terça-feira, 10 de julho de 2012

CIC (1ª Seção - 3º Cap. - 2º Art.)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Novamente concluiremos este 3º Capítulo: "A RESPOSTA DO HOMEM", do nosso CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, (C.I.C). Agora desbruçaremos sobre o 2º Art.: "NÓS CREMOS". Como já sabemos e o já enfatizamos neste Blog, a FÉ É UM ATO PESSOAL, pois necessita de forma primordial da LIVRE RESPOSTA DO SER HUMANO ao chamado INDIVIDUAL de DEUS. Porém, este ato não pode ser isolado, pois a ninguém é dado a condição de CRER SOZINHO. Como ninguém consegue ter vida sozinho, desta mesma forma, ninguém pode obter a FÉ solitariamente. De forma frequente, todos nós recebemos a FÉ de outrem, e disto deriva uma responsabilidade de, também, repassarmos a FÉ para outros(as). Em suma, NÃO POSSO CRER sem ser conduzido pela FÉ DE OUTROS, e na MINHA FÉ contribui carrego a FÉ dos outros.
Analogicamente, quando se professa "EU CREIO" (Símbolo ou CREDO dos Apóstolos), será a FÉ da Igreja de forma pessoal, e quando pronuncionamos "NÓS CREMOS" (Símbolo ou CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO), será a FÉ confessada pela Assembléia Litúrgica dos Crentes.

Estes Símbolos, ou a nossa PROFISSÃO de FÉ (CREDO), são antes de tudo, o que a Igreja CRÊ, a CONFISSÃO UNIVERSAL da Igreja (TE DEUM), e que nos favorece e estimula a também professarmos o mesmo. Esta FÉ será recebida por NÓS pela Igreja, no SACRAMENTO DO BATISMO: "O QUE PEDES A IGREJA? A 'FÉ'! E QUE TE DÁ A 'FÉ'? A VIDA ETERNA" (Ordo initiationis christianae adultorum). Portanto, a SALVAÇÃO vem de DEUS, mas ELE constituiu a Igreja, na sua condição maternal de nos educar para professarmos esta FÉ na SALVAÇÃO que provêm de DEUS.
Agora, as realidades de FÉ sempre serão expressas através de fórmulas, que, em suma, não são as realidades de salvação, mas que nos auxiliam a experimentar sua existência, é o que expressa S. tomás de Aquino: "O ato do crente não para no enunciado, mas chega até a realidade". Por estas formulas podemos expressar, transmitir, celebrar, assimilar e a viver toda a FÉ. Por esta causa, fora a Igreja dada a responsabilidade, pelo próprio CRISTO, de salvaguardá-la em todas as circunstâncias e tempos, e disto a chamamos de DEPÓSITO DE FÉ, ou melhor, COLUNA E SUSTENTÁCULO da VERDADE. A sua função sempre será de conservar a memória das Palavras de JESUS, e transmití-las as demais gerações. Assim como uma geradora de vida, uma Mãe, cabe a Igreja nos ensinar a Linguagem da FÉ, para nos introduzir na compreensão e na vida da FÉ. Portanto, SÓ EXISTE UMA ÚNICA FÉ, que fora recebida de JESUS CRISTO, e sendo transmitida através do BATISMO, cuja base sempre será de que temos um ÚNICO PAI, DEUS TODO-PODEROSO (Ef. 4,4-6). Em suma, podemos afirmar que a FÉ é um antegozo do CONHECIMENTO que nos tornará BEM-AVENTURADOS na vida futura. Com este feito, concluimos a 1ª SEÇÃO do CIC. Na próxima semana iniciaremos a 2ª SEÇÃO. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com