quarta-feira, 11 de julho de 2012

O TEMPO! COMO AREIA QUE SE ESVAZIA EM NOSSAS MÃOS.


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, daremos continuidade a nossa FORMAÇÃO PESSOAL, a temática é o "TEMPO". De tanto presenciar e ouvir a seguinte conotação: "tenho tempo". Seria interessante entender que ter a propriedade do TEMPO, ou melhor, POSSUIR TEMPO será algo inifinita e logicamente IMPOSSÍVEL, diante de todas as leis físicas existentes. A perda do TEMPO já está acontecendo, neste exato momento, não existe maneira ou modo concreto de agirmos contra o mesmo, na tentativa de impedir o seu progresso. Não existe uma mínima chance de tentar, pelo menos, de ECONOMIZARMOS o nosso TEMPO. Ele transcorre sua missão ou funação de forma retilínea e concissa. Assim, semelhante ao título, como areia acaba escorrendo de nossas mãos. Desta forma, fica-nos o questionamento: O QUE PODEMOS E DEVEMOS FAZER PARA BEM A PROVEITAR O NOSSO TEMPO? CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!

De forma bem genérica, associa-se o TEMPO com o aspecto particular da nossa fase etária e da busca de sentido e do prazer em nossa estágio temporal de existência. Na verdade, o que nos faz agregar o valor do TEMPO é a associação com o nosso envelhecimento. De modo comum, principalmente para os jovens, subsiste uma ânsia de se efetivar algo que possa marcar a vida dos outros, ou de no mínimo, possa marcar a própria vida. Disto, deriva-se os anseios e desejos profissionais, sociais, psicológicos de cada ser humano. Esta busca de notoriedade desemboca na associação do desejo de se manter ETERNAMENTE JOVEM ou manter a JUVENTUDE intacta, e portanto, entende-se os "porquê's" da busca pela manutenção dos corpos, das cirurgias plásticas, pois, subtendem-se que o manter o TEMPO esta associado ao MANTER-SE JOVEM. Mas, COMO SE ENVELHECE, ou melhor, COMO SE PERDE A JUVENTUDE? O primeiro sinal de perda estará na INCAPACIDADE DE SE POSSUIR A ESPERANÇA. No exato momento em que as circunstâncias se revestem de conotações de 'dificeis' ou 'impossíveis', neste ponto, desenvolveu-se a estagnação da vida e o 'desgaste' temporal. Ao falar de DESGASTE, subtende-se que algo ou alguma coisa comutou o nosso esforço e impediu o progresso do caminhar. Seria como o carregar um peso além de nossas forças. É como, em gíria comum, carregar 'Mortos', principalmente, do nosso passado. A ESPERANÇA perdida subtende-se no exato momento em que se PERDE O IDEAL almejado. E atualmente no nosso meio juvenil, desta geração de jovens, o que é mais dificil encontrar são METAS ou IDEAIS elaborados ou planejados Seguem-se por intérpredes caminhos, montanhas ingrimes, porém, sequer se sabe em que local se encontram. Tornam-se como manadas, em que cada componente segue o cmainho que a 'MULTIDÃO' nos direcionar. Pior! E se estiverrem indo ao abismo da vida??? Perde-se TEMPO ou se torna mais velho(a) quando se deixa conduzir pelo desespero antecipado de situações que nem aconteceram, e em que se diminui a coragem de lutar por um ideal, ainda, não elaborado ou pensado, e desta forma, tornou-se um 'INERTE CELULAR'. É o que na ciência denominamos de FAGOSITOSE TEMPORAL (faz tempo que não ouvia este termo - :)). A cada momento em que for digerida as lascas da ESPERANÇA, de forma sucessivva e agressivamente, se compromete-se com os nucleos interiores da própria personalidade humana, e, portanto, a força primaz da vida acaba se endurecendo (alma, intelectualidade, afetividade, sociabilidade, espiritualidade, etc.). Basta olhar para muitos JOVENS, e se pode observar que muitos se encontram com a alma enrrugada, caduca, se locomovendo utilizando-se de bengalas, e vivendo com um enorme número de doenças no corpo, pois a própria alma encontra-se na U.T.I. da vida. JÁ SE ENCONTRAM VELHOS, vivem muito mais do PASSADO, mal respiram o PRESENTE, e dificilmente conseguem ENXERGAR O FUTURO por causa do GLAUCOMA do PESSIMISMO.
O SER VELHO, ou melhor sentir-se, esta no fato de SENTIR-SE RESIGNADO com  a VIDA. É deixar-se CURVAR perante as situações e, verdadeiramente, ENTREGAR-SE as mesmas. Sabe-se que o HOMEM SÁBIO, entende que todas as DIFICULDADES se tornam UNIVERSIDADES onde se conquistam conteúdos de grandes sabedorias. O Homem (Mulher) ETERNAMENTE JOVEM sempre terá em mente que ao problema pode DELIMITAR um OBJETIVO, mas, NUNCA, NUNCA o DESPEDAÇAR ou DESTRUIR. Todo o fracasso deve se TORNAR ESTÍMULO de SUPERAÇÃO, NUNCA O PRÓPRIO TÚMULO ESCAVADO. Desta forma, fica o ensino a todos os JOVENS, de todas as idades e situações. Em primeiro lugar: NUNCA PERCAM A ESPERANÇA. Mantenham esta viva chama de vida. Antes de qualquer tipo de planejamento, de elaboração de passo de sua vida. Trabalhe, antecipadamente, na reestruturação de tua ESPERANÇA. Conceda-lhe novas forças, proteja-a, fortaleça-a, envolva-a em uma maior proteção. pois será ela o apoio necessário em tua luta nas conquistas de metas e objetivos. Assim prediz o Salmista (Sl. 118): "... entendi mais os anciãos por seguir, Senhor, os teus conselhos ...". Será como um bom marinheiro que desejoso de alcançar seu objetivo no mar, é capaz de utilizar até a força dos ventos contrários (D. Rafael Llano - A Juventude e a Força do Amor). Para aqueles que vivem em constantes lutas interiores, perante continuas dificuldades, observam-se homens talhados em musculaturas espirituais desenvolvidas. Enquanto, aqueles que vivem de fugas, se tornam pessoas de arquetipo fraco e desnutrido, superficiais e INEPTOS para a vida. Para terminar, questione-se: COMO VOCÊ SE ENCONTRA HOJE, JOVEM OU VELHO EM TEU ESPÍRITO? VOCÊ PERDEU OU GANHOU SEU TEMPO? Em Roma existe uma estátua que se compõe da cabeça e do tronco, e nela fora colocado uma inscrição que identifica seu autor como um JOVEM. aSSIM DIZ: "... NÃO HÁ HOMEM QUE TRABALHE POR DEUS, QUE NÃO CRESÇA DIANTE DOS OBSTÁCULOS, AINDA QUE, ÀS VEZES, O CORPO SE QUEBRE ...". QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Um comentário:

Rafaelly (: disse...

Lendo o livro de Anselmo Grün "Administração Espiritual do Tempo", aprendi que não é o tempo que passa, nós que passamos. O tempo permanece. E lendo a postagem me dei conta de tudo é uma questão de COMO escolhemos "passar"...

Paz e santidade!
(:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com