), que desembocará na magnitude demonstração de AMOR PROFUNDO por nossa Humanidade na 'PÁSCOA ETERNA DO SENHOR'. Observe, é um momento de PURA ALEGRIA, como prediz o Evangelho de Mateus neste dia: "... És tu, aquele que há de vir ..." (Mt. 11,3), existe um sentindo de ESPERA, de um momento magnifico ou supremo da vinda de alguém tão especial. Só que os designíos de DEUS fogem da estreita limitação da percepção humana. A ESPERA era de alguém que seria enviado para SALVAR O POVO ELEITO de sua opressão (pensavam que era JOÃO, o BATISTA). Mais o MISTÉRIO DIVINO efetivou algo surpreendente e magnânimo. SERIA O PRÓPRIO DEUS QUE VIRIA, e efetivaria a nossa SALVAÇÃO PLENA pelo maior de TODOS OS HOLOCAUSTOS: "JESUS CRISTO". CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!

Desta feita, agregamos ao DOMINGO DO ADVENTO, ao DIA DE NATAL. QUAL IMPORTÂNCIA? A magnânima importância esta no fato de como acontece este momento. Como predizemos, o ADVENTO (3º DOMINGO) é o da ALEGRIA, e o é por causa da VINDA DO SALVADOR EM NOSSO MEIO. Como outrora já afirmado por minha pessoa, a melhor tradução para esta passagem: "... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, ...", será: "... E ESTENDEU A SUA TENDA DE ENCONTRO ...", que representa que DEUS DESEJA ARDENTEMENTE VIVER E EXPERIMENTAR ENCONTROS CONOSCO (de igual forma como acontecia com Moisés no deserto). Agora analisemos o momento da CONCEPÇÃO do CRISTO. O que já temos ciência é que o NOSSO SALVADOR nasceu em uma MANJEDORA (tabuleiro onde se coloca comida para animais - ovelhas; camelos; cavalos; vacas). Pense nesta situação? imagine um REI, nascer nesta situação. Aqui começa a verdadeira compreensão de QUEM SOMOS PARA DEUS? E nesta razão ou sentimento, entende-se o "POR QUE DA ALEGRIA DESTE DOMINGO". UM DEUS TÃO IMENSO E MAJESTOSO QUE SE FAZ PEQUENO, HUMILDE PARA SE ENCONTRAR CONOSCO. A visão do MENINO deitado na palha, possui um significado ÍMPAR, em que a RIQUEZA DIVINA se amalgama com a POBREZA HUMANA, somos misturados na suprema majestade de DEUS (como acontece na Celebração Eucarística, quando se mistura o pouco de água na imensidão do vinho). SOMOS AMADOS PELO O QUE SOMOS, e o que fazemos não importa para DEUS em si. O que ELE deseja é que tenhamos esta ciência ÚNICA: DEUS NOS AMA COMO SOMOS, e a causa é está: "... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, ...". Desta compreensão, perpassamos a passagem de jogar pérolas aos porcos: "... Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas ..." (Mt. 7,6). Houve um 'post' de alguém que dizia que não se deve perder tempo para quem não compreende este TEMPO NOVO. Mas, declinei automaticamente, discordando da assertiva, não minimizando o conteúdo do pensamento. E coloquei que se não houvesse a PERSEVERANÇA de minha QUERIDA ESPOSA por minha vida, mesmo na sua singeleza de oração (terços), jamais teria dado passos firmes na minha CONVERSÃO (Era ATEU). Jamais teria me tornado o QUE SOU, como PENSO, na minha FÉ, no meu intenso AMOR pela IGREJA, por uma PAIXÃO alucinógena pelo CRISTO, meu SENHOR e SALVADOR. Pois na insistência, na continua e enfática fé fora EU tocado, melhor BATIZADO no SANGUE da SALVAÇÃO. Não como a manjedoura, mas experimentei que este DEUS DE AMOR, foi até a lama onde me encontrava, e sem receio algum de se sujar na lama, segurou minhas mãos enfraquecidas e ME RESGATOU. POR QUE? PORQUE ALGUÉM INTERCEDIA E PEDIA pela minha restauração. E de forma análoga (logicamente este é bem maior do que eu), a VIDA de SANTO AGOSTINHO, o que seria, sem que a sua maravilhosa MÃE, MÔNICA, que orou por 32 anos ininterruptos, até ouvir de SANTO AMBRÓSIO: "Fique tranquila, é impossível que se perca o Filho de tantas lágrimas". Ora, o que seria de nossa Igreja sem este GRANDE SANTO, se NÃO FOSSE A INSISTÊNCIA DESTA MÃE, quanto teríamos perdido. E desta feita, associamos com a passagem do "SEMEADOR" (Mt. 13, 1-9; Mc. 4, 1-9). Quem é detentor da SEMENTE, sai sem nada observar, e semeia em toda a parte, sem se deter em que TIPO DE TERRA CAI. Eis o sentido maior, recebemos de DEUS o DOM de também SEMEAR a sua PALAVRA a TODOS, sem distinção, e ELA irá cair em vários tipos de terra. A SEMENTE SEMPRE SERÁ BOA, mas os tipos de terra, que possam não ser condizentes para prosperar os frutos, PODEM, e DEVEM ser trabalhados para receber a BOA NOVA. O que importa, não é quem irá receber a NOSSA MENSAGEM, mas COMO ELA ESTA SENDO REPASSADA. Eis a conexão com o DOMINGO DA ALEGRIA (hoje), devemos aperfeiçoar o conteúdo de nossa PREGAÇÃO para ser viva, de forma que mesmo que não se entenda, a terra, aparentemente seca, possa receber a SEMENTE e ser RENOVADA. E assim, NUNCA DEVEMOS DESISTIR DE NINGUÉM, por qualquer que seja o motivo, ESTE HOMEM ou ESTA MULHER poderá ser um AGOSTINHO ou TERESA DÁVILA da vida, e cabe a cada um de nós EXPRESSAR O MESMO AMOR QUE RECEBEMOS QUANDO NOS CONVERTEMOS, não em apenas um momento, mas SEMPRE. POR CAUSA DO MEU TESTEMUNHO: "EU NÃO DESISTO DE NINGUÉM", por mais difícil que seja a pessoa. E VOCÊ? REFLITA NISTO. DEUS NECESSITA DE SUA PERSEVERANÇA. AMÉM.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com