terça-feira, 24 de julho de 2012

O SABER MONTAR AS PEÇAS DA VIDA.


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, daremos continuidade nesta bela viagem que é a FORMAÇÃO PESSOAL (com base na bibliografia de Amedeo Cencini - Os Sentimentos do Filho). Como sabemos acerca do dinamismo humano, a forma de se alcançar os objetivos de estruturação da Formação Pessoal, perpassa pelo itinerário educativo da própria pessoa. O conteúdo formativo se sobrepõe sobre o conhecimento de si mesmo, que deságua na LIBERDADE e CONFIANÇA na entrega pessoal. A consistência deste conhecimento é  baseado no conteúdo histórico da própria vida, que como se pode observar, NÃO É ESTÁTICO e NEM LIMITADO. Desta forma, todo o teor da estruturação da FORMAÇÃO HUMANA será constituída pelas colunas da LIBERDADE, CONFIANÇA e OTIMISMO. CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!


O que a pessoa deve aprender, em suma, é a própria história de vida, lhe conceber o real valor. Na realidade humana, acabamos por nunca aprender, per si, a saber contar a nossa história. Sabemos, pelo deslachar da vida, a falar e contar a vida alheia, mas a nossa permanece, quase sempre, sob a ação de um imenso nevoeiro.  Observe-se que tal dificuldade não advêm da falta de conteúdo (porque é vasta), mas de uma falta de conhecimento. Portanto, visualizamos com uma frequência comum, quando convidado a expor a vida, conta-se apenas fragmentos da vida, que não possuem continuidade e sequer conclusões. Tal observação denota uma VIDA DESORGANIZADA em seu íntimo, necessitada de uma maturidade maior, e na pior das vezes, sequer se conhece a si próprio. É necessário, neste ponto da história da vida, que se objetive um RE-ASSUMIR, REAVIVAR, RESTAURAR toda uma busca do sentido originário da vida gerada, dando SIGNIFICADO AOS ACONTECIMENTOS vivenciados. Pois, é logico que TODO ACONTECIMENTO PASSADO RECEBE SEU SENTIDO NO FUTURO.
A base desta construção será a MEMÓRIA. Esta faculdade humana tem sentido bom quando parte de uma maturidade pessoal, fruto de uma formação bem construída, não só por lembrar, mas, também, por se fazer memória. LEMBRAR significa, verdadeiramente, LEVAR NOVAMENTE AO CORAÇÃO o passado.
Sendo a nossa memória constituída de duas partes (fatos e sentimentos), iremos nos declinar, inicialmente, sobre o aspecto afeitvo da memória, isto pelo fato de ser mais representativo em nossa vida as emoções oriundas dos fatos acontecidos. Desta forma, na formação humana, NÃO BASTA, apenas, LEMBRA OS FATOS, porém, muito mais precioso vivenciar as emoções que desenvolveram a partir dos acontecimentos. Tal pressuposto é imprescindível, pois a MEMÓRIA AFETIVA sempre reavivará determinados sentimentos negativos diante de situações análogas as que a criaram dentro do aspecto da história de vida. Como exemplo, a forma agressiva, rebelde, defensiva de um(a) jovem diante de um superior seu, ao observar neste um aspecto AUTORITÁRIO que o(a) perfaz lembrar as atitudes paternas. Permeia-lhe uma dificuldade excessiva ao exigir-lhe votos de OBEDIÊNCIA, limitação da LIBERDADE, ou AUTONOMIA. O que se constata será a SOBREPOSIÇÃO desta FIGURA PATERNA AMADA, mas NÃO QUERIDA, sobre todo o ente que detêm a AUTORIDADE. Todo estes fatos acontecem sem a mínima consciência. Sempre será um ESTADO PASSIVO, desconhecido. São as chamadas RELAÇÕES TRANSFERENCIAIS. Daí advêm uma luz, sob a dificuldade de muitas pessoas terem a dificuldade de se RELACIONAR COM DEUS (PAI por excelência). Portanto, é fundamental na FORMAÇÃO HUMANA que se revele ao formando a que grau e tipo de MEMÓRIA AFETIVA carrega em sua vida, e o quanto se manifesta em todos os acontecimentos e realcionamentos interpessoais de sua vida.
Perpassemos para a MEMÓRIA dos ACONTECIMENTOS. Esta não é apenas registros de fatos, mas, sim uma ORGANIZAÇÃO dos dados direcionados a um objetivo, metas ou verdade que tem ligação direta com a convicção da pessoa religio-filosófico.  Será dar um sentido misterioso a cada acontecimento, no sentido no plano do mistério divino, dar consistência de continuidade neste presente, que lhe vai alimentando, dando-lhe forças sobrenaturais que lhe estimulam a avançar mais e mais. Será o acreditar nas intervenções de DEUS, que conota a MEMÓRIA um estado de 'FAZER ACONTECER', ou seja, é efetivar a ligação com outros fatos contemporâneos e sucessivos. Nada mais o é, quando ao olharmos para trás de nossa história de vida, é que descobrimos a presença de DEUS. Então, o FAZER MEMÓRIA do agir de DEUS em nossa vida, será a ciência do individuo de que o mesmo NÃO É RESPONSÁVEL PELO SEU PASSADO. Porém, o É, TOTALMENTE, PELA ATITUDE QUE ASSUME NO PRESENTE.
Desta forma, a construção de uma excelente FORMAÇÃO HUMANA acontecerá quando pudermos unir a MEMÓRIA dos ACONTECIMENTOS com a AFETIVA. Quando a primeira se torna a segunda, e esta se deixa tocar, mudar e curar por aquela. Nisto podemos perceber que se a MEMÓRIA dos ACONTECIMENTOS não for envolvida nos aspectos dos sentimentos, ela se tornará apenas uma cultura, um conhecimento abstrato sem emoção alguma, neutra, e dela nada nasce, sequer a própria LIBERDADE de VIDA. Agora se a MEMÓRIA AFETIVA não estiver baseado nos acontecimentos, se tornará apenas emoções SUBJETIVAS ou INSTITIVAS, constituídas de uma PASSIVIDADE PLENA. Seria, exatamente, a lembraças daquelas feridas negativas que corriqueiramente aparecem em determinadas situações de vida (Feridas abertas e não cicatrizadas).
Quando se faz a união das MEMÓRIAS efetiva-se a transformação da fraqueza humana em uma VERDADEIRA EXPERIÊNCIA DE DEUS (Is. 49,15-16).
Portanto, deve-se estimular a união das MEMÓRIAS nos planos psicológico-espiritual para se promover uma VERDADEIRA CURA. Será no estímulo deste trabalho que a pessoa descobrirá em todos os acontecimentos de sua história a Ação Divina presente, que lhe proporcionará uma estado de correção, de crescimento e de aprofundamento. Este SER consegue de forma singela e contumaz de juntar os pedaços de sua vida e os HAMONIZAR. Sai de uma esfera de FRAGMENTAÇÃO, para um estado de HARMONIA PERFEITA.
É "... sabedoria não jogar fora nenhum pedaço de existência vivida, e sim compor e recompor continuamente ..." (AMEDEO CENCINI). QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com