quinta-feira, 14 de junho de 2012

ESCOLHER A LIDERANÇA! UMA AÇÃO DE DEUS E MINHA TAMBÉM (5ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Venho pedir desculpas por não ter postado este tópico de LIDERANÇA no dia de ontem, mas fora extremamente corrido, e desta forma, estou postando-a neste dia. Válido lembrar, que estamos desbruçando algumas das caracterísitcas primordiais da LIDERANÇA. E dando continuidade apresentaremos o 2º elemento característico do LÍDER. Será o viver pleno no AMOR. Na nossa caminhada devemos perceber que o somos INSTRUMENTOS VIVOS DE DEUS, e aceitando-se, livremente, esta condição, somos que moldados pelas mãos divinas, e nos tornamos CANAIS VIVOS DE AMOR DO PAI que vai ao encontro das Ovelhas, que pertencem ao Senhor, mas estão sob nossos cuidados. Do contrário, se não me abrir a este estado de 'GRAÇA', se bloquear o AMOR PLENO de DEUS em minha própria vida, não me tornarei instrumento de AMOR, e, portanto, as ovelhas jamais entenderão o significado do 'AMOR de DEUS', e nesta situação, também, jamais experimentarão um relacionamento vivo com DEUS. Traduzindo, na figura de LÍDERES somos constantemente OBSERVADOS, ANALISADOS e EXPERIMENTADOS. CONTINUA FORMAÇÃO LIDERANÇA!!!


É intrigante, este estágio de RESPONSABILIZAÇÃO. Não se caracteriza (minha opinião) como um peso, uma obrigação. Mas, do contrário, nos mostra um aspecto positivo, ou seja, DEUS CONFIA COMPLETA e EFETIVAMENTE em nossas VIDAS, em nossas DECISÕES e AÇÕES. Muita GRAÇA, enormes, pois, DEUS nos deixa incessantemente LIVRES.
Outra característica do LÍDER ESPIRITUAL é o de estar, CONSTANTEMENTE, em ORAÇÃO (Lc. 6,12; Mc. 1,35-37). Por viver em INTIMIDADE PLENA COM DEUS, sempre sentirá o LÍDER uma NECESSIDADE ÍMPAR, PROFUNDA de viver um relacionamento com DEUS, de ficar sozinho com o PAI. Quanto mais, nos elencados momentos de crise externas e internas, o LÍDER sempre buscará apoio, e logicamente, o nosso apoio virá sempre de DEUS. Desta feita, o caminho de SUPERAÇÃO das DIFICULDADES sempre perpassará pela ORAÇÃO.
Outra característica do PASTOR é a atitude de SER INTERCESSOR (Jo. 17,9). Quando subsistem situações que fogem da nossa esfera, DEUS nos confiou a responsabilidade de sermos 'ADVOCATUS', ou seja, o de tomar o lugar da pessoa(s), para que DEUS possa intervir. Melhor enfatizando, a ações são estritamente importantes, mas na figura de LIDERANÇA, devemos dar prioridade a ORAÇÃO, pois tomamos o lugar daqueles(as) que estão em letargia (ACÍDIA), que não dão VALOR adequado a Palavra de DEUS. Eis uma ação primordial do LÍDER, o de ESTIMULAR, INCENTIVAR e DIRECIONAR a VIDA de suas OVELHAS (Ex. 17,8-15). A nossa INTERCESSÃO é extremamente importante perante o Trono de DEUS. O que se quer direcionar a LIDERANÇA, é que um Bom Pastor deve SABER EXPERIMENTAR a DEUS, de escutar sua voz poderosa. Pois o que faltar de força a nossa humanidade, DEUS a completará com sua DIVINDADE.
Outra característica do LÍDER é ser um Homem construído na FÉ (Lc. 22,31-32). Seremos Nós que CONFIRMAREMOS e FORTALECEREMOS as Ovelhas por intermédio de nossa FÉ. Devemos crer em nossa Missão ofertada pelas mãos de DEUS, que nos cede sua plena confiança,e de forma igualitária, devemos nos expressar e impregnar na vida do outro a FÉ. Desta forma, somos REVITALIZADORES da FÉ, lavradoures da semente preciosa da FÉ, que deve ser lançada constantemente nos terrenos da VIDA, para que furtifiquem.
Nova característica é o ZELO pela PALAVRA. A vida do Pastor deve estar sempre baseada na VERDADE, e desta forma devemos constantemente avaliar se o nosso pensamento e comportamento estão de acordo coma PALAVRA de DEUS (Jo. 17,14-16). Assim como prediz o Salmista (Sl. 22-23): "... O Senhor é meu Pastor (...) Conduz-me junto às águas refrescantes. pelso caminhos retos ELE me leva ...", da mesma forma deve-se comportar o LÍDER, levando a locais ricos e cheios de Paz, de forma OUSADA e FORTE, mas preenchida de muita DELICADEZA. Quando se quer expressar uma VERDADE, mas de forma dura e crua, deve-se avaliar que tipo de verdade apresentamos, a de DEUS ou a 'NOSSA VERDADE'. Será com se diz corriqueiramente: "NÃO PODEMOS MOLDAR  EVANGELHO EM FAVOR DE NOSSAS VIDAS. MAS MOLDAR NOSSAS VIDAS PELO O EVANGELHO". Nossa obrigação é o de CUIDAR, esta atitude demonstra o AMOR, mas, também, produz DOR. Assim, no ato de curar uma ferida, colocamos, com delicadeza, um remédio, e este apra ser bom deve arder, causar Dor. Porém, a pessoa aceita receber esta cura, desta forma, porque sabe que existe nesta ação o Amor do Pastor, não é uma agressão, mas uma ação de RENOVAÇÃO, da mente, da alma e do coração. Em suma, a VERDADE apenas se consolida se REVESTIDA do AMOR.
Outra característica da LIDERANÇA é o DISCERNIMENTO. Observe-se que esta agregado as demais características mencionadas. Se queremos fazer a VONTADE de DEUS, devemos, antes de tudo, SABER QUAL SUA VONTADE. O LÍDER deve ter uma instrução, conquistada pela SABEDORIA, COMPREENSÃO, CONHECIMENTO e CONSELHO. Veja-se que estamos observando DONS, e os mesmos PERTENCEM a DEUS, pois advêm do ESPÍRITO de DEUS. Se não os pedirmos, poderemos até estar trabalhando para DEUS. Mas NÃO POR e COM ELE. Minha RAZÃO, em si, não basta, mesmo que possua um largo campo de experiência e conhecimento das coisas, pois como sou um SER HUMANO, meu campo sempre estará limitado, não podendo alcançar a magnitude infinita de DEUS (Lc. 6,12). Então, deveo sempre aprender de DEUS a DISCERNIR minhas ações, palavras e pensamentos. No próximo texto, daremos continuidade a esta temática. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com