segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM (Conclusão)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום - PAX ET BONUN)! "... Cantai ao Senhor DEUS um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em QUEM o fez (...)" (Sl. 149, 1-2). É com imensa alegria que observamos nova Festividade da nossa Eclesia em relação à nossa MÃE, MARIA. Hoje a se faz MEMÓRIA da Festa 'NOSSA SENHORA RAINHA'. Sabe-se que a motivação da instituição desta festividade transcendeu, e fora intimamente ligada, a outra instituída pelo Papa Pio XII (1944), a do 'CORAÇÃO SAGRADO DE MARIA', cujo intuito era o de harmonizar com a Festividade do 'CORAÇÃO SAGRADO DE JESUS', por serem um só coração (Mãe e Filho). Sendo o FILHO REI, nada mais razoável que sua MÃE tivesse o título de RAINHA. O período escolhido para a festividade esta intimamente ligado ao Dogma da ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, realizando-se oito dias após a Solenidade do Dogma, exatamente, para se colocar em relevo a sua Assunção e Glorificação. Sabendo que a realeza Messiânica é o ESTADO A QUE SÃO DESTINADOS TODOS OS CRISTÃOS, a festividade exalta a condição primeira de MARIA, como MÃE DE DEUS, de forma irrevogável, de obtenção deste ESTADO de REALEZA MESSIÂNICA, por promover , em PLENITUDE, à promessa de JESUS: "... Comereis e bebereis à minha mesa no meu Reino e sentar-vos-ei em tronos para julgar as doze tribos de Israel ..." (Lc. 22,28-30). Se colocarmos a nossa razão e debruçarmos o conteúdo do próprio Evangelho, a conclusão será direta e cristalina: "... o Menino que vai nascer será chamado SANTO, FILHO DE DEUS ..." (Lc. 1,37). Como resultado as palavras proferidas confirmam a sua total OBEDIÊNCIA a  VONTADE de DEUS: "... MARIA, então, disse: Eis a serva do SENHOR, faça-se em mim segundo a tua PALAVRA ..." (Lc. 1, 384). Com tal resposta Mariana, concede-se TOTAL RELEVÂNCIA ao DOGMA DA ASSUNÇÃO e a sua CONDIÇÃO DE RAINHA DOS HOMENS. O SER SERVA DO SENHOR coloca DEUS como único em sua vida, antes de ser Senhora o é SERVA. É um estado profundo de HUMILDADE a quem devemos procurar intensamente IMITAR. É um humilde reconhecimento da VERDADE. A grandeza de MARIA é a sua 'ADESÃO SINGELA e PURA à VONTADE DE DEUS'. Seguindo-se a perfeita harmonia, concluiremos nossa Formação do CONCÍLIO VATICANO SEGUNDO, sobre a CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA "LUMEN GENTIUM". Oremos: "Ó DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, QUE FIZESTES A MÃE DO VOSSO FILHO NOSSA MÃE E RAINHA, DAI-NOS, POR SUA INTERCESSÃO, ALCANÇAR O REINO DO CÉU E A GLÓRIA PROMETIDA AOS VOSSOS FILHOS E FILHAS. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM". CONTINUA a Formação!!!

