sexta-feira, 11 de março de 2011

MT. 9,14-15

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Estamos vivenciando um perído de Pré-Quaresma. Agora, iremos vivneciar o Rhema de Mateus: "DIAS VIRÃO EM QUE O ESPOSO LHES SERÁ TIRADO, E ENTÃO JEJUARÃO". AMÉM. Possamos assim rezar juntos: "Ó DEUS, nós vos oferecemos o sacrifício da nossa observância quaresmal para que tenhamos maior domínio sobre nós mesmos e nossas vidas vos sejam agradáveis. POR CRISTO NOSSO SENHOR. AMÉM". O texto complementa o conteúdo da vocação de Mateus ao apostolado. Possui teor de um questionamento, que pode ser feito por nós mesmos. Fala-nos sobre o JEJUM, em que se observa uma austeridade de uns, e um intuito de imposição aos outros daquilo que somos chamados. A resposta é desconcertante. Demonstra que o tempo da vida de JESUS É UMA FESTA DE BODAS, o que não convêm penitência, ainda. Se explora a temática de JESUS-ESPOSO, em semelhança com AT, JAVÉ-ESPOSO de Israel (Jo. 3,29; Mt. 22,2; Ap. 17,7.9). Tudo centralizado sobre uma projeção futura da CRUZ.
O conteúdo é simples e direto. À semelhança de Zacarias (7), observa-se uma consulta sobre a temática do JEJUM mas se busca a simbologia do MESSIAS ESPOSO (Mt. 22,1-14; 25,1-13). O questionamento dos Discípulos de João demonstra um coração fechada as antigas tradições, e mesmo vendo in loci o próprio ESPOSO, não entendem que o tempo é de FESTA. Por isto desnecessária qualquer atitude de expressão de tristeza (Ct. 5,1). JESUS procura explicar-lhes de forma maleável através de uma simbologia conhecida sobre a festa do casamento. Mas, acentua-lhes, no final, um fim concreto e trágico, com a retirada brusca do Servo (Is. 53,8). Deve-se observar, sobretudo, a simbologia das vestes e do vinho (Is. 61,10; Ct. 1). Toma-se por conhecimento que a ECONOMIA ANTIGA não se corrige com REMENDOS. Tão pouco, a NOVA ECONOMIA caberá em odres velhos (Mt. 26,29).
REFLEXÃO: O JEJUM é um sinal de conversão, como também de espera. Para os Judeus tal ato tinha conotação de esperar o Salvador que estaria próximo de vir e executar a libertação do povo. Mas se este ESPOSO estivesse presente, tal atitude seria desnecessária. O seu sentido pleno teria fundamento apenas após a RESSURREIÇÃO, quando este ESPOSO estaria ao lado do PAI a nossa espera. No todo possui conotação de PREPARAÇÃO e CONSTRUÇÃO DO REINO. Neste ponto tem sua posição real de representar o JEJUM uma expressão de tristeza pela separação do ESPOSO e privação de sua presença física em nosso meio. Para isto devemos ter um coração LIVRE de vaidades que nos impedem de sermos DISPONÍVEIS aos apelos de DEUS. Igualmente, devemos ser LIVRES na participação nos sofrimentos dos irmãos, que nos refletem os sofrimentos de CRISTO. Portanto, o JEJUM QUARESMAL tem uma conotação ECLESIAL, em que ela dedica-se à ESPERA e à PREPARAÇÃO. E VOCÊ? REALMENTE ESTA ESPERANDO O SEU ESPOSO VIR? TEM DADO PRIORIDADE, NO TEU CORAÇÃO, À DEUS? OU EXISTEM OUTROS ESPOSOS QUE TOMAM LUGAR PRIORITÁRIO? ASSIM COMO O PROFETA OSEIAS QUE SE CASA COM UMA PROSTITUTA, E BUSCA DEDICAR-SE A ELA, PARA QUE NÃO BUSQUE OUTROS AMANTES. MAS ZELE PELA ALIANÇA FEITA ENTRE SI. DEUS NOS MOSTRA QUE TAMBÉM DEVEMOS LUTAR PARA MANTER A NOSSA ALIANÇA COM ELE. ELE É FIEL. SERÁ QUE SEREMOS TAMBÉM? MEDITE. DEUS TE ABENÇOE.

Um comentário:

Rafaelly (: disse...

Quero parabenizar pelo blog, Guilhardo!É muito bom ter um lugar pra encontrar formação sobre a Igreja, a Bíblia...
Sempre recorro pra aprender um pouco mais!
Agradeço pelo sim que você dá ao Senhor, e também agradeço os comentários que tem deixado no meu blog (Sobre jardins e pensamentos), de coração, obrigada pela força!

POSTs RELACIONADOS

2leep.com