sexta-feira, 16 de março de 2012

O SENTIDO DO AMOR = DOAÇÃO!!!


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA. BENDIGAMOS AO SENHOR. GRAÇAS A DEUS! Nossa Reflexão de hoje, basear-se-á no texto do Evangelho de Mc. 12, 28b-34. 'Qual seria o verdadeiro significado palavra AMAR?'. A palavra AMOR, hoje de muitos modos expressada, em músicas, filmes, livros, REPRESENTA O SEU REAL SENTIDO EM NOSSAS VIDAS?  O SEU SIGNIFICADO EXPRESSO PELOS LÁBIOS HUMANOS, DÃO VAZÃO A AQUILO QUE VERDADEIRAMENTE ESTÁ SENTIDO?. O que notamos, que diferentemente do nosso português (que conotou uma única palavra para expressar o sentimento), os Gregos especificaram o sentindo deste sentimento em 35 palavras distintas, que qualificaram as diversas formas de AMAR (Paternal, Maternal, Matrimonial, Amizade, Profissional, Parentesco, etc.). Enquanto em nossa vida uma única palavra expressa o que sentimos por todos, os Gregos antigos tinham a preocupação de saber distinguir que tipo de AMOR estava agregado ao sentimento. No contexto da própria BÍBLIA, relata-se três tipos de expressões do AMOR, como muitos de nós já conhecemos: ÁGAPE, FILIA e EROS. O AMOR mais expressado e difundido no contexto da Bíblia é o primeiro, que possui significado do AMOR PERFEITO, daquele expresso consistentemente por DEUS a cada um de nós. O segundo tipo de AMOR, que expressa o sentimento de nossas inter-relações humanas, o da amizade, consta em menor escala nos textos bíblicos. Por fim, o último tipo de AMOR abordado na Bíblia (pouquissimas vezes), que expressa a nossa AFETIVIDADE e SEXUALIDADE humana. Vale, por questão de entendimento, diferenciar o erro craso de comparar o AMOR EROS, com a genitalidade. A afetividade é expressa pelo estado de relacionamento que atribuimos a alguém que sentimos uma interação mais profunda. A sexualidade, se assemelha a afetividade, porém, adentra no sentido de SER HOMEM ou MULHER, dos desejos, interesses e atração ao sexo oposto. Enquanto a genitalidade esta no fato de termos um interesse e atração ao aspecto carnal do outro, ou seja, a copulação em si, ou melhor o ato sexual. Portanto, o dito AMOR EROS não tem afinidade alguma com a GENITALIDADE como muitos pensam erroneamente (espero ter definido facilmente). CONTINUAÇÃO REFLEXÃO!!!




