terça-feira, 11 de janeiro de 2011

QUE DIZES QUEM EU SOU? (Conclusão)

GRAÇA E PAZ! Irmãos, adentramos na última parte desta formação. Neste epísodio vamos colocar em confronto a Imagem de DEUS diante do sofrimento. Antes, gostaria de colocar a passagem de Mt. 16, 21-25, para podermos refletir sua essência em nossa caminhada na formação real da imagem de DEUS em nossa vida.
"... Desde então JESUS começou a mostrar aos seus discípulos a necessidade de ir a Jerusalém para sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, para ser morto e ao terceiro dia ressuscitar. E, levando-o para um lado, Pedro se pôs a repreendê-lo com as palavras: "DEUS não permita, Senhor, que isto aconteça". Mas, Ele, virando-se, disse a Pedro: "Afasta-te de mim, Satanás. Tu és para mim um escândalo, porque não tens o senso para as coisas de DEUS, mas para as dos homens". Então disse JESUS aos seus Discípulos: "Se alguém me quiser seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois aquele que pretender salvar a sua vida, há de perdê-la e quem perder a sua vida por amor de mim, há de encontrá-la ...".
O que acontece neste momento. Em poucos instantes JESUS tinha elogiado a Pedro, como aquele que era inspirado pelo ESPÍRITO SANTO, e que Este tinha-o revelado a essência verdadeira de CRISTO. Mas de forma abrupta a situação se inverte. JESUS tem pleno conhecimento que também se pode abusar da Imagem de DEUS. Que podemos transformar a DEUS em um ser inofensivo, utilizando-o em nosso benefício, fomentando para que tudo, para nós, ocorra bem.
Diante de uma premissa individualista de Pedro que quer livrar JESUS de todo o sofrimento, Este toma uma ação ousada, enfrentando o perigo, que seria de nos apossarmos de DEUS, esperando que ELE faça aquilo que é bom em nosso proveito. No discurso de Pedro observamos que tinha excluído de sua vida a imagem de DEUS o sofrimento. Pois tinha construído uma imagem ao seu gosto. Tinha visto alguém que poderia conceder a si e a aqueles que amava algo novo, algo de bom. Então, por que estragar tudo isto, toda esta perspectiva nova e lançar fora com a morte?
Veja uma situação, se por ventura, acontecesse um sofrimento em nossa vida, de dores insuportáveis e que nos desnorteariam a orientação, diante, poderíamos dizer: "Mas isto não pode ser. DEUS é misericordia. como poderia permitir isto acontecer?". Disto a nossa imagem desmorona. Como Pedro nos revoltamos contra este questionamento contra a nossa imagem de DEUS. Neste ponto, manifesta-se que estamos usando DEUS em nosso próprio proveito, criada a partir da correspondência de nossos desejos. E quando tais não são correspondidos nos distanciamos de DEUS.
A base para tal situação esta em duas qualidades que atribuímos a DEUS: "TODO PODEROSO" e "PAI AMOROSO". E quando algo de que nos afeta atinge-nos diretamente estas qualidades são quase que desintegradas automaticamente. Como DEUS poderia permitir a isto, se ELE nos ama? E por que não intervêm, se é Todo poderoso?
Ora, existem coisas em DEUS que tem sua complexidade e sua incompreensão, e que permanecem como o são, e não podemos intervir ou modificar com nossas próprias forças. As vezes podemos tocar o mistério de DEUS, quando ELE mesmo permite isto. Porém, quando isto não nos é permitido, nos é inacessível, corremos para a falsificação a nossa visão de DEUS, misturando nossos pensamentos e desejos. Deturpamos a imagem sadia de DEUS com a imagem necessitada nossa, e disto geramos as dúvidas acima. Dai vem o entendimento básico que NÃO PENSAMOS COMO DEUS PENSA, mas muitas vezes, pensamos para agradar as pessoas. Tais pensamentos não procedem de DEUS, mas das expectativas e projeções humanas. Se DEUS se comportar de acordo com minhas expectativas e desejos, nos conseguiremos professa a nossa Fé em DEUS que cura e liberta. Porém, se o sofrimento atinge esta imagem poderá ser desintegrada. Por isto JESUS precisa corrigir a imagem de DEUS de Pedro e sua imagem do Homem.
Sabemos que somos Filhos de DEUS, isto é imutável, e que por isto o seu único desejo é nos doar VIDA. porém, isto não nos dá o direito de nos servir Dele, utilizando-o em nosso benefício, para que tudo ocorra bem para nós. DEUS não é um encarregado para cumprir nossas vontades. Nos não podemos apenas consumi-lo para escapar da nossa realidade.
