GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. como é moldado
sua essência, partindo de um pressuposto de que “Quem quer liderar a outros, deve inicialmente liderar os seus
pensamentos e sentimentos (a si)”. De
forma simples, deve-se efetivar uma observância interior, quais são
suas raízes e objetivos destes pensamentos e sentimentos, e logicamente,
analisar e questionar: ‘O que eles
querem dizer? Quais
os problemas fundamentais que revelam? O que feriu? O que
impede de pensar claramente?’ Em sua análise, o grande
Padre do Deserto descreveu que a instabilidade
pessoal sobrepõe a qualquer tipo de domínio de organização e controle,
devido ao fato de instalar sobre a comunidade sentimentos de desmotivação
contaminante. Desenvolvendo a raiz deste pensamento S. Bento desenvolveu estas
idéias em sua Regra, aludindo às reais características de um bom Líder.
Basicamente existem três
condições importantes para efetivar uma boa Liderança:
a) Estabelecimento de uma relação entre pessoas (boa comunicação);
b) Elaborar metas que passam a funcionar como expectativas ou exigências (bússola);
c) Necessidade de observar e avaliar comportamentos, que devem ser
transmitidas aos liderados (feedback).
É por causa destes
pressupostos que as pessoas, geralmente, associem
a Liderança com idéias de mando ou de subordinação, o que não coaduna com o
real sentido Cristão, que busca não somente o todo, mas também o
individuo, de forma simples, Liderar significa
despertar vida nos liderados e estar ao seu serviço. É neste sentido que é baseado a Regra de S. Bento de Núrsia, que
apesar dos mais de 1.600 anos de elaboração, ainda possui respaldo filosófico
atual e amparo concreto nas diretrizes dos grandes conglomerados empresariais,
bem como na vida particular de cada ser vivo.
Cap. 31. “Seja escolhido {*
(...)} um sábio (1), maduro de caráter (2), sóbrio (3), que não coma muito, não
seja orgulhoso (4 e 5), nem turbulento (6), nem injuriador (7), nem
preguiçoso(8), nem pródigo (9), mas temente a DEUS (10); que seja como um Pai
(11) (...)”.
Primeiramente, analisando o
enunciado do Capítulo acima, observa-se uma ênfase a um princípio inicial, que
é a temática da ‘Escolha’. Para
Bento, esta ação humana de Eleição de
alguém esta impregnada de uma ação Divina, em que se evidencia a
essência do chamado de DEUS na vida pessoal, do escolhido, e da comunidade, que
escolheu. Então, na ‘Escolha’
prefigura-se o Voto da Obediência, sobre o qual toda a comunidade lhe
deve submeter, não por sua figura humana em si, mas pelo revestimento da VONTADE de DEUS que lhe designou uma missão a ser cumprida, que é a de
‘Apascentar suas ovelhas’. Desenvolvendo a leitura do
capítulo em questão, observa-se que deve o escolhido ser constituído de
determinadas qualidades básicas, que lhes outorgarão a qualidade de verdadeiro
Líder, ao modelá-lo em sintonia ao Modelo Perfeito, JESUS CRISTO. Estes procedimentos
analíticos foram desenvolvidos por ‘Evágrio Pôntico’, que denominou-os de
“Logismoi”. Em suas observações subtendeu
que poderia ocorrer uma agravante mistura entre a atitude de liderar com suas
necessidades devidamente mascaradas, em que paixões reprimidas poderiam
determinar todas as ações do líder, o que impediriam de executar sua
missão primordial de Líder. Mas, o fato primordial do capítulo acima, é a característica mais singular: 'PAI'. Aqui o cuidado tem haver com o aspecto de FILIAÇÃO, e não estamos conectando ao estado consanguíneo, mas, sim, o sentido de sermos da mesma origem, 'FILHOS DE DEUS'. O ser PAI representa o cuidado como fosse seu, então, o LÍDER vai muito além do dar ordens, mas, será o ente mais próximo, mais presente, e interativo, humano e relacional possível, e por isto se fala: "CUIDA DE PESSOAS". Do contrário, quando se usurpa tal relação, torna-se muito mais um lobo devorador de esperanças e sentimentos. PORTANTO, ABRA BEM SEUS OLHOS! VEJA QUEM ESTA A SEU LADO, SE REALMENTE É UM LÍDER, além de que DEVEMOS TER O MÁXIMO DE CUIDADO DA ELEIÇÃO OU ESCOLHA DOS NOSSOS LÍDERES. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.
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