sábado, 5 de fevereiro de 2011

MC. 6,30-34

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos em CRISTO, vamos dar continuidade a nossa lectio Divina. Adentremos profundamente nesta caminhada com Marcos, para podermos encontrar com nosso DEUS salvador. Neste dia, celebramos o ofício de memória de Santa Águeda, virgem e mártir. O culto particular desta siciliana iniciou-se em Catânia, por ser o local mais provável de seu martírio, no tempo do Imperador Décio. Já no séc. VI seu culto alastrou-se de forma universal. Desta forma devemos rogar sua intercessão. STA ÁGUEDA ROGAI POR NÓS.
O Rhema utilizado por Marcos nesta passagem será "ERAM OVELHAS SEM PASTOR". Neste episódio constatamos uma continuidade do Evangelho de quinta-feira, quando JESUS envia seus Apóstolos, dois-a-dois para evangelizar. Inicialmente observamos o retorno de seus enviados. Estes retornam felizes desta missão. E de forma imediata querem expressar os acontecimentos para seu Mestre. Como sua fama, CRISTO, já estava ultrapassando suas expectativas, ELE os convida a irem ao deserto paa se recolher e repousar. Mas, como um povo sedento, a multidão busca incessantemente a presença de JESUS. Eis um detalhe que Marcos conota no texto, faz relembrar algo do AT, quando o povo no deserto seguia Moisés para ser saciado a sua fome com o Maná, e CRISTO é o novo Moisés, e ELE quer da mesma forma saciar a fome de seu povo.
A intenção de Marcos é evidentemente eclesial. Notamos que os Apóstolos tomam atitude de prestar contas de sua atividade (At. 11, 1-18). Que é, de imediato, efetivado um convite a solidão e descanso. As informações que são adicionadas direcionam-se sempre para as atividades missionárias dos enviados. Em que devem efetivar o distanciamento dos guias vigentes do povo e a abertura em prol dos pagãos (esquema eclesial).
Marcos demonstra que o cuidado expressado por JESUS para com o povo o faz distinguir das técnicas e ações dos guias fariseus. O povo consegue enxergar em CRISTO uma autenticidade do cuidado de DEUS, por isto mesmo em uma região despovoada, o povo busca seus ensinamentos e palavras. O ofício de Pastor efetivado por JESUS é eivado de cuidado e compaixão (Nm. 27,17; Zc. 10,12; 1ª Rs. 22,17).
REFLEXÃO: JESUS é o novo Moisés, que no deserto da vida proclama a nova Lei, não de pedra, mas de sangue e carne, de vida. Concede o alimento que o povo necessita, o Maná verdadeiro, como também sabe guiar o povo para a terra nova, prometida. Os que o seguem não são povo, nem rebanho. Disto vem sua misericordia, se comove profundamente, pois não sabem o que lhes falta na verdade, como nem sabem o que querem. Estão perdidos neste deserto que se chama 'mundo'.
Falando de um Reino de Amor perfeito, faz com que os corações, outrora endurecidos, se abram, e seus espíritos aderem a ELE. Disto suas vidas tornam-se saciadas, primeiramente por suas palavras, depois no aspecto material que veremos na multiplicação dos pães. Depois desta experiência, atraídos e saciados (palavra e pão), eles reconecem a JESUS como Pastor e o buscam e se aconchegam ao seu redor, fazendo-se seu rebanhoe povo.
E NÓS? TEMOS APRENDIDO DE CRISTO A PROMOVER ESTE MESMO MOMENTO NA VIDA DE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS? TEMOS SACIADO SUAS VIDAS COM O VERDADEIRO MANÁ? SE SOMOS DISCÍPULOS, TEMOS UM POVO A SER CUIDADO? HOJE, JESUS NOS CHAMA A OLHAR COM CUIDADO E COMPAIXÃO A UM POVO QUE NÃO SABE O QUE É E NEM SABE O QUE QUER? MEDITE SOBRE ISTO. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com