sexta-feira, 29 de julho de 2011

NAVEGAR É PRECISO! NO RIO DA VIDA (1ª PARTE)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Neste dia, diante de algumas palavras partilhadas ontem, no facebook, motivei-me a darmos continuidade a formação pessoal. O tema será sobre o  RIO da VIDA que transcorre em nosso ser. Muitos de nossos questionamentos (QUEM SOU EU?'; 'DE ONDE VIM?'; 'ONDE VOU?) se baseiam na falta de conhecimento da existência deste Rio, que pode ser caudaloso, inconstante, bravio, ou calmo, tranquilo, inoperante. E ainda, perdendo as forças, quase seco em si. Então, pergunte-se QUE TIPO DE RIO CONTÊM MINHA VIDA?. Então pense e medite tais questões, pois é fundamental enraizá-las em nosso coração. Mas, antes de iniciarmos esta formação vamos rezar, rogando a intercessão de alguém que compreendeu a essência deste rio, Santo AGOSTINHO, e com ele, buscar, de forma incessante, abrir uma pequena luz sobre estas perguntas. Iniciemos este dia valorizando nossa vida, agradecendo a DEUS por nossa existência: EU TE INVOCO, MEU DEUS, MISERICÓRDIA MINHA, QUE ME CRIASTE E NÃO TE ESQUECESTE DAQUELE QUE SE ESQUECEU DE TI. EU TE CHAMO À MINHA ALMA, QUE PREPARAS PAR TE RECEBER (...) NÃO DESAMPARES AQUELE QUE TE INVOCA, TU QUE TE ANTECIPASTE, ANTES QUE TE INVOCASSE. (...) VIVE SEMPRE JUNTO A TI NOSSO BEM (...) RETORNEMOS A TI, SENHOR, (...) POIS TU MESMO ÉS O BEM; E NÃO RECEAMOS NÃO MAIS ENCONTRAR O LUGAR ONDE CAÍMOS, POIS EM NOSSA AUSÊNCIA NÃO SE DESTROI A NOSSA CASA, QUE É A TUA ETERNIDADE. AMÉM. (SANTO AGOSTINHO). CONTINUA!


Deste Santo homem (Sto Agostinho), vem a concepção do que significa a nossa história de vida. Efetivou um paralelo desta história com um correr de um rio, que poderia ser calmo e tranqüilo, ou em certas situações, quando a chuva deságua com força e enche suas cabeceiras, torna-se caudaloso, forte, impetuoso. Pense um pouco, se na tua história o rio não se formou assim? Vindo uma tempestade, transformou o prumo do rio de nossas vidas.
Será o nosso passado (nossa história) que constitui o rio, e que o mesmo não pode estar inerte, paralisado. A comparação nos conduz que existe em nossa vida, em nosso rio uma fertilidade, e que a constante movimentação perfaz com que as essências da vida, da germinação alcançe as beiradas deste rio, onde se encontra vida (vegetal e animal). Analise, todos dependem do rio, e desta forma, devemos tratar o nosso passado também.
O rio não para pensando nas beiradas que já passou: ‘Devia ter feito isto ou aquilo lá atrás?’. Veja ele não perde tempo pensando, mas continua sempre vivendo, sempre em movimento seguindo o seu rumo até chegar o seu objetivo. O MAR!!!
Faça estas questões em sua oração: VOCÊ SABE EM QUE DIREÇÃO ESTÁ O SEU MAR? VOCÊ SABE QUEM É O SEU MAR?
 As vezes, o rio poderá fica totalmente congelado, igualmente a nossa vida, tentando congelar as forças das águas que existem em nosso interior, principalmente o passado. Desta forma, ficamos inertes, estáticos, congelados nele, e sempre, sempre, vivemos cada segundo deste passado, pois o rio não mais esta em movimento. O QUE PODEMOS FAZER? O QUE DEVEMOS FAZER? Aqui vem uma questão que sempre perfaço aos jovens: VOCÊ É AUTOR(A) DE SUA VIDA? Se a resposta é positiva, o que você precisa fazer agora, neste instante? A necessidade é colocar em movimento o rio, comece a quebra o gelo da inércia, tome uma posição, ouse, grite, esperneie, não permita que o gelo lhe oprima, AQUEÇA-SE NO CALOR DO AMOR DE DEUS.






Mas se for negativa? Precisamos voltar novamente, começar tudo de novo, a VIDA EM SI é atuante e continua, nunca, simplesmente, passamos, mas renovamos todo o nosso percorrer, como o rio, constantemente passa pelo seu passado, presente e futuro também.
QUAL A TUA DECISÃO? Tudo depende, hoje, exclusivamente de VOCÊ!!!
Quebrar o gelo, eis a ação. Se acertar o ponto critico de um rio gelado, começa uma reação nele, que reage fazendo um trinco em toda a sua extensão, partindo um gelo, e assim, LIBERTANDO-O. Tudo possui início com uma pancada bem forte, exatamente em nossa área critica. Não é simplesmente dar uma pancada, você precisa ter uma decisão, isto te torna inicialmente autor(a): “EU QUERO”. Depois, você, como autor(a), deve saber qual a direção tomar. Então quebrar o gelo significa gerar uma dor. Mesmo que esta ação cause uma alteração, um sofrimento, nossa única saída será ir em direção ao MAR, ou seja, ir para DEUS. Lembre-se desta passagem quando estiver quebrando ogelo da história: “... buscai primeiro o reino de e as demais coisas serão acrescentadas...”.
 O rio sempre vai encontrar obstáculos em seu percurso, mas, mesmo que existam, ele tenta e supera a todos, e como é difícil conter um rio. A sua atitude final sempre será a mesma. ELE MUDA O SEU PERCURSO PARA ATINGIR O SEU OBJETIVO. Incrível, existe um simples desejo dele de prosseguir o seu caminho, ou seja, ir para o mar. Assim também deve ser a nossa vida, e assim, quando entendemos que devemos ir em direção do verdadeiro MAR DO AMOR SUPREMO, nada e ninguém poderá nos reter, mesmo que construam barragens, pois a força que nos rege é o AMOR, o simples desejo de sentir e receber o AMOR Daquele que é a VERDADE.
Espero que este texto possa te ajudar a dar continuidade ao caminho de tua vida. Este rio precioso para DEUS. NÃO DESISTA, MESMO QUE O GELO DA INÉRCIA, DA TRISTEZA, DO DESESPERO POSSA ESTAR A INICIAR. MAS LUTE, QUEBRE O GELO, E COMECE TUDO DE NOVO. POSSO AFIRMAR VALE A PENA CHEGAR AO MAR, ONDE ALCANÇAREMOS O SUPREMO SABOR DA LIBERDADE INFINITA. DEUS VOS ABENÇOE. CONTINUARREMOS ESTA FORMAÇÃO NO PRÓXIMO TEXTO. AMÉM.

Um comentário:

Fl@vyane disse...

É a mais pura verdade,DEUS nos concedeu o rio como exemplo do somos e ao mesmo tempo do necessitamos ser!
Não é questão de esquecer o q se "passou" e sim lutar pelo que está por vir.O encontro com o MAR,o encontro com DEUS!
DEUS TE ABENÇOE E MARIA ZELE POR TI!
Graça e Paz!
Flavyane Cardoso.

POSTs RELACIONADOS

2leep.com