quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O MAIOR DESAFIO DA LIDERANÇA É???


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Hoje efetivaremos um aprofundamento sobre a temática LIDERANÇA. Inicemos a enfatizar uma questão basilar: "QUAL O TEU MAIOR DESAFIO?". Esta premissa PODER-SE-IA, responder da seguinte forma: "VOCÊ MESMO". O teor desta resposta pode ocasionar um enorme espanto, porém, é a mais pura das verdades. Em todas as figuras de Lideranças existentes na nossa história poderão confirmar este entendimento. Já dizia um grande ilustrador de histórias animadas (Walt Kelly - www.igopogo.com/we_have_met.htm): "... Encontramos o inimigo, e o inimigo somos nós ...". No grande monumento grego, o Partenon, encontra-se inscrito: "CONHECE-TE A TI MESMO." A maior batalha para conquistar  a Liderança é o de liderar a SI MESMO. Pois em suma, ao efetivarmos uma auto-análise profunda, descobriremos que SOMOS AS PESSOAS MAIS COMPLICADAS DE LIDERAR. Parece um teor cômico, mas nesta batalha nos tornamos inertes, visto que não nos preocupamos com a COMPETITIVIDADE, pois lutamos contra nós mesmos. A causa primordial é que não nos enxergamos do mesmo modo que visualizamos os outros. Ou seja, NÃO POSSUIMOS UMA VISÃO REALISTA DE NOSSAS VIDAS. A situação torna-se cômica, pois temos infinitos dotes de formular conceitos alheios, com uma única exceção: NÓS MESMOS.  O primeiro e verdadeiro passo para alcançar a Liderança passa por uma profunda análise do nosso interior. Questione-se! Geralmente, ao analisarmos situações de terceiros, as avaliamos pelas suas ações. Entretanto, se fizessemos esta análise sobre nós, o ponto primordial seria as NOSSAS INTENÇÕES. Medite, em certas situações em que erramos, não conseguimos visualizar os erros, pois sempre as alicerçamos nas boas motivações ou intenções, e nunca, nunca mesmo, assumimos qualquer culpa. E pior, até acordarmos, já teremos efetivado este erro em uma constância assustadora. Para se alcançar a Liderança, o primeiro aprendizado será aprender a não nos tornar obstaculo para o nosso próprio projeto de vida.
A primeira lição primordial será aprender a ser SUBMISSO á OUTRA PESSOA. Como poderia alguém se tornar LÍDER de individuos, se esta pessoa é incapaz de aprender a OBEDECER? Somente se conhece a essência da Liderança, quem passou pela experiência de liderado. Do contrário, quem nunca experimentou de forma concissa o aspecto de subordinação, viverá uma liderança permeada de orgulho, rigidez, alienação, arrogância e autocracia. Princípio maior é que a verdadeira Liderança exige a compreensão do mundo dos liderados. CONTINUA A FORMAÇÃO!


Outro ponto de aprendizado é o DESENVOLVIMENTO DA AUTO-DISCIPLINA. Tome ciência de que somos responsáveis por todas as nossas ações e decisões. Nunca poderemos conceder a outrem o teor das mesmas. De outra forma, se isto não acontecer, jamais seremos LÍDERES. Será necessário possuir um cárater firmado e desenvolvido, para atuar de forma correta e refrear os erros repetidos. É este o verdadeiro controle, assim dizia o Rei Salomão: "... O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta ..." (Pv. 22,7). Ou ainda: "... O homem sem firmeza de cárater (...) pertence a qualquer coisa que possa fazê-lo cativo ..." (MAXWELL, JOHN C. - O LIVRO DE OURO DA LIDERANÇA, pg. 29).
O terceiro aspecto é POSSUIR PACIÊNCIA. Ser Líder nunca será efetivar AÇÕES IMEDIATAS. Nada de real valor se conquista de forma INSTANTÂNEA. Tudo tem seu tempo, momento. Pois a essência da Liderança não é chegar em primeiro lugar, mas conduzir outras pessoas, com você, até a linha de chegada. Então, uma Liderança comprovada toma iniciativa de diminuir o ritmo para manter uma interação pessoal. Convocar outros para a participação do projeto a ser desenvolvido e manter o desempenho dos mesmo.
O último ponto é a DISPOSIÇÃO DE BUSCAR E ACEITAR CONSELHOS. Existe um provérbio chinês que diz: "... Quando você vir um homem bom, pense em imitá-lo; quando vir um homem mau, olhe para dentro de si e analise seu coração ...". Este comportamenteo de buscar aconselhamento, revela-nos um grande senso de responsabilidade pessoal. Pois deve-se possuir uma ciência de que o Líder não presta, apenas, contas de suas ações. Mas, também, das ações de seus liderados. Portanto, é necessário reavaliarmos o nosso íntimo, antes de questionar o outrem. Desta forma concluiremos com o pensamento de THOMAS J. WATSON (ex- diretor da IBM) : "... Nada é mais conclusivo para provar a capacidade de liderança de um homem que as ações empreendidas, dia após dia, para liderar a si memso ...". MEDITEMOS E REFLITAMOS SOBRE A NOSSA LIDERANÇA. DEUS NOS ABENÇOE RICAMENTE.

Um comentário:

Elvis Barbosa disse...

Elvis Barbosa:
Muito interessante essa postagem, pois, em consonância com o exposto na postagem, "é mais fácil conquistar reinos inteiros que dominar o próprio corpo".
Gosto muito de acessar seu Blog.
Concordo muito com o conteúdo dessa postagem e assimilo com o que Ir. Marli Fidelis dizia: "O líder tem que pedir muito que o Espírito Santo alargue sua garganta, pois muitos são os sapos que por ela hão de atravessar".
O Lider verdadeiro é aquela que carrega consigo o carisma de acolher multidões.
Abraço Forte.

POSTs RELACIONADOS

2leep.com