terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mc. 7,1-13

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos em CRISTO, hoje a Igreja homenageia (ofício de Memória) São Jerônimo Emiliani (1486-1537) e, também, Santa Josefina Bakhita (Santa Africana). Vemos um caso direto da ação de Maria, nossa Mãe. Este Santo fora liberto de uma prisão por sua intercessão. Por causa deste fato deixou a carreira militar, e foi ser operário de CRISTO, para cuidar das pessoas miseráveis, principlamente, os orfãos e meninos abandonados. è de conhecimento muitas de suas obras assistenciais na Itália. Entre as quais, destaca-se a Congregação religiosa dos Somascos. Possuia uma ilimitada confiança em DEUS. Acabou sendo vítima de sua caridade. Aos dois rogamos suas intercessões.
Neste trecho, Marcos coloca JESUS de frente com seus adversários. Efetiva-se tal situação com uma ocasião de escândalo dos Fariseus perante a falta de observância da tradição por parte dos discípulos de CRISTO. Em seu discurso apresenta-se, de início, o que viria a ser as tensões entre o Judaismo e o Cristianismo, vindo a tona o problema do valor real de uma tradição oral, priorizando o sentido da Ética Cristã: 'o que pode ser considerado puro ou impuro'.
O ambiente desta discussão polêmica é constituida por JESUS e seus discípulos, de um grupo de fariseus, e os doutores da Lei, pessoas que eram interprétes oficiais da Lei. os doutos da Lei preservam a doutrina, enquanto os fariseus promovem à prática.
O valor contextual buscada na norma tem por base o livro levitico, da qual impoe-se a busca da Santidade (Lv. 20,7). Deste fato desenvolve-se o intento de formar um povo observante da Lei e consagrado ao Senhor, meidante um acumulo de prescrições vinculantes. Entretanto, aconteceu consequências perniciosas na formulação destas observâncias acumuladas, que favorecia uma religião ritualista e externa (Jt 12,8-9; Ex. 40; Lv. 15; Nm. 19), impondo uma sobrecaraga insuportável na vida cotidiana,e a plena anulação do sentido verdadeiro da Lei (Rm. 2,1). Em total desacordo com o anunciado, JESUS perfaz demonstrar que toda a tradição apresentada pelos representates religosos de sua época, considerada como divina, possui origem puramente humana, e diante disto não pode ser imposta como Lei divina.
Na sua réplica, denuncia CRISTO dois pontos principais: a) Um estado como uma HIPOCRISIA objetiva (Hypokrités = ator tetral), em que se prefere um desacordo entre o interior e o exterior; 2) A preferência dos preceitos humanos aos Divinos. A base é uma profecia de Isaias (29,13). Coloca em foco uma passagem de Exodo (20,12 e 21,17). e acusa seus adversários, diretamente, com uma frase genérica e um exemplo prático do "CORBAN" (kbdlqll = Oferta Sagrada), de preferí-la a própria Lei de DEUS. Traduz tudo no sentido de que toda a ação, por mais aparente que seja como divina, é abolida como preceito humano, sempre que esta contrapõe à Lei de DEUS. No caso em prática, os Fariseus, em nome do culto, abandonam e não sustentam os pais necessitados. FICA A QUESTÃO SERÁ QUE DEUS NECESSITA DESTES DONS, TANTO QUANTO OS PAIS?
REFLEXÃO: Neste ponto o que JESUS perfaz é colocar em análise a Tradição dos Profetas: 'Qual a verdadeira religião e o verdadeiro culto?' É O INTERIOR, o CORAÇÃO. É a verdadeira observância do Mandamento de DEUS: "... AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS, E O PRÓXIMO COMO A SI MESMO ...". CRISTO busca unir em si a RELIGIÃO e a AÇÃO, FÉ e AMOR, MANDAMENTO EXTERNO e OBRIGAÇÃO INTERIOR, na tentativa de denunciar um dos mais graves erros atuais. O que se observa é uma extrema distancia entre a FÉ professada e as atitudes diárias conduzidas. Contra estas atitudes o AT já se erguia com veementes reprovações. Quanto mais JESUS no NT.
DEUS nos chama a uma vigilância continua para impedir que todo o ZELO pela observância da Lei NÃO se torne um veneno de discriminação. Para DEUS somos todos iguais, ninguém pode se arvorar em melhor qualidade do que o outro. Temos uma só filiação, DEUS nosso PAI. E mesmo assim, é apenas ELE quem nos capacita. Triste ficamos, quando observamos que certas pessoas que buscam e ambicionam apresentar-se como exemplos de uma religiosidade, ou pior, senhores de uma verdade, mas, que na verdade vivem a transgredir muito mais a VONTADE DE DEUS. REFLITA. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com