quinta-feira, 14 de junho de 2012

ORAÇÃO DA IGREJA (Cp. VI - Conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, iniciaremos o Capítulo do 5º Módulo da Formação Básica: ORAÇÃO. Desenvolvendo esta temática sobre a ORAÇÃO DA IGREJA. outra forma de vislumbração desta Oração Universal será o 'TERÇO'. Mesmo não tendo uma conotação de ORAÇÃO OFICIAL, se tornou uma devoção, do qual o nosso Movimento Eclesial (RCC) possui particular devoção por sua recitação. Tendo tido origem em meados do século XIII, possui um singelo objetivo de introduzir o orante nos acontecimentos bíblicos fundamentais {Pai-Nosso; Ave Maria (Lc. 1,28-45)}. Esta Oração proporciona a condução do fiel a adentrar no próprio Evangelho, colocando-o a meditar e buscar entender JESUS. E, à medida que se torna mais íntimo de Cristo, ele cresce na fé e no amor. Nesta oração, Maria é saudada pelos homens e pelos anjos, e guarda a Igreja até o dia em que aparecer (Ap 12,1). CONTINUA A FORMAÇÃO RCC!!!


ORAR o Terço, anunciando os mistérios de CRISTO, é passar em oração pelos fatos da história da salvação. Na verdade, esta Oração é um eficiente recurso para manter vivo na memória, na imaginação, na inteligência, no coração, na alma, tudo quanto o Espírito Santo inspirou aos evangelistas e quer continuar inspirando ao mundo por intermédio dos cristãos. É uma oportunidade de memorizar rezando o Evangelho, para mais facilmente vivê-lo e testemunhá-lo.
O Rosário consiste na oração e meditação de 20 diferentes cenas da Sagrada Escritura, isto é, Quatro terços meditados. O Rosário é, para muitos, um grande auxílio na oração. Ele pode ser recitado lentamente, enquanto o orante medita sobre os mistérios de sua fé. Isso ajuda na caminhada espiritual, principalmente nos momentos de aridez.
Mistérios a serem meditados serão assim apresentados:
 1º TERÇOMISTÉRIOS GOZOSOS DA VIDA DE JESUS E DE MARIA - a) Anunciação, do Arcanjo Gabriel à Maria;  b) Visitação de Maria a sua prima Isabel; c) Nascimento de Jesus; d). Apresentação no templo de JESUS; e) Encontro o menino Jesus no templo.
2º TERÇO: MISTÉRIOS DOLOROSOS NA VIDA DE JESUS - a) A agonia no jardim das oliveiras; b) Flagelação de JESUS; c) Coroação de espinhos; d) JESUS carrega sua cruz; e) Morte de CRISTO.
3º TERÇOMISTÉRIOS GLORIOSOS NA VIDA DE JESUS E DE MARIA - a) Ressurreição de JESUS; b) Ascenção de JESUS; c) PENTECOSTES; d) Assunção da Santíssima Virgem Maria; e) Coroação de Maria como Rainha.
4º TERÇO: MISTÉRIOS LUMINOSOS - a) Batismo de JESUS; b) 1º Milagre nas Bodas de Canã; c) Anunciação do Reino de DEUS; d) Transfiguração de JESUS e e) Instituição da EUCARISTIA.
Desta forma, concluimos este volume da FORMAÇÃO BÁSICA. Na próxima semana, adentraremos no volume: SANTIDADE. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com