terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PSICOADAPTAÇÃO??? O QUE SERÁ ISTO?


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Nossa FORMAÇÃO PESSOAL será direcionadar a uma verdadeira INTROSPECÇÃO. Relataremos um ramo da psicologia que adentra no estudo da AÇÃO de "PSICOADAPTAÇÃO". Mas o que poderá a ser este tipo de comportamento? (A imagem da Pietá, localizada na Gruta de Sta MARIA MADALENA - FRANÇA).
Na verdade representa um fenômeno da vida psicológica humana. Este fenômeno possui intima ligação com as áreas das emoções humanas: prazer de viver, sensibilidade, criatividade, ansiedade, etc. Por isto, possui, evidentemente, conotações construtivas ou destrutivas, dependendo da forma de atuação na vida pessoal. De forma simples, a psicoadaptação seria a INCAPACIDADE da emoção humana de sentir prazer ou dor diante da exposição de um mesmo estímulo.
A sua forma positiva ocorre quando subsiste a determinados estímulos (traços, descobertas, estilos) que geram uma ansiedade vital, inconsciente e positiva que impulsiona à curiosidade, criatividade e a procura pelo novo, ou seja, gera uma explosão criativa. Traduzindo, o que move cientistas, escultores, pintores e escritores a novas descobertas, criações e experiências? CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!
A sua forma destrutiva ocorre quando em determinado fato ou situação, utilizamos este fenômeno como forma de esquecer situações pesarosas e constrangedoras, que conotam sofrimentos e angústias lágrimas e tristezas. Exatamente em locais de extrema violência, ocorre que a psicoadaptação leva as pessoas a perder a capacidade de se colocarem no lugar do próximo, promovendo outro ciclo de violência. Também ocorre no meio do trabalho, quando as pessoas apenas vivem em um ativismo desenfreado, um ritmo de vida alucinante. Quaisquer excessos de estímulos estressantes podem transformar emoções de pessoas em um terreno árido (FAMA, DROGAS). Nesta armadilha se perde o valor da simplicidade, do contrário, regridem o prazer de viver, entram em crises depressivas e de ansiedade.
A forma destrutiva da Psicoadaptação ocorre pela falta de um Estado Contemplativo. E sua ausência, geralmente, deriva o mau-humor, a irritabilidade, o pessimismo, onde a própria pessoa não consegue, sequer, suportar a si mesmo (doenças auto-imunes, cardíacas, o câncer, etc).
Do contrário, o desenvolvimento da forma positiva deste fenômeno psicológico será o aprimoramento do Dom da Contemplação, que favorece o bom-humor, que deriva uma maior e melhor qualidade de vida.
Como notamos, apesar de todas as dificuldades e estímulos estressantes, o capacitar uma personalidade forte será a de aprimorar uma capacidade de docilidade e serenidade, de paciência e tolerânicia.
Necessário doutrinar uma sensibilidade rica, a de possuir uma capacidade de observação superior. Alinhar em nosso íntimo um poder de análise das personalidades alheias. Por fim, constituir-se de uma inteligência capaz em desvendar e solucionar questões e situações conflitantes.
O verdadeiro e proveitoso estado de PSICOADAPTAÇÃO requer de nós a busca de um topo da saúde psíquica. Será o SABER desvendar o maior milagre, que será a simplicidade de todas as coisas e de todas as pessoas. Será sempre achar tempo para fazer de pequenas coisas da vida um espetáculo aos seus olhos.
QUESTIONE-SE: EMOCIONALMENTE VOCÊ É RICO(A) ou pobre? ÉS UM(A) JOVEM ou VELHO(A) NO TERRITÓRIO DA EMOÇÃO? VOCÊ É UM ESPECIALISTA EM VER DEFEITOS NO ESPELHO? VOCÊ CONSEGUE EXTRAIR DE PEQUENAS COISAS, GRANDES PRAZERES? TEM LIBERTADO A CRIANÇA DE SEU INTERIOR? VOCÊ SENTE-SE PRISIONEIRO(A)? Espero que esta formação possa te auxiliar em teu caminho espiritual. QUE DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com