sábado, 19 de janeiro de 2013

LÍDER: SER CAPAZ DE COMPARTILHAR A VISÃO DO TOPO DA MONTANHA


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. "... FELIZ ANO NOVO ...". Um questionamento próprio, que poderia dar-nos um direcionamento salutar, dando-nos a certeza que ainda somos humanos, seria a pergunta: VOCÊ GOSTARIA DE SER ELOGIADO? Este conteúdo nos faz lembrar que como Liderança devemos estar sempre e em continua ação de desenvolvimento, não se adapta ficar apenas em um único lugar, deseja-se evoluir, nunca ficar estático. Ora, é da natureza humana desejar receber um elogio e ser RECONHECIDO, até este ponto nada de anormal. Porém, o viver centrado neste único aspecto, torna-se doentio e fora de sentido. A LIDERANÇA não se baseia exclusivamente nestes aspectos, embora muitas das ações se tornem bastante visíveis. E deste fator advêm o desejo errôneo das pessoas SEREM LÍDERES, para estarem sempre no centro das atenções. Tal busca se torna uma tendência doentia, e fora de propósito do CONCEITO primordial de LIDERANÇA. O SER LÍDER não é simplesmente na frente de tudo, e se for será o de PROJETAR OS OUTROS nunca a si mesmo. A projeção do "EU" (LÍDER) acontecerá espontaneamente, em consequência do ato de ajudar outras pessoas, é o que nos demonstra JESUS, que mesmo ao pedir para que não se divulgue seus atos, sua fama fora muito mais ampliada. CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!


