segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mc. 3, 22-30

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos, vamos dar continuidade a nossa caminhada nesta estrada chamada Evangelho de Marcos. antes de mais nada gostaria de fazer duas pequenas reflexões. A primeira, vem a ser o Evangelho dominical, Mateus, pois segundo a liturgia vigente, estamos no Ano 'A'. A leitura perfaz um momento de JESUS, que é o início de sua vida pública, a semelhança do que vimos no Evangelho de Marcos. Porém, este Evangelho de Mateus tem sentido mais sacerdotal, no contexto que era mais voltado para aqueles que eram Judeus e atuantes em Jerusalém, Fariseus e outros que se converteram ao Cristianismo, mas tinham ciência e viviam os costumes judaicos. Fala da LUZ, de brilhar a essência que está em CRISTO em nossa vida. O que corrobora é o conteúdo da 1ª leitura, quando Paulo observa divisões por causa das pregações. Quem tem de brilhar é JESUS, não o pregador ou anunciador. Quando isto acontece, CRISTO não se encontra nas suas palavras, pode até utilizá-las, mas sua LUZ não brilha nela. Ademais, quando se está em DEUS não se causa divisões. Houve um canto na missa que participei e meditei seu conteúdo. Dizia: "... há um barco esquecido na praia ...". Contemplei seu conteúdo. Existe um fato: 'barco esquecido", que tem dois contextos, um positivo e outro negativo. O negativo é que alguém deixou de exercer sua função, pois utilizava seu instrumento, por qualquer motivo que seja, e foi embora. O positivo, é que DEUS preparou seu chamado colocando um instrumento de função, de anuncio, e aguarda que o missionário pegue este instrumento e vá mais adiante no mar. Portanto, na vida todo fato possui mais de um ponto de referência, de conteúdo e decisão. Nunca se esqueça disto.
Segundo ponto. Hoje a Igreja celebra S. Francisco de Sales (rito de memória). Bispo e Doutor da Igreja. Nasceu em Savóia, formou-se em Advocacia. Lutou contra as deserções calvinistas. Ordenado Bispo, participou de forma assídua nas reformas do Concílio de Trento. Tinha um espírito nobre e perspicaz, douto humanista, disto designou-o como grande orientador espiritual, abrindo aos leigos o caminho da ascética, colocando como fonte maior da espiritualidade o Amor. Definiu a importância da imprensa e criou uma universidade do trabalho em Tonon. fundou a Ordem da Visitação (Joana F. de Chantal), que auxiliavam a vida dos pobres e doentes. Por causa do sua visão quanto a imprensa, fora designado como Patrono dos Jornalistas e Escritores. Vale lembrar que Dom Bosco se inspirou em seu apostolado e sua espiritualidade e deu nome à Congregação que fundou para a educação da juventude. S. FRANCISCO DE SALES ROGAI POR NÓS. AMÉM
Bem adentremos na boa notícia de hoje. O Rhema comoça interessante: "SANTANÁS SERÁ DESTRUÍDO". É revigorante tal sentido. Vemos que existe um grupo que perfaz uma insinuação infame. Tal grupo possivelmente é constituído de letrados que viriam de Jerusalém, como enviados para interrogar a este novo 'messias' (Jo.1,19). No que lhe é  característico, Marcos começa com um detalhe para reflexão; se vêm para interrogar, já demonstram por suas proclamações que tem a sentença confeccionada. O Diabo possui muitos nomes, entre os quais figura belzebu (1ª Rs 1). Diante de uma objeção direta de que quem liberta os possessos, é o aliado do inimigo de DEUS. A acusação possui aspecto de gravidade, que objetiva destruir a credibilidade da nova mensagem e daquele que seu instrumento, aludindo-o como serviçal do enganador (Ex. 7,11-12). Desta objeção adversária, e utilizando-se de suas qualidades notáveis de locução, fomenta um ataque como sua melhor defesa. Dirige-se na presença de todos, rebatendo os acusadores com duas comparações eficientes, a figura de um Reino e da Família. Bem consistente sua atitude, fazendo comparação direta com o reinado romano e a situação dos judeus (12 tribos ou famílias). Que satanás não pode expulsar satanás; tendo o mesmo seus próprios agentes, instrumentos, moradia, servidores e certa liberdade de ação, tal atitude demonstraria que existe uma facção que esteja lutando contra a outra (luta interna). Originalmente, o ataque vem de fora, disto se utiliza a figura do 'homem forte' (Ab. 5-6; Lc. 10,18; Hb. 2,14). A blasfema imperdoável é a de não querer reconhecer que em JESUS repousa o ESPÍRITO SANTO que é quem faz vencer os demônios. Mas do contrário é pensar em atribuir ao demônio uma obra do divino poder do ESPÍRITO de DEUS.
