segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

DOCUMENTO DE APARECIDA (Cp. I)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Dando continuidade acerca do Documento de APARECIDA, hoje, desenvolveremos o conteúdo deste Documento no Capítulo primeiro: "OS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS". Como temos conhecimento, a figura de JESUS inspirava a todos que com Fé buscavam a Sabedoria de suas palavras, sua bondade e o poder exalado por ELE nos milagres. Atualmente, conserva-se este mesmo episódio, em que muitos buscam o Senhor (Mc. 1,5). Porém, para se tornar seu Discípulo, deve existir um encontro decisivo e mais importante da vida: o ENCONTRO COM JESUS. Porque sua importância é única e insubstituível, pois ELE o é CAMINHO, VERDADE e VIDA: "... Se não conhecemos a DEUS em CRISTO e com CRISTO, toda a realidade se torna enigma indecifrável; não há caminho e, não havendo caminho, não há vida nem verdade ..." (Discurso Inaugural Pp. Bento XVI, pg. 3). CONTINUA A FORMAÇÃO!!!
Deve-se, portanto, frequentemente envidar-nos em uma constante AÇÃO DE GRAÇAS a DEUS, UNO e TRINO. Em primeiro plano, por nos ter enviados do alto, o ESPÍRITO SANTO, geme em nossos íntimos, gemendo e intercedendo por nós, por intermédio de seus Dons, transformando-nos em instrumentos divinificados. Igualmente, GLORIFICAR  a DEUS, por nos ter dado o Dom da Palavra, com o qual podemos nos comunicar consigo, por meio de seu FILHO, que é sua PALAVRA (Jo. 1,1), comunicando-se conosco como AMIGOS. Também damos GRAÇAS pelas celebrações de FÉ, constante na EUCARISTIA, no Sacramento do PERDÃO, e na figura primordial de MARIA, Mãe Santíssima, modelo primordial da renovada Evangelização. sua primeira Discípula e Missionária. Devemos entender que a "EVANGELIZAÇÃO vai unida sempre à promoção humana e à autêntica libertação cristã" (DI, 3). Esta dignidade é amplamente demonstrada pelos textos bíblicos, que nos narram a essência do projeto inicial, que alterado pelo pecado, fora reconduzido ao seu modelo original, por intermédio do MISTÉRIO PASCAL de seu FILHO, JESUS CRISTO. Recriou-se o Homem, na figura de FILHO, não mais como criatura, garantido-o novos céus e nova terra (Ap. 21,1). Mesmo permeados na figura de Adão, somos chamados a perpetuar a imagem de CRISTO (1ª Cor. 15,45). Portanto, fica-nos bem claro: "... SER CRISTÃO NÃO É UMA CARGA, MAS UM DOM ...".
Neste sentido, é evidente que deve fluir em cada um de nós a ALEGRIA de SERMOS, em JESUS, DISCÍPULOS e MISSIONÁRIOS. Será esta Alegria um antídoto para este mundo. Mas possuí-la, não significa apenas um sentimento de bem-estar egoísta, mas certeza que brota da FÉ. Desta forma, sabemos que nosso maior PRESENTE (que o diga neste período de Advento), será o de conhecer  a JESUS. Eis a essência da Missão da Igreja: EVANGELIZAR, ou seja, devemos cumpri-la seguindo os mesmo passos que CRISTO e adotando suas atitudes (Mt. 9, 35-36), que será demonstrado em nosso SERVIR ao próximo (Fl. 2,8). Em resumo, eis a nossa VOCAÇÃO de DISCÍPULOS e MISSIONÁRIOS. Será em nossa generosidade que será manifesta a generosidade de DEUS. em nossa gratuidade, será demonstrada a gratuidade do Evangelho. Que possamos REFLETIR a que SOMOS CHAMADOS e como devemos DESEMPENHAR esta nossa MISSÃO. SER DISCÍPULO e MISSIONÁRIO será, de forma singela, SER IMAGEM e SEMELHANÇA de JESUS CRISTO em nossa sociedade carente. E ai? VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A SE FAZER ASSIM? DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com