segunda-feira, 23 de julho de 2012

CIC (2ª Seç. - Art. 1º - Par. 1º - OS SÍMBOLOS DA FÉ)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Hoje, daremos continuidade a 2º SEÇÃO, especificamente ao Cap. I: "CREIO EM DEUS PAI" Ee no Art. 1º, 1º§: "CREIO EM DEUS ", do nosso CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, (C.I.C). Logicamente a nossa PROFISSÃO DE FÉ sempre inicia-se com DEUS, por se ro PRINCÍPIO e o FIM de tudo (Is. 44,6). O começo do CREDO anuncia a PRIMEIRA PESSOA da TRINDADE. O 'PAI'. Partindo da origem da criação, que tudo provêm do PAI, DEUS CRIADOR. O SÍMBOLO inicia na condição de primeira pessoa, "EU", significa mina VONTADE, INTENSÃO e DESEJO. Embora fale todo o Símbolo de DEUS, nesta situação, fala também do Homem (EU) e do mundo, por causa da estreita realção entre estes três componentes. Todos os Artigos dependem desta primeira parte, pois apenas explicitam de forma definida e progressiva a DEUS (Catech. R. 1,2,6, ed. P. Rodríguez, pg 23). No SÍBOLO NICENOCONSTATINOPOLITANO acrescenta: "CREIO EM UM SÓ DEUS ...", faz-nos relembrar a convicção do povo Judeu no início de sua composição (Antiga ALIANÇA), ou seja, DEUS É ÚNICO. ELE é ÚNICO em natureza, substância e essência (Idem, pg 26). DEUS assim se revelou a seu povo amado (Dt. 6,4-5; Is. 45,22-24; Fl. 2,10-11). JESUS vem com sua existência confirmar esta UNICIDADE, além de demonstrar que ELE próprio é 'SENHOR' (mC. 12,35-37), que é a base de nossa FÉ. Igualmente, CRER no ESPÍRITO SANTO, em nenhuma destas profissões não efetiva-se contrariedade ao anúncio da UNICIDADE de DEUS ou introdução de uma divisão de DEUS (Conc. Lateranense IV: DS 800). CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!



Ao seu Povo, DEUS revelou-se completamente, ao lhe designar seu NOME, cujo conteúdo expressa sua ESSÊNCIA, IDENTIDADE de pessoa, e SENTIDO de sua Vida. Traduz sua PESSOA, não é algo, é um SER VIVO. Que interage, se relaciona, que se doa e é acessível, um SER capaz de ser conhecido e de ser chamado pessoalmente. Todo este processo de conhecimento fora sucessivo e progressivo. O Marco especifico e fundamental desta revelação é o episódio da 'SARÇA ARDENTE' (Ex. 3,6). Neste momento, ao proclamar o Nome dos Patriarcas, DEUS se revela como um ente vivo, que vai além do espaço e do tempo, e que tem sua fidelidade a suas promessas efetivadas anteriormente (... o DEUS de Abraão, o DEUS de Isaac e o DEUS de Jacó ...).
Ao definir seu NOME (YHWH ou YAHWEH) declara sua natueza e como quer ser chamado. Seu nome demonstra a essência misteriosa do próprio DEUS e a incapacidade nossa de poder comprreendê-lo em sua magnitude (Is. 45,15), mas mesmo inefável (Jz. 13,18), se permite próximo do seu povo. Nesta revelação, DEUS demonstra ser FIEL ao povo escolhido, no tempo e no espaço (Ex. 3,6.12). Será diante desta presença misteriosa que o Homem entende sua fragilidade e necessidade de DEUS (ex. 3,5-6; Is. 6,5; Lc. 5,8). Por ser SANTO, DEUS supera as expectativas e se aproxima de nossa fragilidade, perdoando-nos (Os. 11,9; 1ª Jo. 3,19-20). Será por esta SANTIDADE que Israel não proclama o NOME de DEUS, sendo substituído pelo título de 'SENHOR' {ADONAI (hebr.) e KYRIOS (grego)}. Será desta forma que será atribuída a DIVINDADE de JESUS.
