quinta-feira, 3 de novembro de 2016

2ª PARTE - 2ª SEÇÃO - CAP. 4º - ART.S 1º (SACRAMENTAIS) E 2º (EXÉQUIAS)


GRAÇA e PAZ (חסד ושלום - PAX ET BONUM)! Na formação deste dia adentraremos na última parte da última parte da 2ª Parte do CATECISMO (A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO). A Santa Mãe Igreja instituiu os SACRAMENTAIS que são Sinais Sagrados que possuem efeitos de ordem espiritual. Instituídos pela Igreja com vista à santificação de certos ministérios, estados de vida, circunstâncias e uso de coisas úteis ao homem, adaptando-se às necessidades, culturas e histórias de regiões e tempos. Constituem de oração, acompanhada de sinais (imposição da mão, o sinal da cruz, a aspersão com água benta, etc). Sua constituição direcionam o sacerdócio batismal (ser bênção e abençoar), por isto podem ser presididas por leigosOs SACRAMENTAIS não conferem a mesma graça dos SACRAMENTOS, mas, LHES preparam para receber esta Graça. Dentre muitos, encontra-se as Bênçãos (de pessoas, da mesa, de objetos e lugares - Ef 1, 3), que por sua validade é que a Igreja dá a bênção invocando o nome de JESUS e o sinal da Cruz. CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA!!!

Estas podem ter alcance duradouro (consagrar pessoas a DEUS; reservar objetos e lugares - liturgia). Em relação a Bênção de Pessoas figuram as do abade ou abadessa; consagração das virgens e das viúvas; rito da profissão religiosa e as bênçãos para certos ministérios (leitores, acólitos, catequistas, etc.). Aos objetos, a dedicação ou bênção de Igreja, altar, óleos, vasos e paramentos, etc. Um tópico peculiar é o Exorcismo (BATISMO e SOLENE). O Solene (grande Exorcismo) só pode ser feito pelo BISPO ou por um presbítero (licença do Bispo). O Exorcismo é uma BÊNÇÃO para expulsar os demônios ou libertar do poder diabólico (autoridade espiritual da Igreja). Além destes SACRAMENTAIS deve-se levar em consideração certas manifestações que são um prolongamento da vida litúrgica da Igreja, a Religiosidade popular, mas que não substituem as Bênçãos (veneração relíquias, visitas aos santuários, peregrinações, procissões, rosário, medalhas, etc. Estas devem ser organizadas e harmonizadas de acordo com os tempos e a liturgia, porém, esta (Liturgia) lhes é superior (discernimento pastoral). Outro tipo de BÊNÇÃO na qual a Igreja exerce sua autoridade espiritual é a oferta da vida do Cristão para o entregar 'nas mãos do PAI'. As EXÉQUIAS Cristãs (celebração litúrgica da Igreja). É ministério da Igreja que exprime a comunhão eficaz com o defunto e a comunidade no funeral e anunciar-lhe a vida eterna. Seus diferentes ritos exprimem o caráter pascal da morte cristã. Existem três tipos (Ordo exsequiarum), correspondentes aos três lugares em que se desenrolam (casa, igreja, cemitério), compreendidos em quatro momentos principais: a) ACOLHIMENTO COMUNIDADE, que se constitui como uma saudação de fé dá início à celebração ou os parentes do defunto são acolhidos com uma palavra de consolação ou, ainda, a comunidade orante se reúne na morte de um membro (aniversário, sétimo ou trigésimo); b) LITURGIA DA PALAVRA, exige-se uma preparação para incluir fiéis pouco frequentadores da liturgia e até amigos do defunto que não sejam cristãos. Sua homilia deve constituir de fonte de renovação para a Fé (sem elogio fúnebre); c) SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO, apenas na igreja, aqui a Igreja manifesta a sua comunhão eficaz com o defunto e d) ADEUS (a Deus), que significa a sua "Encomendação a DEUS" pela Igreja. É a última saudação dirigida pela comunidade cristã a um dos seus membros, antes de o corpo ser levado para a sepultura. Com este texto finalizamos a 2ª PARTE do CATECISMO e no próximo começaremos a 3ª PARTE (A VIDA EM CRISTO). QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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