Efetivados os possíveis esclarecimentos, podemos arvorar que o SENTIDO DO AMOR possui um inter-relação com o AMOR ÁGAPE. Sendo este definido como o AMOR PERFEITO, conotamos antecipadamente de que NÃO PODEMOS ATINGIR TAL GRAU DE AMOR. Porém, faz-se necessário arvorarmos em sentido pleno para podermos identificar a POSSIBILIDADE DO SER HUMANO EXPERIMENTAR E DOAR O AMOR ÁGAPE. Como já nos é sedimentado na Palavra de DEUS, somos "IMAGEM e SEMELHANÇA de DEUS" (Gn.1).Ora, e sendo DEUS AMOR (1ª Jo. 4), sendo toda a sua essência permeada no AMOR PLENO ou ÁGAPE, e sendo nós 'IMAGEM e SEMELHANÇA', fica-nos subtendido que somos, também, constituídos deste mesmo AMOR ÁGAPE. A prova fundamental desta assertiva é que JESUS, FILHO DE DEUS, e FILHO DO HOMEM, expressava em toda a sua vida pública, este mesmo tipo de AMOR ÁGAPE. Desta forma, somos também capazes de experimentar e doar o primeiro e mais essencial tipo de AMOR. Portanto, o sentido do AMOR é viver e fazer acontecer o AMOR ÁGAPE em nossas vidas. Neste diapasão, não contraria o Evangelho joanino (cap. 21), em que consta o confrontamento de JESUS e PEDRO, em que CRISTO questiona a seu Discípulo se ele o ama. Na ânsia de se esboçar uma tradução normativa, perdeu-se muito da essência deste encontro. Na verdade, subsiste um questionamento a PEDRO se ele seria capacitado a AMAR de forma PERFEITA (ÁGAPE), e em resposta, Pedro coloca seu AMOR na esfera limitada, humana (FILIA). Entretanto, olhando nos olhos de DEUS humanizado, JESUS, Pedro cai em si e percebe que sendo IMAGEM e SEMELHANÇA possuia CAPACIDADE de VIVER, EXPERIMENTAR e DOAR o AMOR PERFEITO que vêm de DEUS.
Desta monta, a interação do AMOR PERFEITO em nossas vidas acontece sempre quando vivenciamos o olhar direto em DEUS (Adoração)DEUS É AMOR, porque simplesmente se doa. NÃO RESTRINGE O SEU SER AMOR. É ORIGINAL, MISERICORDIOSO, FORTE, por que se dá CONTINUAMENTE, SEM RESERVAS. Fato comprovado, pelo ato de DAR O QUE LHE ERA MAIS VALIOSO, SEU FILHO AMADO por nossa causa. O SER AMOR designa uma ATO SIMPLES DE DAR. Como todo o Pai, DEUS, tem muito orgulho de cada um de nós. E o sendo nosso PAI, ELE sempre deseja o melhor, efetiva os melhores projetos e busca dar-nos o que há de maior valor em nossas vidas. ELE DOA-NOS TUDO O QUE TEM, sem esperar nenhum retorno. POR QUE DEUS É AMOR! E DEUS se expressou concretamente tudo O QUE É no próprio JESUS. E CRISTO explanou isso ao dizer a Felipe: "... a quanto tempo ando convosco, Felipe, e tu não me conheces. QUEM ME VÊ, também VÊ O PAI ...". Traduz-se que em sua vida JESUS era a EXPRESSÃO TOTAL DO AMOR ÁGAPE DE DEUS. Quis enfatizar em CRISTO que somos capazes de SER esta IMAGEM e SEMELHANÇA de DEUS. SIM! PODEMOS AMAR PERFEITAMENTE. É neste sentido que o Evangelho de Marcos nos fala: "... Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força ...", ou seja, SE DOAR TOTALMENTE EM DEUS. Da mesma forma que ELE perfaz em Nós em JESUS CRISTO. E completa, que para vivermos verdadeiramente, devemos ser como JESUS, expressar este AMOR ÁGAPE no mundo: "... e AMAR O PRÓXIMO como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios ...". Portanto, o verdadeiro sentido do AMOR, não é apenas expressar um vernáculo, mas, SIM, DOAR TODA A SUA VIDA EM BENEFÍCIO DO PRÓXIMO, e CRISTO confirma: "... VAI E FAZE O MESMO ...". Com isto, acontece que o REINO DE DEUS vive em nosso meio, especificamente, EM NÓS. JESUS afirma isto: "... TU não estás longe do REINO de DEUS ...". Bem aqui fica a dica para a Quaresma. Poder-me-ia enfatizar com mais conteúdo, mas , não caberia neste post, porém, creio que basta para a reflexão de hoje. QUER VIVER FELIZ? QUER VIVER NO AMOR PLENO? COMECE A SE DOAR. POIS É DANDO QUE SE RECEBE, dizia S. FRANCISCO. Rogo a intercessão do Doutor do AMOR, SANTO AGOSTINHO, que viveu numa intenção doação de vida, por experimentar o AMOR ÁGAPE DO PAI, para que nesta Quaresma possamos VIVER e EXPERIMENTAR o sabor de QUANTO SOMOS REALMENTE AMADOS POR DEUS. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com