Sua infinita grandeza DEUS demonstra-a ao pemitir-se caminhar no meio de um Povo desobediente e pecador, demonstrando o seu PURO AMOR pelo o Homem (Ex. 32. 33,12-19. 34,6). Será por causa de ste AMOR que DEUS PERDOA, ou seja, será este ato que exprime sua FIDELIDADE (Ex. 34,7). Sendo MISERICORDIOSO (Ef. 2,4), chega ao ápice de demonstrar seu AMOR, ao aceitar a oferta de seu 'FILHO PRIMOGÊNITO' para nos libertar de nossa escravidão do pecado, ou melhor, o pagamento de nossa libertação será o "SANGUE de um DEUS" (Jo. 8,28).
DEUS é a origem de tudo, DELE  transcede tudo (céu e terra), sendo IMUTÁVEL (sem mudança ou variação - Sl. 102,27-28) para todo o sempre (início ao fim), sendo fiel a SI e as suas promessas (Tg. 1,17), será a ssim o fundamento e desenvolvimento da FÉ de Israel (Is. 44,6). Será nesta revelação do Nome Divino, que a Igreja compreende que DEUS é a PLENITUDE do SER e de toda PERFEIÇÃO, e as criaturas é que recebem DELE a sua essência e o seu ter. DEUS se revelou AMOR e FIDELIDADE (Ex. 34,6), demonstrando SER BENEVOLENTE, BONDOSO, CONSTANTE, FIEL, CONFIÁVEL, VERDADEIRO, AMOROSO (Sl. 85,11. 138,2; 1ª Jo. 1,5.4,8). E por isto, sua promessa se realizam (Dt. 7,9), pois DEUS É A PRÓPRIA VERDADE (Sl. 119,160; 1ª Sm. 7,28), e disto podemos confiantes nos entregar. Será o contrário o mal, que é a materialização da 'MENTIRA', o nosso Tentador que através do pecado deseja induzir-nos a DÚVIDA sobre a palavra de DEUS.
Agora a VERDADE de DEUS será a sua SABEDORIA, que organiza e que comanda a ordem da criação (Sb. 13,1-19). Portanto, acontece sua REVELAÇÃO quando oferta a sua DOUTRINA de VERDADE (Ml. 2,6), na vida de seu FILHO JESUS, que veio 'DAR TESTEMUNHO DA VERDADE' (Jo. 17,3; 18,37; 1ª Jo. 5,20).
Todos estes aspectos demonstraram a Israel que DEUS É AMOR. PURO, SIMPLES, GRATUITO (Dt. 4,37; 7,8; 10,15), que se dedica a insistentemente SALVAR (Is. 43,1-17) seu povo amado, PERDOANDO sua infidelidade e seus pecados (Os. 2). Será esta ESSÊNCIA de AMOR que supera todas as fidelidades e chega ao seu ápice em JESUS (Jo. 3,16), ao se mostrar na figura de 'PAI' e 'MÃE' (Os. 11,1; iS. 49,14-15). E dura para SEMPRE, nunca acaba (Is. 54,10; Jr. 31,3). E por SER AMOR (1ª Jo. 4,8.16), revela o seu ÍNTIMO (1ª Cor. 2,7-16; Ef. 3, 9-12): INTERCÂMBIO de AMOR: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. E nos chama a participar desta mesma VIDA.
Desta forma, na FÉ, CRER EM DEUS e AMÁ-LO nos concede graças supremas para nossa vida:
1) CONHECER A GRANDEZA  E A MAJESTADE DE DEUS (Jó. 36,26);
2) VIVER EM AÇÃO DE GRAÇAS (1ª Cor. 4,7; Sl. 116,12);
3) CONHECER A UNIDADE E A VERDADEIRA DIGNIDADE DO HOMEM (Gn. 1,27);
4) USAR CORRETAMENTE AS COISAS CRIADAS (Mt. 5,29-30; 16,24; 19,23-24);
5) CONFIAR EM DEUS EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA.
Com este texto concluimos este parágrafo. No próximo daremos continuidade ao mesmo Caítuo desta 2ª Seção. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com