quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MC. 9,41-50

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Hoje é DIA de ADORAÇÃO. Momento de nos entregarmos totalmente ao Senhor. O MANÁ VERDADEIRO, que veio do Céu, para satisfazer tudo o que somos, transformando-nos em belo ornamento para receber o maior tesouro de nossas vidas. Marcos coloca o seguinte Rhema: "É MELHOR ENTRAR NA VIDA SEM UMA DAS MÃOS, DO QUE, TENDO AS DUAS, IR PARA O INFERNO". Forte esta colocação, não! Este trecho coloca 4 ditos do próprio JESUS. contêm exigências do próximo, que devemos procurar satisfazer, que sejam: 1) Não induzir os fracos para o mal; 2) Tomar os devidos cuidados contra as tentações; 3) Tomar cuidado com o engano de si mesmo; 4) Deixar-se purificar pelo fogo da dor e da provação, para alcançar a Salvação.

Marcos coloca-nos que não devemos perder nunca o sal do nosso entusiasmo apostólico, pois apenas seremos felizes e viveremos em paz se possuirmos tal sal desta bela doutrina cristã. Nos detalhes do texto, Marcos inicia com o conteúdo sobre a água. è um bem extremamente importante para a localidade. Sabemos hoje que o Homem necessita sempre ingerir elemento, pois sua essência (75%) é constituida por ela. Naquela região de dificil acesso, quando era arduo a conquista de um poço (cf. encontro com a samaritana), a concessão de um copo tinha lá seus obstáculos, em que JESUS coloca a disponibilidade de fazer a desconhecidos já recebe dos céus a grata recompensa. Quanto mais para aqueles que serão encarregados de evangelizar. Observa-se uma ligação verbal (... em atenção de ...), cujo intuito é gerar MOTIVAÇÃO. Outro detalhe são a identidade daqueles que doam, pois são NÃO CRISTÃOS (... de CRISTO ... = Cristãos).
Depois parte para o que não se deve efetivar, como pessoas que são 'de CRISTO'. Permeia no verbo TROPEÇAR, que tem significado agregado com a FÉ, ou seja, esta queda direciona a PERDA, e já define quem serão as vítimas diretas que permearam a agravante punição, os 'PEQUENOS QUE CRÊEM'. Detalhe é como será efetivada tal punição, onde a pedra de moinho se consistia em uma peça dimensões excomunais, quase do tamanho de uma casa, utilizada para esmagar as oliveiras. Então, a pessoa culpada seria triturada e lançado no mais profunda distancia da luz, extremamente agravante tal punição. Continua nos detalhes Marcos. Agora direciona que a queda pode vir de si mesmo. Coloca a anatomia humana em figuração, tem valor simbólico. As mãos instrumentos de trabalho, no âmbito material, mas também de bençãos, cura e resgate, no âmbito espiritual. Os pés que são firmeza e fortaleza no tópico material, mas fontes de missão e evangelização no espiritual. Por fim os olhos, que direcionam a sabedoria e conhecimento material, mas que também são fontes de misericorida e sabedoria espiritual. Estes instrumento em si são bons, mas podem ser pervertidos por um objeto ou inclinação do próprio homem. O olho que olha com cobiça, a mão que pega o que não lhe pertence (Gn. 3,6), o pé que se direciona por um mau caminho. A gravidade é tanta destes pecados para DEUS, que se faz um paralelo a Lei de Talião ou código de Hamurabi, em que se corta, arranca-se tudo que não se presta. É um castigo de mutilação para se precaver contra a perda da FÉ ou da indução a terceiros destas atitudes maléficas. Descreve-se no fim, o local que se direcionarão todos que infligirem os devidos preceitos, serão lançados como ofertas de sacrifícios humanos, prática comum dos pagãos na Geena (Jr. 7,32; Is. 66,24)
No fim do texto existe um detalhe de Marcos que busca doutrinarmos sobre a necessidade de PURIFICAÇÃO, faz um paralelo entre o Sal e o Fogo. A prova desta purificação é o fogo para quem resiste, cujo intuito é a CONSERVAÇÃO. Deve-se superar de todas as formas todo este processo seletivo. O paralelismo fogo/sal deve-se a este ser utilizado em ALIANÇAS, onde a sua aprtilha significaria uma PURA AMIZADE (Mt. 5,13).
REFLEXÃO: Hoje podemos mencionar que estamos sobre este estágio de PURIFICAÇÃO. O nosso lar, casa, a Santa Igreja, cerca a todos com amor aqueles que são afligidos pela fraqueza humana, por isto ela não julga a ninguém (assim deveria), reconhecendo nos pobres e sofredores (vai além do aspecto material) a prória figura de seu fundador, JESUS CRISTO, e ajudando-os, se faz ao próprio Senhor (LG 8).
O grande escandalo atual é a falta de um TESTEMUNHO AUTÊNTICO, daqueles que deveriam ser os primeiros a reflitir a essência de JESUS. subsiste o escasso senso social, uma demonstrada ética 'individualista', que nos direciona a um serviço mais adornado de uma doutrina ateista. Chega-se a um cume de que se "mais encobrem do que revelam a verdadeira face de DEUS e da Religião" (GS 19).
DEUS pede, posso na minha pequena reflexão, SUPLICA para que o verdadeiro SAL, que são os Cristãos que buscam na caridade, na esperança e na pura FÉ, DIFUNDIR o ESPÍRITO de DEUS, para animar, cada vez mais, os pobres, mansos e os construtores da paz, que no Evangelho são denominados de "BEM-AVENTURADOS" (LG 38). HOJE, SOMOS SAL OU FOGO? TEMOS OFERTADO A DEUS AS LIMITAÇÕES? OS OLHOS DIRECIONAM MAIS PARA AS FALHAS ALHEIAS? ESTAMOS TENDO CORAGEM DE OLHAR NOS ESPELHOS DA VIDA? AS MÃOS TEM TRABALHADO PARA O REINO OU PARA SI? SERVEM MAIS PARA APONTAR OU PARA APOIAR? E OS PÉS, ESTÃO FIRMES NA EVANGELIZAÇÃO OU SÃO INSTRUMENTOS DE TROPEÇO? REFLITA. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com