JESUS para corrigir a imagem de DEUS de Pedro, começa com a imagem do ser humano, mostra a Pedro como é a vida do homem, para retirar as escamas de seus olhos e enxergar quem é DEUS na realidade. neste ponto subsiste um ensinamento de como podemos tirar o máximo da vida. o que realmente importa é o comprometimento com a vida. JESUS nos mostra em seu discurso que temos uma missão, e que com a vida é que podemos contribuir com a transformação do mundo. Só quem deixar de usar tudo para si mesmo, e que estiver pronto para envolver sua vida em favor de outros terá uma vida verdadeira. Esta é uma mensagem de integração com terceiros, e de distanciamento de nós mesmos, ou seja, é uma mensagem anti-narcisista.
A verdadeira decisão não é o que desejamos fazer de nossa vida, mas o que DEUS nos confia, e o desafio que ELE nos faz. Aqui existe um CAMINHO de LIBERTAÇÃO. A Liberdade de nos distanciarmos da obsessão de termos que obter êxito a todo custo, de tirar o máximo de nossas vidas.
A insinuação de CRISTO: "AFASTA-TE DE MIM SATANÁS" para Pedro, de início, nos choca. E a imposição da RENÚNCIA para nos qualificar na condição de Discípulo deste Mestre, mais ainda (Mt. 16,24). hoje se afirma que a auto-renúncia tem prejudicado muitos valores pessoais. Mas na verdade, o que existe é uma confusão entre auto-renúncia e a auto-desvalorização (baixar a cabeça).
Mas o que quis dizer JESUS? A palavra RENÚNCIA (grego = APARNEISTHAI) utilizada por CRISTO significa DIZER NÃO, RECURSAR-SE, FAZER RESISTÊNCIA. Portanto, JESUS diz-nos, tão somente, que quem quiser ser seu Discípulo tem que aprender a RESISTIR. Tem que dizer não as tendências psicológicas que querem sempre ter tudo, usar tudo e afirmar-se como o máximo de descompromisso.
Aqui se trata de desistir da AUTOPRESERVAÇÃO, afim do que é verdadeiro apareça. Para JESUS, tornar-se pessoa humana significa deixar de lado as facetas vorazes da alma humana, para enocntrar o seu verdadeiro eu consciente. sua imagem única da alma, onde a verdadeira face de DEUS se reflete em sua beleza única. Para encontrar-me preciso distanciar-me de mim, para entender o que é o meu verdadeiro eu, e o que é apenas uma mania de grandeza ou infantilidade.
JESUS nos mostra que a verdadeira vida não é arrebatar tudo para si, em evitar todos os desafios. Também, não significa Ir em busca do máximo de asperezas, para dificultar a vida em si. Aquele que quer viver tem de tomar a cruz, dizer um sim aos seus próprios contrastes.
A Cruz é simbolo da unidade dos opostos. Em nós existem vários contrastes. Temos o amor, mas também o ódio. Temos o êxito e o fracasso. somos sadios e enfermos. Somos piedosos e ateus. só quem realmente aceita o seu oposto é que se torna uma pessoa verdadeira.
A Cruz também é local de libertação das vicissitudes, dos fracassos, conflitos, rupturas. Lá encontro a imagem que DEUS fez de mim. Naquele momento me revelo o mais necessitado e desamparado, faminto e sedento de ajuda e compreensão. Lá eu solto o meu verdadeiro "EU". Lá sem forças exteriores, sem reservas, consigo me entregar de fato. Na Cruz, acabo assumindo os meus próprios aspectos sombrios, mas meus conflitos de convivência humana. Se seguir realmente meu caminho, necessariamente, terei que me deparar com a Cruz. E nela, quando peço de verdadeda ajuda, DEUS vem como um libertador para minha alma: "... Senhor quando estiveres em teu Reino, lembra-te de mim...Na verdade, na verdade, hoje mesmo estarás comigo em meu Reino...".
Tais palavras do Mestre conotam-se como desafio em nossos ouvidos, pois corremos atrás de tantas promessas para obter êxito em nossa vida. Sempre nos iludimos com promessas que a vida será viável. Mas CRISTO nos diz o contrário, quem quer salvar a vida há de perder, ou seja, aquele que se esforça tanto para que tudo ocorra bem, as coisas sempre correrão mal. quem procura a vida fora de si, nunca a encontrará. Pois a vida não pode ser comprada, possuida ou adquirida. A vida é amsi do bens materiais, por mais valiosos que sejam. O QUE IMPORTA NÃO É QUE A VIDA COM ÊXITO, MAS QUE SE DESCUBRA A VIDA EM SI.
Quem quiser ganhar a vida, tem que se envolver com ela. Somente aquele(a) que se envovle com a vida, com seus lados luminosos e sombrios, é que há de experimentar o gosto de viver. Só quem aceita sua vida, com altos e baixos, alegria e sofrimento e toma a sua Cruz, é o que conquista a EXPERIÊNCIA DE DEUS em toda a sua VIDA. Só quem acieta a si em tudo, é capaz de aceitar a DEUS em todos. só quem é capaz de esquecer a si mesmo, que deixa de lado o querer-ter, é aberto para ir ao encontro de DEUS.
Por fim, volto a te questionar: COMO ESTA A TUA IMAGEM DE DEUS? É algo que precisa ser meditado e analisado dia-a-dia, para podermos verificar se realmente somos Discípulos do Mestre, que se chama JESUS. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE EM SEU CORAÇÃO.




Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com