sábado, 30 de julho de 2011

NAVEGAR É PRECISO! NO RIO DA VIDA (2ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Agora neste instante retornaremos a nossa formação pessoal. O tema será o mesmo do artigo anterior (RIO da VIDA). Debruçava-nos sobre o RIO, e nesta convicção, como o rio, que possui uma coragem ímpar de avançar, poderemos perder todos os nossos medos, lançamos fora mesmo, pois temos um só objetivo. É fácil? Não! Precisamos trabalhar esta convicção, este objetivo. Você é quem decide! Você é o autor(a). Precisamos perder os medos, o de Dar, o de perder, etc. Logo abaixo colocar-se-á 5 leis que devem fazer parte da nossa vida, então medite-as, e comece a trabalhar cada uma na sua oração inicial. Porém, como de praxe, vamos iniciar a formação da forma de FILHO(A) de DEUS. Agradeçamos ao PAI por nossa existência com esta oração: EU TE INVOCO, MEU DEUS, MISERICÓRDIA MINHA, QUE ME CRIASTE E NÃO TE ESQUECESTE DAQUELE QUE SE ESQUECEU DE TI. EU TE CHAMO À MINHA ALMA, QUE PREPARAS PAR TE RECEBER (...) NÃO DESAMPARES AQUELE QUE TE INVOCA, TU QUE TE ANTECIPASTE, ANTES QUE TE INVOCASSE. (...) VIVE SEMPRE JUNTO A TI NOSSO BEM (...) RETORNEMOS A TI, SENHOR, (...) POIS TU MESMO ÉS O BEM; E NÃO RECEAMOS NÃO MAIS ENCONTRAR O LUGAR ONDE CAÍMOS, POIS EM NOSSA AUSÊNCIA NÃO SE DESTROI A NOSSA CASA, QUE É A TUA ETERNIDADE. AMÉM. (SANTO AGOSTINHO). CONTINUA!

As cinco leis preconizadas no texto serão as seguintes:
1) ADERIR COMPLETA E INCONDICIONALMENTE AO EVANGELHO;

2) CRER NA PROVIDÊNCIA E GRAÇA DIVINA;

3) CONFIAR E ACREDITAR NO AMOR DE DEUS;

4) EXPERIMENTAR A NOSSA HISTÓRIA DE VIDA SOB A ÓPTICA DE DEUS;

5) DECIDIR DE BUSCAR VIVER CONFORME A VONTADE DE DEUS;

Eis as regras básicas para seguirmos. Desta forma perfaz o Rio de VIDA seguir o caminho, que é ir em direção de DEUS. É um caminho de transformação, em que, primeiramente, deve-se modificar o estado de inércia (gelo), de estratificação (dureza) e frieza, para que o rio se torne cálido e fecundo. Do outro lado, este caminho é feito de muitas exigências, em que ocorre pela força do Rio que caminha, desabamentos de árvores no leito, por não estarem firmemente enraizadas no solo, e pior, buscam mais reter o caminho do rio, do que facilitar o seu percurso. Além disto, os leitos em que o Rio caminha podem estar cheios de entulhos, colocados por terceiros, e por nossa decisão foram abandonados. Estes entulhos podem gerar empecilhos. Por fim, cada um de nós, no discorrer de nossa vida, pode construir barreiras artificiais, que até então, estavam represando a atividade do Rio.
Deste ponto, fica-nos claro que a primeira exigência de liberdade é a NOSSA CORAGEM. Igualmente, requer DISCIPLINA, QUEBRA DE PARADIGMAS (Conceitos) sociais, culturais e familiares. Por fim, necessita de ORAÇÃO, que seria providenciar um verdadeiro ENCONTRO pessoal com o VERDADEIRO AMOR. Mas tudo isto apenas se inicia por você, autor(a) da sua vida.
ANALISEMOS! Onde nasce o Rio de nossa VIDA? Utilizaremos “Jo. 19, 31-34”. Nesta leitura é onde nasce um verdadeiro rio, brota deste coração transpassado de AMOR. Possamos trazer para a nossa realidade. ORE com um coração simples e verdadeiro, e diga, agora, a JESUS, que deseja que a sua vida nasça deste coração transpassado. Que roga, que pede, que suplica para o Senhor de tudo, que a vida nasça neste coração de AMOR. Espere, escute e viva este momento. Amém.
O Evangelho de João nos remete a outra passagem, Ez. 47, 1-12. Agora, antes de continuar a formação, leia-a e medite-a. Faça, agora, um paralelo entre as duas passagens. O que lhe diz seu contexto? Escreva o que você entendeu, depois Partilhe.
Para auxiliar, colocaremos algumas pistas iniciais. Em primeiro lugar, o que chama a atenção é o chamado do Profeta (AÇÃO DIVINA). Depois pede para que ocorra uma ação humana (entrar na água). Você entende que tal pedido da ação humana, deve ser perfeita, concreta, sem ressalvas. De inicio ocorre uma medida, existe uma cautela (tornozelo,, joelhos, depois nadar). Era preciso que o Profeta entrasse totalmente neste rio, nunca com reservas, eis o grande problema em nossas vidas. As experiências anteriores que nos frustram, calcam em nosso psique o medo, de tudo e de todos, sempre temos, agora medidas, porque não descobrimos que em DEUS nunca seremos decepcionados, nunca realmente perdemos. Como diz a palavra: “... aquele que quiser ganhar sua vida irá perdê-la. Mas quem a perdê-la, por minha causa, ganhá-la-a ...”.
A GRAÇA E A PAZ! Muito bom, este conteúdo. Em outro artigo concluiremos esta bela formação. Espero, de coração, que todo este conteúdo possa te direcionar e favorecer um novo estágio em tua vida. DEUS TE ABENÇOE E REZE COM DEUS SOBRE O RIO DE TUA VIDA. AMÉM.

Um comentário:

Simone Andrade disse...

Nossa! Muito boa esta 2º parte.
Conteúdo, de fato, riquíssimo. Não só lembrarei-me destes escritos, mas os porei em prática com minha vida!
Amém, pelo sopro do Espírito ao qual te sopra.
Graça e Paz.

POSTs RELACIONADOS

2leep.com