A Igreja sempre será uma comunidade de crentes que possui no ESPÍRITO o seu princípio de coesão e unidade. Deste ESPÍRITO é que provêm os multiplos Dons e Carismas que constroi a casa de DEUS, variadas em seus aspectos e articulada em suas manifestações, que vive nesta constante tensão entre 'Conservadores' e 'Renovadores', entre o respeito às tradições e a exigência de adaptação aos acontecimentos imprevisíveis e urgentes.
O  fato de se observar algo que distingue (pensar e agir) diferente não deve levar à conclusão de loucura ou heresia, pois poderá ser consubstanciada em uma NOVA EPIFANIA do ESPÍRITO SANTO. É dever da autoridade valorizar a ortodoxia e a ortopráxis. É perigoso qualquer ação que ultrapasse os limites do 'espiritual', para que não se cometa o erro do Evangelho. Os motivos humanos podem favorecer a diversas interpretações de uma mesma realidade.
Porém, um grande sinal de um verdadeiro evento no ESPÍRITO é quando não é conduzido em proveito próprio, por vaidade ou outras formas de egoismo, mas por serem colocados como proposta de SERVIÇO de Amor a Comunidade.
REFLEXÃO. Veja-se que o conteúdo fala de uma morada, logo relaciona-se com o nosso Coração, fonte maior dos desejos, sentimentos, ações. É necessário sempre estra aberto as obras provindas de DEUS. E o fator de confirmação sempre será o ESPÍRITO SANTO. Lógico que alguns pontos essenciais e naturais já o designam de DEUS ou o contrário. Um dos fatores que nos auxiliam a observar como designo divino é a sua orientação exclusiva em benefício do próximo. quando existe um direcionamento com aproveitamento próprio, não necessariamente, pode-se aconselhar uma cautela. Mas o fator primordial, é SEMPRE DEIXAR-SE CONDUZIR PELO ESPÍRITO de DEUS. Disto se nota a alusão que quando somos peças de obstáculos para AÇÃO do ESPÍRITO SANTO, é um pecado que não pode ser perdoado. COMO ESTA O NOSSO CORAÇÃO? NELE RESIDE FERIDAS, CHAGAS, TRISTEZAS, DECEPÇÕES? SÃO COMO HOMEM FORTE QUE COMANDAM TODO O AGIR E PENSAR DE NOSSAS VIDAS? PRECISA DE FORÇA PARA COMBATER ESTE REINO? VOCÊ PRECISA DO AUXÍLIO DO ESPÍRITO SANTO PARA COMBATER ESTA FORÇA? COMO ESTA O SEU CORAÇÃO? CHEIO DE DÚVIDAS E JULGAMENTOS? CREIO QUE NESTA HORA É NECESSÁRIO UMA PEQUENA ORAÇÃO.
VINDE ESPÍRITO SANTO ADENTRA EM MEU CORAÇÃO. FAZ DELE TUA MORADA. ILUMINA TODAS AS ÁREAS, DESTROI TODAS AS TREVAS E OCUPA OS ESPAÇOS VAZIOS. VENCE O HOMEM FORTE DO EGOISMO, SOLIDAÕ, TRISTEZA, DECEPÇÃO. E RECONSTROI AS MURALHAS DA CIDADE CELESTE EM MEU ÍNTIMO. NESTE DIA, VINDE ESPÍRITO SANTO, ME UNJE E FAZ A ASSEMELHANÇA DE JESUS, FORTE E POTENTE GUERREIRO DE DEUS. AMÉM.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com