sábado, 12 de março de 2011

LC. 5, 27-32

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Lindo dia para adentrarmos em nossa Oração Pessoal. Observemos Irmãos, que este Novo Tempo (QUARESMA) é exatamente propício ao estímulo de nosso encontro com DEUS. Nos Evangelhos observaremos que a primeira atitude de CRISTO sempre será ir ao encontro do PAI. Também, no AT, Isto era visível na figura de Moisés, que ia sempre para a tenda do encontro. Portanto, fica-nos fácil compreender quando se fala que JESUS é o novo Moisés. Apenas para sedimentar esta pequena reflexão, lembrar das palavras de STO AGOSTINHO: "ORAÇÃO é um encontro com um DEUS que tem sede de nós, para tenhamos sede DELE". Estas são as mais puras palavras de um ser que realmente AMA à DEUS. O Rhema de hoje é "EU NÃO VIM CHAMAR OS JUSTOS, MAS OS PECADORES PARA A CONVERSÃO". Parece um chamado para cada um de nós!!! Sim, inicia-se com um chamado. Em seguida, o sentimento de alegria é tanta que se elabora uma festa, em consequência deste chamado. Posteriormente a este momento de felicidade, ocorre as perseguições, e por fim, vem sempre o auxílio que vem do alto. Gostaria de enfatizzar a cada um de nós algo que brota do coração. SERÁ QUE VOCÊ TEM DEIXADO O CHAMADO DE DEUS BORTAR EM SUA VIDA? VOCÊ ESTÁ ESCUTANDO O CHAMADO DE JESUS PARA A MISSÃO? MATEUS responde imediatamente, não pesa, não discute, não avalia, não duvida e nem questiona. E VOCÊ MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ? OREMOS assim: "Ó DEUS ETERNO e TODO-PODEROSO, olhai com bondade a nossa fraqueza, e estendei, para proteger-nos, a vossa mão poderosa. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, Vosso Filho, na unidade do ESPÍRITO SANTO. AMÉM". LUCAS, inicia seu tema com o chamado dos Discípulos, escolhidos por JESUS dentre os homens do mar para transformá-los em pescadores de homens (5, 1-11). Agora chega-se a vez de um publicano, que sentara em um banco não com intuito de cobrar impostos, mas de escrever uma boa notícia. A figura anunciada por CRISTO é a do médico, não um simples, mas um amoroso que visita seus doentes, cujo intuito é a de purificação da alma pela penitência. O que é são? São aqueles que não necessita de médico. Mas quem se acharia tão perfeito aqui? Se estivesse no mesmo limiar de CRISTO, qual a finalidade de uma pessoa neste estado aqui na terra? 'NÃO TENHO PECADOS!!!'. Talvez alguns possam pronunciar esta questão. SERÁ? Por que estas aqui? Se tua vida é tão pura  e perfeita. Um ser nesta estatura deveria estar ao lado de quem, também, é perfeito. Sendo seres humanos, NECESSITAMOS cada vez mais de um médico que cure nossas feridas.

Na tradição judaica o "Cobrador" é tido como pecador. toma seu ofício por arrendamento da autoridade romana, e se aproveita para enriquecer sobre o seu próprio povo. Para estes, possuem denominação de 'ladrão e colaboracionistas'. O tema colocado por Lucas é CHAMADO e RESPOSTA com ímpeto forte e caracterizador. Uma segunda parte vem o banquete, cujo intuito é caracterizar uma Despedida da vida velha e, também, homenagear o novo SENHOR da VIDA. Disto sobrevêm a rejeição dos rivais (Sl. 104, 21-22; Pr. 29,27). JESUS interpreta as atitudes contrárias com um aforismo. Existem DOENTES que se recusam o auxílio do médico, por se ACHAR SÃO (pensar), que geram obstáculos, e se tornam incuráveis (Eclo. 38, 1-15). A dor acusa a doença, e quem verdadeiramente a entende procura o médico. LEVI é o modelo do PECADOR ARREPENDIDO e PERDOADO que se converte em Apóstolo (ENVIADO).
REFLEXÃO: Ora, a INICIATIVA da SALVAÇÃO VEM de DEUS. Cabe ao homem apenas aceitar e por-se a abandonar seus caminhos para seguir os passos de JESUS. Qualquer pecado cometido NUNCA PODERÁ SE TRASNFORMAR EM OBSTÁCULO. Pois, JESUS PERDOA OS PECADOS. Mas é necessário que o próprio homem utilize-se de sua razão e compreensão, recheada de sua vontade própria, para compreender e RECONHECER o próprio pecado, e que lhe é necessário levantar-se, deixar tudo para seguir uma NOVA VIDA. O banquete representa uma festa, que comemora a esta disposição de VIDA, pois é um marco entre a velha e a NOVA VIDA. fica-nos uma questão! Como um Cristão pode realmente manifestar ter aceito esta NOVA VIDA? Sendo compassivo com os necessitados e preocupando-se com a salvação de todos. A nossa SALVAÇÃO não se deve ao fato de nos afastarmos de quem vive no pecado (pensamento dos Fariseus e Escribas), mas sim, ofertar universalmente a SALVAÇÃO que vem de DEUS. Olhe-se no espelho. Deixe-se fluir na imaginação. Perceba que você é uma rosa plantada por DEUS neste deserto. Está na hora de você desabrochar, abrir suas pétalas. Demonstrar tua beleza cativante (imagem e semelhança). Exalar o perfume da perfeita santidade. Acorde, sejas instrumento de JESUS e do seu ESPÍRITO SANTO. SEJAS A FLOR DE DEUS neste deserto, que chamamos de QUARESMA. MEDITE. DEUS VOS ABENÇOE.



Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com