terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mc. 5, 21-43

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, nesta data adentremos nesta caminhada em busca da verdade. Devemos observar a habilidade de Marcos que nos situa nos detalhes que coloca em sua dissertação. Cada vez mais nos aprofunda no conhecimento de "QUEM É JESUS', exatamente nos detalhes de sua narrativa. Observemos com atenção.
Inicialmente, colocaremos os pontos de detalhes importantes, para depois explana-los com mais profundidade.
Os detalhes insinuados por Marcos são vários. Primeiro lugar, observamos JESUS se locomover via mar, em uma barca. aparece nova multidão. Posteriormente, da vazão a figura de um Fariseu, chefe de Sinagoga, Jairo, que busca algo para outrem. Em segundo plano, a figura feminina, que busca algo, uma cura. Depois, volta-se para Jairo, numa situação de antagonismo. Coloca-se a incredulidade diante de algo impossivel. Será facil permanecer na fidelidade da Fé?
Subsiste a figura de dois milagres, que tem uma temática em comum. Um advêm de Jairo, permeado de uma Fé para obter uma cura, e depois permanecendo neste estágio, por ordenamento de JESUS, a ressurreição. O outro aparece a figura de uma mulher, não identificada, envolvida na fé, pois tinha uma certeza de que "... Se eu ao menos tocar ...". Os verbos usados: VIVER, SALVAR, MORRER são intencionalmente ambivalentes, e estão intimamente ligados com a vida física, como espiritual. JESUS é apresentado como doador da vida física e a sua saúde, bem como a vida espiritual em sua plenitude.
Vemos nos detalhes que JESUS possui o hábito de enfrentar as temperes da agitação do mundo (mar), do qual deve ser seguida pela Igreja (barca). Sempre em direção das necessidades do povo (multidão). Utiliza-se o recurso do caminho, para efetivar uma integração dos dois milagres. observa-se um progresso fatal no estágio da enfermidade da jovem, devido aos obstáculos impostos, redundando no atraso de sua presença. Subsiste um aspecto intencional, em que cura-se uma e deixa a outra perecer. Mas a intenção é dar maior amplitude no milagre que será efetivado.
A figura do Chefe da Sinagoga tem conotação importante, por ser aquele que dirigia as solenidades dos cultos e tinha reconhecimento social. fora agregado no contexto com objetivo de conceder veracidade na autoridade de JESUS, fato comprovado no ato deste representante farisaico se prostar. O nome possui significado de "DEUS ilumina ou suscita".
A tradição antiga acreditava-se que pela imposição das mãos advinha a graça divina, a força vital. Jairo tem ciência e roga a JESUS que efetive este procedimento, derivado no seu pedido em grego: "... se salve e viva ...", com duplo sentido para o homem e a comunidade (Sl. 27,1). JESUS sente a essência da Fé verdadeira no DEUS VIVO no pedido e o atende.
Advêm no caminho os obstáculos prementes da vida (multidão que comprimia). Deste fato agrega-se o novo milagre, interrompe-se uma sequência. Aparece nova figura feminina, que agora tinha conotação de uma profunda exclusão social. sua doença a afastava de toda celebração festiva, pois o sangue que escorria poderia efetivar contaminação a quem se aproximasse dela (lv. 15, 25-31). Perceba o detalhe em Marcos. Assentua o fracasso humano no desempenho da cura e sobressai o pleno poder divino em situações consideradas impossíveis (tocar em JESUS).
A força da Fé da mulher advêm da exclusão de seu medo interior. Sabedora que um simples contato violaria as leis de purificação, misturando-se com as demais pessoas e com JESUS. Ainda mais na presença de um chefe de Sinagoga que deveria zelar pela pureza espiritual, ousa em dar execução o seu intento, tocar em JESUS. Tendo apenas ouvido falar de suas proezas, ultrapassa as barreiras materiais, e acredita que na figura de CRISTO advêm uma força messiânica, que pode providenciar sua cura pelo simples contato, é o tocar em DEUS (At. 19,12). A resposta de CRISTO surpreende, pois confirma a Fé da mulher. Constata que brotou dele uma força prodigiosa, que lhe fora extraida. Ainda mais, lhe trata com carinho e anuencia, chama-lhe de filha. Disto favorece um comportamento de total reconhecimento na essência divina de JESUS (prostação e confissão).
Retorna-se a dar enfase ao primeiro milagre. Coloca-se em foco novo obstáculo para a Fé. A morte da Jovem, não há mais nada a ser feito, não pode ser curada a doença. JESUS responde com enfase. Existe um remédio para a morte: a FÉ. Novamente encontra-se um obstáculo, que surge entre os presentes, seu ceticismo, não conseguem enxergar um poder maior do que a morte (Jr. 51, 39.57; Sl. 13,4; Jó. 14,12), não conhecem o poder de JESUS (EU SOU ... A VIDA - 1ª Cor. 15,55). Retorna-se a vida pelo contato (Sl. 63,9) e por sua ordem soberana.
A base fundamental destes acontecimentos é possuir FÉ, que bate de frente com o ceticismo vigente. Os casos possuem relação com a vida e a fecundidade. O sangue para os Judeus a Vida em si. Marcos assentua um aspecto profundo de EXCLUSÃO SOCIAL, quer em relação a mulher, pela perda do substrato da vida (sangue - Lv. 12,7), quer pela jovem pela perda da função essencial feminina (procriação), pois neste estado de morte, torna-se-a inútil.
Marcos ressalta a figura da Salvação pela intervenção direta e concreta com a pessoa de JESUS (Sacramento de Salvação), pelo contato, por suas palavras e seus gestos que transmitem uma força de cura e ressurreição.
Faz questão de frisar que a cura e a ressurreição são um sinal para quem tem FÉ, na pessoa de JESUS, em que estão presentes o Amor e a Força de DEUS.
REFLEXÃO: Hoje nos é necessário, mais do que nunca, renunciarmos aos conceitos próprios e absolutos. Temos que olhar para a pessoa de JESUS, em sua integralidade. Não vermos de forma superficial, mas concreta. Deixar-se envolver, superar as barreiras interiores (PROSTAR, TOCAR, CONFESSAR). CRISTO permanece no nosso meio, com toda sua força e poder. Precisamos nos desalojar de certos pressuposto e acreditar firmemente que em DEUS tudo é possível. Por isto, as frases de Fé preditas: "... Vem e põe as mãos ..." e "... Se eu ao menos tocar ...", devem estar fundamentadas em nosso coração como verdade única. E assim, a cura e a ressurreição serão providenciadas, assim como a voz forte e poderosa de DEUS vigorará em nosso benefício: "... tudo esta consumado ...". REFLITA SOBRE ISTO. DEUS VOS ABENÇOE.


Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com