sexta-feira, 19 de agosto de 2011

COMO BUSCAR A VERDADEIRA ESSÊNCIA DE SER FELIZ!!! (1ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! "... Dai Graças ao SENHOR, porque ELE é bom, porque eterna é a sua misericórdia! (...)". Hoje a Eclesia celebra a memória de S. JOÃO EUDES, Presbítero. Iniciador, doutor e apóstolo do culto litúrgico do Sagrado Coração de JESUS. Fundou a Congregação de JESUS e Maria (Eudistas), que ocupava-se com a direção espiritual dos Seminários.
Na leitura do Evangelho de hoje, observamos que a forma mais concreta de propagarmos a DEUS neste mundo é quando concretizamos, de forma testemunhal, o AMOR DE DEUS, exatamente no amor ao próximo. Disto, fica-nos transparente que a verdadeira essência da Felicidade esta na prática do AMOR, que é a origem e substrrato do DEUS.
Quando observamos e analisamos esta busca universal da FELICIDADE, entendemos que a procura de sua fonte esta sendo erroneamente direcionada. As pessoas, atualmente, depositam o sentido de SER FELIZ nas coisas, no poder e nas pessoas, jamais em DEUS, fonte primordial da Felicidade. Basta-se observar a partir da interpretação do conceito de ser feliz para os entes deste mundoNa verdade, o SER FELIZ nunca será baseado na ISENÇÃO de PERDAS e FRUSTAÇÕES. Mas, do contrário, baseia-se exatamente na EXPERIÊNCIA total de cada uma destas situações!!! Será aquela capacidade de poder enxergar as luzes e cores (ESPERANÇA) que poderão ser agregadas na tela escura (trevas) que se encontra diante de nós. Traduzindo de forma singela, SER FELIZ sempre a capacidade de sabermos EXPERIMENTAR, SABOREAR cada momento de nossa vida. Quem conseguir se superar todo este estágio, desagregando-se de todo os aspectos prisacionais da vida, este(a) será um grande candidato a CONQUISTAR UMA VIDA FELIZ. Serão sempre aqueles que conseguiram VELEJAR no mar da vidamesmo nos momentos de tempestades. Então questione-se: "SERÁ QUE TENHO CONDIÇÕES DE SER FELIZ?". CONTINUE LENDO, VALE A PENA!!!


O grande problema na humanidade, hoje, não são os obstáculos apresentados no caminho. Mas sempre será a escolha deste CAMINHO. O mundo corriqueiramente nos direcionará nas vias da fama, do dinheiro, do poder, do trabalho, do conhecimento e da segurança. Porém, frisa-se que tais conceitos são simples rotas secundárias que nos direcionarão ao caminho principal que é a FELICIDADE. Em suma, estes conceitos jamais poderão substituir o Valor principal,  por terem consistência agregativa. Descrevendo cada um destes conceitos mundanos, poderemos observar que: Quem busca a fama produzirá sempre o assédio, mas jamais eliminará a SOLIDÃO. Quem deseja o dinheiro, conquistará as coisas vendáveis e a miséria da vida. Quem deseja o poder, poderá conquistar o mundo, mas não dominará o seu interior. Quem almeja reconhecido no trabalho, poderá alcançar o rótulo de competência, mas será sempre Líder do seu próprio cemitério. Quem procura mais o conhecimento, poderá falar sobre vários assuntos, menos de si mesmo.
Mesmo vivenciando um período de grandiosos avanços tecnológicos, constatamos que vivemos em uma sociedade doente, que fabrica seus próprios desequilibrios. Tal fato é tão verídico, que a reação predominantemente desenvolvida atualmente é a FUGA. Nós estamos sendo condicionados a nos ESCONDER (máscaras), nos ISOLAR (solidão), REFUGIAR (drogas). É a tão famigerada FUGA da REALIDADE. Na verdade produzimos pessoas CÉTICAS de TUDO e de TODOS.
Como  forma de comparação, podemos enfatizar uma párabola: "Certa vez, uma pessoa tinha dificuldade de dormir, porque vivia em um local extremamente escuro. desta froam, imaginou que sua vida melhoraria se coloca-se neste ambiente uma iluminação adequada, mas não possuia recursos para promever este desenvolvimento. Desta forma, trabalhou com afinco para poder obter os valores necessários, com o objetivo de promover tal mundaça em sua vida. Após conquistar tais recursos, implantou no local a iluminação desejada. Ligou-a, mas para sua surpresa, NÃO CONSEGUIA DORMIR. POR QUÊ? Porque a LUZ lhe revelou a sua própria realidade (sujeira, baratas, ratos, insetos). Apenas decansou quando realizou uma grande faxina interior. Por isto muitos preferem o escuro. COMO NOS ENQUADRAMOS NESTA PÁRABOLA? Quando a LUZ da VERDADE brilha sobre cada um de nós, poderemos aprender a encontrar a FELICIDADE na dor, a ESPERANÇA nas tempestades.
No próximo texto iniciaremos a busca deste CAMINHO prioritário de nossa VIDA. ESPERO que o conteúdo desta formação pessoal possa auxiliar-te a ENCONTRAR O VERDADEIRO CAMINHO DA FELICIDADE. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com