quinta-feira, 15 de março de 2012

GRUPO DE ORAÇÃO (Cp. VI - Conclusão)



GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, estaremos desenvolvendo o último Capítulo da Formação Básica GRUPO DE ORAÇÃO (3º Módulo da formação Básica). O tópico a ser desenvolvido inicialmente, será o GRUPO DE PERSEVERANÇA. Dando continuidade as possíveis souções das dificuldades no Grupo, buscaremos soluções para o d) SILÊNCIO NA PERSEVERANÇA. Podemos lidar com o silêncio, sem temer as pausas, pois, nos é necessário um certo tempo para agregar as ídeias. Também observamos que o silêncio possa possuir uma conotação positiva, de que se está assimilando o conteúdo repassado. Outro importante, está no momento das questões. Seria o momento do condutor dizer claramente que desconhece a resposta da questão atribuída: e) Responder sem responder. Será o conhecido "não sei". Não deve existir qualquer tipo de receio, muito menos efetivar qualquer outro meio que possa a vir ser prejudicial no futuro (mentiras, etc.). Deve-se enfrentar o caso de realmente não possuir condições de deixar perguntas sem resposta. Outra situação que exige muito dos condutores da Perseverança são os f) Assuntos controversos. Sempre que se tem um enorme interesse na participação do Grupo, alguns temas estarão sempre em pauta. Porém, sempre será necessário nunca DAR INFORMAÇÕES SUPERFICIAIS. A forma correta de se tratar tais assuntos será sempre se arvorar na doutrina da Igreja. Em caso do DESCONHECIMENTO desta Doutirna e de algo correlato, deve-se, educadamente, SUGERIR que se adie a discussão do tema para outro momento, ou melhor, sugerir como trabalho extra para que se pesquise o assunto na doutrina por partes dos participantes, e agregue-se uma nova aula com os resultados obtidos, proporcionando uma discussão salutar e substanciada com fatos concretas. CONTINUA FORMAÇÃO RCC!!!


Outro fator comum nas Reuniões serão as g) APÁTIAS NAS REUNIÕES. Como sabemos, tudo decorre da atitude do Líder. Deve ser o primeiro a SER ESTIMULADOR, DESBRAVADOR, deve rezar pedindo entusiasmo. Deve existir em seu íntimo uma busca incessante de SUPERAÇÃO. Por isto a escolha do condutor deve ser baseado em sua história de vida, de luta e estímulo pessoal nas questões de sua própria vida.
Para concluir, buscaremos esclarecer a Fundamentação Doutrinária sobre o tema 'GRUPO DE PERSEVERANÇA'. A Christifidelis Laici (n.º 60), assim versa: "... É urgente a formação doutrinal de todos os Fieis, seja para o maior dinamismo da Fé, seja para iluminar com critérios evangelizadores os graves e complexos problemas do mundo contemporâneo ...". A CNBB em seu Documento n.º 53 (n.º 36 e 37), alude "... Dê-se especial importância à formação bíblica que ofereça sólidos princípios de interpretação. Estimule-se a prática da leitura orante da Bíblia (Lectio Divina), fazendo dela fonte de inspiração de nosso encontro com Deus e com os irmãos ...". Também confirmada pela Christifldeles Laici: "... A formação doutrinal dos fiéis leigos mostra-se hoje cada vez mais urgente, não só pelo natural dinamismo de aprofundar a sua fé, mas também pela exigência de ‘racionalizar a esperança’ que está dentro deles, perante o mundo e os seus problemas graves e complexos. Torna-se, desse modo, absolutamente necessária, uma sistemática ação de catequese, a dar-se gradualmente, conforme a idade e as várias situações da vida, e uma mais decidida promoção cristã da cultura, como resposta às eternas interrogações que atormentam o homem e a sociedade hoje ...". Por fim, deve-se observar o Documento n.º 61 da CNBB (n.º 289), que assim se expressa: "... Os movimentos eclesiais (RCC), trazendo a contribuição do seu próprio carisma (...), cuidem da formação de seus membros, pondo sua organização a serviço da evangelização ...".
Deve-se possuir uma consciência NOVA, em busca da Formação, gerando, como consequência um entrosamento e uma perseverança. Deve-se ter em mente que é MISSÃO da RCC, em seus trabalhos no Grupo de Oração, desenvolver o reconhecimento de cada componente como BATIZADO (ESCOLHIDO). E desta forma, CHAMADO a EXERCER , com sua VIDA, o SER PROFETA, REI e SACERDOTE: "... Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim, também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim ... Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos tomeis meus discípulos ..." (Jo. 15, 4.7-8). Tomada esta consciência fundamental, e aplicada no GO, especificamente, na PERSEVERANÇA, será a força impulsionante que desencadeará a atração de novos componentes. Um grupo de perseverança poderá ser testemunha, um indicador de uma experiência onde cada um encontrou o amor misericordioso de JESUS CRISTO feito realidade acessível para seguir, sendo salvação para todos. QUE ASSIM SEJA. Que este conteúdo possa originar nos GRUPOS DE ORAÇÃO um RENOVO DOS CARISMAS e que possamos SER, verdadeiramente, A PRIMAVERA tão desejada pela IGREJA CATÓLICA. QUE DEUS NOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com