segunda-feira, 19 de março de 2012

DOCUMENTO DE APARECIDA (Cp. VII)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! GRAÇAS A DEUS! Hoje, iniciaremos um novo Capítulo do Documento de APARECIDA. Vamos dar início ao Capítulo VII: "A MISSÃO DOS DISCÍPULOS A SERVIÇO DA VIDA PLENA". Como essência a IGREJA é MISSIONÁRIA POR NATUREZA, por que tem origem na MISSÃO de JESUS e do ESPÍRITO SANTO. O que difere primordialmente é o conteúdo do seu anúncio, que JESUS veio ao mundo para nos FAZER PARTICIPANTES da NATUREZA DIVINA (2ª Pd. 1,4). Sabemos, pelo conteúdo deste anúncio primário, que a missão do CRISTO é MANIFESTAR O IMENSO AMOR DO PAI, que através deste PERFEITO AMOR, somos transofrmados, por adoção, em FILHOS DO ALTÍSSIMO. Está é a forma primordial do anúncio, ou QUERIGMA, que convida a tomar consciência do verdadeiro amor vivificador de DEUS. Desta forma, necessitamos ANUNCIAR e ESCUTAR esta essência basilar do anúncio. Como sabemos, o Discípulo de DEUS nasce do BATISMO e RENASCE PELO SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO. Cada Discípulo RENOVA em cada celebração EUCARÍSTICA sua Alainça de AMOR em CRISTO,com o PAI e com os irmãos (pela Palavra anunciada e pela EUCARISTIA). Entretanto, podemos recusar essa Vida Nova (Jo. 5,40), ou poderemos não perseverar no caminho (Hb. 3,12-14). Desta forma ficamos a consciência que o ANÚNCIO DE CRISTO sempre será um CHAMADO A CONVERSÃO. CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!


Viver em JESUS sempre se espera um TESTEMUNHO de SANTIDADE e COMPROMISSO. Pois, fica a ciência de que quando DEUS PEDE MAIS, é porque TEM MUITO MAIS A OFERECER A NÓS.
Se CRISTO ofertou seu Reino a TODOS, por si, oferece uma alimento para o caminho. A EUCARISTIA que o centro de nossa vida (Jo. 6,57), pois nossa vida cotidiana se converte em uma MISSA PROLONGADA. Mas, deve-se ter um conhecimento de que os DONS de DEUS requerem de seu Discípulo uma disposição adequada, exigindo de nós um espírito comunitário. Deve-se ficar claro que a AMIZADE DE DEUS não exige a renúncia de nossos desejos, por que DEUS AMA A NOSSA FELICIDADE (1ª Tm. 6,17). Que em CRISTO inclui comer juntos, o entusiasmo de progredir, o gosto do trabalhar e aprender, a alegria de servir. o contato com a natureza, entusiasmos de projetos, a rpazer de uma sexualidade vivida nos moldes do Evangelho. E que se verifica o encontro do Senhor em muitas de nossas alegrias de nossa vida existencial. Mas o consumismo hedonista e individualizante coloca a vida humana em função de prazeres imediatos e sem limites. Mas DEUS nos convida a valorizar as coisas e a progredir, prevenindo-nos sobre o ACUMULAR (Mt. 6,19; 16,26). O que sabemso é que, na verdade, o Reino de VIDA se torna incompatível com as situações desumanas (1ª Jo. 3,14), em que "... a inseparável relação entre o AMOR de DEUS e o AMOR ao próximo ..." (DCE 16). Por isto cabe ao Discípulode CRISTO a preocupação por desenvolver estruturas mais justas e a transmissão de valores sociais do Evangelho. Não se concebendo uma oferta a JESUS sem dinamismo de liberdade integral, humanização, reconciliação e inserção social. Toda a VIDA é um ofertar-se (Jo. 12,25), em que a VIDA SÓ FLORESCE e AMADURECE, QUANOD É ENTREGUE PARA DAR VIDA AO OUTRO, isso é MISSÃO. E seu conteúdo é a oferta da vida plena para todos. Eis o conteúdo fundamental desta missão, a Doutrina, Normas, Orientações éticas e Atividade Missionária das Igrejas, que deve ser uma forma atrativa de vida mais digna. Que cada comunidade cristã transforme-se em um centro de irradiação da VIDA em CRISTO. Que aconteça um NOVO PENTECOSTES que nos livre do cansaço, da desilução, da acomodação. Que subista uma vidna do ESPÍRITO SANTO que renove a ALEGRIA e a ESPERANÇA. É imperioso assegurar CALOROSOS ESPAÇOS DE ORAÇÃO COMUNITÁRIA QUE ALIMENTE O FOGO DE UM ARDOR INCONTIDO (REAVIVA RCC - Jo. 17,21). Tendo sempre a EUCARISTIA como FONTE e CUME de toda a atividade Missionária. Por isto necessário INVOCAR O ESPÍRITO SANTO, para que ocorra o TESTEMUNHO de proximidade.
Devamos fixar os olhos em MARIA, imagem perfeita da discípula Missionária (Jo. 2,5). Devemos estar atentos à escuta do Mestre, e ao redor DELA (Mt. 28,19).
Pede-se a RENOVAÇÃO MISSIONÁRIA das Comunidades. E isto perpassa pela conversão pessoal, que desperta a capacidade de submeter tudo a serviço da instauração do Reino da Vida. os Bispos, Presbíteros, Diáconos, consagrados(as), Leigos(as) são chamados a ssumir a atitude permanente de CONVERSÃO PASTORAL, qu implica em escutar e discernir (Ap. 2,29). É necessário a ação do ESPÍRITO SANTO para a renovação eclesial, que implica em reformas espirituais, pastorais e institucionais. Será na conversão dos pastores que nos levarão a viver e promover uma espiritualidade de comunhão e participação. Esta Conversão Pastoral, anunciada, requer que as Comunidades eclesiais sejam comunidadesde Discípulos e Missinários, que nasce a atitude abertura, de diálogo e disponibilidade de promover a CO-RESPONSABILIDADE e PARTICIPAÇÃO efetiva de todos os fieis na vida das comunidades. Como modelo observamos as primeiras comunidades cristãs, que souberam buscar novas formas para evangelizar de acordo com as culturas e as circunstâncias. A Conversão Pastoral vai além de uma pastoral de mera CONSERVAÇÃO para uma verdadeiramente MISSIONÁRIA, imbuida de um ARDOR que se manifeste na Igreja, a figura de MÃE que vai ao encontro, uma casa acolhedora, uma escola permanente de comunhão missionária. Portanto, deve-se chamar os leiogs para participarem do discernimento, da tomada de decisões, do planejamento e da execução. Esse projeto Diocesano exige acompanhamento cosntante dos Bispos, Sacerdotes e Agentes pastorais. Sendo aconselhável a setorização em unidades territoriais menores, com equipes de animação e coordenação que permitam maior proximidade compessoas e grupos.
Por fim, devemos ir além de nossas paredes. formar-nos como Dsicípulos Missionáriso sem fronteiras, aberto a todas as culturas e verdades. Estar dispostos a ANUNCIAR a CRISTO onde NÃO É ACEITO, com a VDIA, com AÇÕES CONCRETAS e com a PROFISSÃO DE FÉ e a PALAVRA.
Com o exposto, concluimos este Capítulo, e em novo post, retornaremos com o CapítuloVIII do DOCUMENTO DE APARECIDA. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com