A maior característica de um VERDADEIRO LÍDER será a de NUNCA NEGLIGENCIAR O QUE SUA FUNÇÃO LHE PERMITE VER ou OBSERVAR. A visão de um LÍDER é o TODO, nunca será a 'SI MESMO', esta será a distinção mais concreta do LÍDER, de um GERENTE. O primeiro projeta o 'TODO', já o segundo, coloca-se em primeiro plano, custe o que custar. Certa vez, questionaram a um alpinista: O QUE TI MOTIVA A ESCALAR UMA MONTANHA, FAZENDO-TE COM QUE SE PREPARE, TREINE, CORRA RISCOS E SINTA MUITAS DORES? Respondeu o alpinista: "JÁ VI QUE VOCÊ NUNCA ESTEVE NO TOPO DE UMA MONTANHA!". O estar no cume de uma montanha nos dá a visão suprema de tudo o que devemos ter por percepção, é uma visão privilegiada que somente poucos podem TER. Agora, observe-se, neste lugar nunca VOCÊ PODERÁ ENXERGAR-SE a SI MESMO, e se somos vistos, será em decorrência do que fazemos com o que temos. Um exímio alpinista se torna conhecido ou famoso quando reparte com as demais pessoas toda a experiência acumulada em suas aventuras e escaladas, ou seja, o OUTRO se torna a razão de tudo. Como consequência advêm o RECONHECIMENTO. Assim como um exímio alpinista, a chegada ao cume só tem sentido quando os demais companheiros também estão alcançando este objetivo. O Alpinista é responsável, sabe que poderia chegar e tempo no cume da montanha, mas está sempre preocupado com todos os que o seguem, sendo capaz de retornar até o último de seu grupo para observar suas condições, não é importante chegar em primeiro, mas CHEGAR JUNTOS. Ademais sabe que sempre estará na frente, pois já alcançou o cume e seu objetivo é que outros possam também efetivar tal ato. E depois, os que aprenderam esta escalada efetivarão o mesmo ato, ensinarão o mesmo caminho e sempre colocarão a pessoa do LÍDER como MESTRE e TUTOR, este jamais será esquecido. Será neste sentido que o RECONHECIMENTO se torna válido. Uma vez disse HENRIETTA MEARS, pioneira da educação (JOHN C. MAXWELL): "QUEM SE OCUPA EM AJUDAR OS QUE ESTÃO ABAIXO, NUNCA TERÁ TEMPO PARA SENTIR INVEJA DOS QUE ESTÃO ACIMA". É uma máxima, e seguindo está premissa poderemos afirmar categoricamente de que LIDERANÇA ESTÁ MAIS LIGADA A DISPOSIÇÃO do que com POSIÇÃO (JOHN C. MAXWELL).
De uma das tiras de desenhos do 'SNOOPY' (CHARLES SCHULZ), encontramos a personagem LUCY falando com o SNOOPY: "Há momentos em que você realmente me amola, mas tenho que admitir que há também momentos que sinto vontade de qbraçar você bem forte". SNOOPY responde mentalmente: "É assim QUE SOU ... mereço ser abraçado e amolado". Assim perfila o pensamento JOHN C. MAXWELL: "... A chave para a realização não é fazer com que toda interação com os outros seja tranquila, mas sim desenvolver relacionamentos fortes com eles ...". É algo urgente e necessário que devemos aprender nestes dias (principalmente no meio de nosso Movimento Eclesial). Em suma, toda as realizações acontecerão espontaneamente exatamente quando efetivarmos a cosntrução de BONS RELACIONAMENTOS, e com esta premissa fica uma dica suprema: 'NUNCA DESISTA DOS OUTROS, independentemente de GOSTAR ou NÃO deles'. Será no estado de uma necessidade premente que poderemos observar a construção de uma amizade sólida com o que consideráva-nos como INIMIGO (Filme INIMIGO MEU). Se você questionar qualquer pessoa que trabalhe em esportes coletivos, e perguntar aos mesmos o que constroi o SUCESSO, a resposta será: "A EQUIPE". Nunca será um individuo, por mais experiente ou qualificado que seja, este sozinho, nunca trará um troféu ou campeonato, poderá ganhar alguma partida ou jogo, mas o todo nunca, nunca mesmo, sem a participação dos demais. Neste ponto fica algo fundamental a ser aprendido, principalmente para TODOS OS JOVENS, o VALOR DA COMUNICAÇÃO. Deve-se aprender a SE COMUNICAR com todas as esferas da sociedade, com todo o tipo de pessoa. Deve existir um estimulo e um objetivo de penetrar na VISÃO do ambiente em que se encontra, antes mesmo de dar valor ao seu conceito ou paradigma. Não formule nada ABSOLUTO, pois todo PARADIGMA ABSOLUTO sempre será ABSTRATO. O primeiro passo, para todo JOVEM, é aprender a SER RECIPIENTE de COMUNICAÇÃO (saber OUVIR). Para se alcançar este objetivo, o JOVEM, deve possuir ESFORÇO e VONTADE. Certa momento, escreveu HARRY GOLDEN: "A ARROGÂNCIA do JOVEM se deve à falta de conhecimento sobre as consequências de seus atos" (JOHN C. MAXWELL). E mais, MATURIDADE NÃO SE CONQUISTA COM A IDADE, MAS QUANDO SE ACEITA A RESPONSABILIDADE. Bem finalizando este texto, fica a premissa de JOHN C. MAXWELL: "LIDERANÇA SE BASEIA EM AJUDAR OS OUTROS A VENCEREM, NUNCA A DE SE PROJETAR PESSOALMENTE". FICA A DICA PARA TODOS OS JOVENS E PRETENSOS LÍDERES DE MEU MOVIMENTO. AHHH! Ia esquecendo, por favor, desenvolvam a MEMÓRIA, se lembrem daqueles que labutaram antes, e conquistaram e levantaram alguns dos tijolos que formam o edificio de suas vitórias, como já disse anteriormente, um MOVIMENTO SEM MEMÓRIA, NUNCA SERÁ CAPAZ DE FORMULAR UM BOM FUTURO (parece que alguns esquecem bem rápido). QUE DEUS NOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com