terça-feira, 4 de janeiro de 2011

LECTIO DIVINA (Mc. 6, 34-44)

GRAÇA E PAZ! Hoje iniciaremos uma aventura na Lectio Divina. Uma das colunas básicas para o desenvolvimento da Espiritualidade pessoal. Em outro momento, poderei colocar o conceito e a forma de efetivar a lectio divina, que em suma, significa Leitura Divina. Ora vivemos já o período do Advento, a ESPERA. Passamos pelo NATAL, o nascimento. Observamos a EPIFANIA, manifestação. Agora estamos na semana de preparação para o BATISMO do SENHOR.
Durante esta semana pós-Epifania, vemos o Evangelho de MARCOS, que a través da multiplicação dos pães, favorece um acontecimetno similar a EPIFANIA, ou seja, JESUS se manifesta na figura de PROFETA, o NOVO MOISÉS.
Estamos em uma região desabitada, de dificil acesso. Uma multidão vai ao encontro de JESUS, tem-no como um PROFETA, aquele que vai matar a sede e a fome de DEUS. Ao olhar este povo sedente e faminto, no coração de CRISTO advem a compaixão. Olha com os olhos de PAI que sabe e conhece o sofrimento dos filhos, da sua impotencia, da sua necessidade. Mas também demonstra que DEUS é participativo, não quer fazer algo sem a nossa participação. Por isto incentiva aos seus Disicpulos a tomar uma posição: "Dai-lhes vós mesmosde comer". Na realidade CRISTO quer observar o comportamento daqueles que serão, no futuro, os Pastores daquele povo. Aqui, transocrre uma imagem similhar a de MOISÉS, que com o povo esta no deserto e se compadece do mesmo, intercedendo a DEUS para que o povo não pereça. Neste momento JESUS se apresenta como novo Moisés e o povo, o novo Israel.
O verdadeiro milagre apenas acontece quando nós fazemos o que nos cabe. Existe, sim, a multiplicação, porém acontece, quando é apresentado o pouco que nos pertence: "Quantos pães tendes? Ide ver? Cinco pães e dois peixes". O Evangelho nos mostra os Discipulos não como Testemunhas, mas COLABORADORES do Milagre. JESUS continua a ser o PÃO VIVO, enos cabe, como evangelizadores, a empenhar que chegue a todos, no ápice que é a EUCARISTIA, dom material e espritual. Eis a nossa porção, nosso pouco com DEUS pode, sim, se transformar em muito. É na tua pobreza que DEUS efetiva a sua riqueza meu irmaõ e irmã.
Existem tantos que estão sequiosos de comer e se deliciar, não das coisas materiais, as vezes já fartos disto. Mas tem fome e sede da VERDADEIRA PALAVRA, o Verdadeiro PÃO e a Verdadeira BEBIDA. E é esta a lição para cada um de nós, somos instrumentos, colaboramos na formação desta Reino de DEUS, aqui mesmo, entre nós. Não o Reino Definitivo, a Nova Jerusalém, mas o Reino da plena Justiça. De poder enxergar em cada um a mesma filiação recebida por nós. somos todos filhos e filhas de DEUS.
Precisamos ter a mesma COMPAIXÃO do BOM PASTOR. Devemos possuir este senso de pastorear, de cuidar uns dos outros. DEUS nos chama para também providenciarmos o pouco que temos para saciar uma multidão esperançosa. Que, talvez, possa olhar para tua natureza humana e dizer: "SIM, ESTE EXPERIMENTOU A DEUS, e PODE ME AJUDAR". Quais serão os teus cinco pães e dois peixes? O que te falta para compartilhar para com aqueles, que hoje, NADA TEM.
OLHE LEVANTE A TUA CABEÇA. DEUS NECESSITA DA TUA VIDA NESTA EVANGELIZAÇÃO. QUE DEUS TE ABENÇOE E TE GUARDE EM SEU CORAÇÃO

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com