terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MC. 16, 15-18

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos, adentremos em novo aspecto de nossa caminhada. Hoje é um dia especial, principalmente para aqueles que veredam pelo Ministério da pregação. Comemoramos a "CONVERSÃO DE PAULO" (Ofício de Festa - cor Branca). Esta é uma festa instituída na Gália no séc. VIII (701-800), por ocasião do translado de relíguias do Apóstolo. Adentrou no calendário romano no séc. X. A "Conversão" esta na base de muitos elementos de sua doutrina, em particular do Tema do 'poder da Graça Divina', capaz de transformar Saulo, perseguidor da Igreja, no "Apóstolo". Esta conversão é um dos mais importantes acontecimentos na história da Igreja, que deve a paulo a iniciativa da Evangelização dos pagãos, e a primeira reflexão teológica sobre a mensagem cristã.
O trecho em questão fora denominado de epílogo. O que pode constatar que é um acrescimo ao original, alguns da comunidade objetivaram que havia muito mais a dizer. Lançando meio as várias tradições, construiram os ves. 9 à 20. Faz-se menção a Maria Madalena e a reação de incredulidade dos discípulos (Lc. 8,2; Jo. 20,11-18). Outro ponto é dos discipulos de Emaús, menção confirmada em Lucas (24,13-35). O contexto essencial desta mensagem comina com um mandamento, um envio. Para qulaquer um? Possui contexto universal (Mt. 28,16-20; Lc. 24,46-49). O que vemos a sua comunidade, trabalhada e formada, deve agora expandir, superar os limites de um só povo. Revelar uma ótima notícia, que se baseia na presença de DEUS no meio dos Homens. O VERBO fundamental é o CRER, do contrário será resistência a mensagem do Evangelho. Subsiste um cumprimento da missão, é o tempo da Igreja e dos Atos.
O conteúdo confirma quem é o discípulo. Devemos mencionar que o significado de discípulo é "o chamado", enquanto o de Apóstolo é "o enviado". Por causa disto é que Paulo considera-se na mesma extirpe dos Apóstolos, fora enviado pelo próprio JESUS aos pagãos. Ademais, segundo um detalhe de Marcos, JESUS chama onze Apóstolos, um doutrina dominante deixa o 12º em aberto, para que nos enquadremos na mesma condição, para que possamos assumir a condição de sermos também enviados, e concretizar a missão de JESUS. Os sinais também estarão para todos os que crerem. Você também. Necessário lembrar que toda a ação não é nossa, advêm do ESPÍRITO SANTO, cabe a cada um apenas CRER.
REFLEXÃO: Vejamos o chamado e o envio. A Ação dominante sempre será de DEUS, nunca da nossa humanidade. O conteúdo das escolhas são contrárias às lógicas humanas. Um assassino em potencial; pessoas com falta de qualificação de formação; as mulheres que pertenciam a uma classe social excluída; pessoas com baixa estima psicológica, etc. A beleza esta na capacidade de lutar e efetivar uma transformação de um quadro considerado permanente. Basta CRER. No chamado DEUS observa o interior e quando conhece a qualidade do terreno derrama sobre este um novo orvalho de graça e benção. Cabe a cada um aceitar a semente derramada, deixar-se desenvolver o broto interior, resplandecer as flores e os perfumes que multiplicarão, e por fim, doar os frutos que se desenvolverão através de nossas raízes. Conceito único. DEUS TE ESCOLHEU. CABE VOCÊ ACEITAR OU NÃO ESTE CHAMADO. DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com