quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

MC. 6, 45-52

PAX ET BONUM! Iremos meditar hoje acerca do Evangelho de Marcos. JESUS efetivou, conosco, e isto é o importante, com a nossa participação um primeiro milagre. Daqui, ELE ordena aos seus discipulos que vão para a outra margem. Novamente, existe um desejo divino de que devemos AGIR e não ficar parados. Agora realizado o milagre, necessário despedir o povo, se os discipulos ficassem poderia gerar uma autodependência. O serviço no Reino não deve alimentar vaidades ou dependências humanas, mas unicas em DEUS. Outra característica de sua atitute mandatária, é que sempre que efetivava algo, CRISTO se recolhia à sós, para orar, ou seja, promovia sempre um encontro com DEUS. Sempre se reabastecia o seu íntimo com a presença de seu PAI. então, demonstrava ao seus Disicípulos a necessidade deles efetivarem o mesmo, em todos os momentos, fato este que será evidenciado no Getsemine. o quer demonstrar que a ORAÇÃO faz parte da missão, faz correlato com ELIAS E MOISÉS, sempre para preparar um acontecimento importante. Aqui, ELE revela que o Homem deve ser, SEMPRE, necessitado de um CONTATO COM DEUS.
O contrário, ELIAS E MOISÉS, viam uma teofania, JESUS é a própria, em ação e palavra, ou seja, CRISTOFANIA. No mar os Disicípulos enfrentam as dificuldades naturais, o vento que impede a caminhada, sera uma alocução aos percalços que cada discípulo de JESUS terá no mar da vida ao tentar evangelizar. Relembra a ausência de DEUS, como na vida de Elias que até pediu a morte. Mas diante das dificuldades, DEUS passa junto a nós, com toda sua glória, como em Moisés (Ex. 33, 21-23) e também Elias (1ª Rs. 19,11s). Outro ponto que sua manifestação acontece na aurora, ou seja, mesmo quando as trevas nos encobrirem, DEUS sempre efetiva uma raio de luz sobre nossa vida, vem a sua força restauradora que nos ergue. É o período de auxílio divino, onde caminho sobre o mar (Jó. 9,8; Sl. 77,20).
Pela fadiga dos obstáculos, os olhos também ficam obscurecidos, ou seja, sempre os problemas nos cegam e dificultam nossa visão da realidade. Disto os Discipulos não conseguem reconhecer o Messias. É NECESSÁRIO EXPRESSAR "YH'WH" (EU SOU). Clássica apresentação de DEUS (Ex. 3,14; Dt. 32,39). Toda esta dificuldade de reconhecimento possui uma causa prenunciada, o "CORAÇÃO ENDURECIDO". Isto nos cega verdadeiramente.
Neste instante, observa-se que JESUS não retira as dificuldades, mas se apresenta como AUXÍLIO. Alude a promessa de SALVAÇÃO: "NÃO TEMAIS". DEUS VEM SEMPRE EM NOSSO AUXÍLIO, principalmente, nos momentos de incertezas e agitações internas (vento e tempestade) e de solidão (trevas). Com sua vinda, traz-nos uma luz (aurora), por ser um tempo propício da Glória do Senhor.
E aí! Seremos como disicipulos que ainda não enxergaram a beleza de "DEUS CONOSCO" (EMANUEL). A visão esta focada na dificuldade? Nos problemas? Você já enxergou a CRISTOFANIA em tua vida hoje, agora? Ou ainda encontra-se desgastado(a), cansado(a) de remar sem conseguir chegar a outra margem. LEMBRE-SE: (...) DEUS É CAPAZ DE TROCAR REINOS POR TI (...). Agora, levante-se, sorria para a vida, e permita que a Teofania chegue em tua vida. Você, primeiro, precisa ter um encontro com DEUS, pois precisa Dele. Para, depois, ouvir de seus labios: "NÃO TEMAIS, ESTOU CONTIGO". QUE ESTA TEOFANIA OCORRA NESTE INSTANTE. RENOVE TUAS FORÇAS E TE FAÇA CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DA MARGEM DA SALVAÇÃO. DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE. AMÉM.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com