Como devemos perceber, subsiste uma Índole escatológica, que esta ligada diretamente a nossa vocação dentro da própria Igreja. Tarduzindo: SOMOS CIDADÃOS DO CÉU, e neste caso acabamos por entender que não estamos aqui por um acaso, pois fomos constituídos para uma vida eterna. Disto advêm a obrigação de envidar esforços, a dedicar-nos a nossa vida, frequentemente, guiados pelo ESPÍRITO SANTO.
“... CRISTO, levantado da terra, atraiu todos a si (Jo 12,32). Ressurgindo dentre os mortos (Rm 6,9), enviou aos discípulos o Seu vivificante ESPÍRITO, e por ELE constituiu seu Corpo, que é a Igreja, como sacramento universal de salvação. Estando sentado à direita do PAI, opera continuamente no mundo para conduzir os homens à Igreja e por ela ligá-los mais estreitamente a SI, e fazê-los participantes de Sua vida gloriosa nutrindo-os com o próprio Corpo e Sangue. Por isso, a prometida restauração que esperamos já começou em CRISTO, é levada adiante na missão do ESPÍRITO SANTO e por ELE continua na Igreja, na qual pela fé somos instruídos também sobre o sentido de nossa vida temporal, enquanto com esperança dos bens futuros levamos a termo a obra entregue a nós no mundo pelo PAI e efetuamos nossa salvação ...” (Fl. 2,12).
"Portanto, a era final do mundo já chegou até nós (lª Cor 10,11) e a renovação do mundo foi irrevogavelmente decretada e de um certo modo real já é antecipada nesta terra. Pois já na terra a Igreja é assinalada com a verdadeira santidade, embora imperfeita. Todavia, até que haja novos céus e nova ter
ra, nos quais habita a justiça (2ª Pd 3,13), a Igreja peregrina leva consigo (sacramentos e instituições) a figura deste mundo que passa e ela mesma vive entre as criaturas que gemem e sofrem como que dores de parto até o presente, e aguardam a manifestação dos filhos de DEUS (Rm 8,19-22)” (LG 48).
Por fim, devemos efetivar um esclarecimento ao Culto da Bem-aventurada Virgem Maria, na igreja. Por orientação desta Igreja, mediante toda a sua humildade singular, sua coragem e disponibilidade em abraçar uma missão, além de seu vigoroso "SIM" em fazer, em toda a sua vida, a fazer a VONTADE ÚNICA de DEUS, coloca-se uma profunda devoção e veneração a figura de N. Senhora, como grande Intercessora junto ao seu Filho:
“... Por graça de DEUS, exaltada depois do FILHO acima de todos os anjos e homens, como MÃE Santíssima de DEUS, MARIA esteve presente aos mistérios de CRISTO e é merecidamente honrada com culto especial pela Igreja. Com efeito, desde remotíssimos tempos, a bem- aventurada Virgem é venerada sob o título de MÃE de DEUS, sob cuja proteção os fiéis se refugiam súplicas em todos os seus perigos e necessidades”. "(...) o culto do povo de DEUS a Maria cresceu maravilhosamente em veneração e amor, em invocação e imitação, de acordo com suas próprias proféticas palavras: ‘Chamar-me-ão bem-aventurada todas as gerações, porque fez em mim grandes coisas o Poderoso (...)’ (Lc 1,48). Este culto, tal como sempre existiu na Igreja, embora seja inteiramente singular, difere essencialmente do culto de adoração que se presta ao Verbo Encarnado ...” (LG 66).
Desta forma, damos por encerrado a exposição, de forma resumida, o conteúdo da LUMEN GENTIUM. Espero que tenha sido do agrado a elucidação desta importante Constituição para a composição Eclesial. Quanto a maiores informações, deve-se buscar a fonte. Será sempre importante para os Cristãos adentrarem em seu conteúdo para entender os disciplinamentos que organizam toda a Eclesia Mater. Espero que tenham auxiliado a todos que buscam conhecer melhor o que significa SER CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO. DEUS VOS ABENÇOE.

Um comentário:

claudiomar disse...

PAZ E BEM
É SEMPRE DEIXAR O ESPIRITO SANTO NOS GUIAR PARA ASSIM PODEMOS EVANGELIZAR POIS UM BLOG TB FAZ ESTE PAPEL, É PRECISO ORIENTAR O POVO DE DEUS SOBRE O QUE É GRAÇA E TODA AS SUAS DIRETRIZES COMO HOJE VOCÊ ESCLARECE SOBRE A GRANDE MÃE DE DEUS ELA QUE TEVE UM PAPEL FUNDAMENTAL NA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO.
VALEU PELA MATÉRIA
UM ABRAÇO FRATERNO

POSTs RELACIONADOS

2leep.com