sexta-feira, 29 de junho de 2012

SOMOS INSUBSTITUÍVEIS???


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! OREMOS: "Ó DEUS, QUE HOJE NOS CONCEDEIS A ALEGRIA DE FESTEJAR SÃO PEDRO E SÃO PAULO, CONCEDEI À VOSSA IGREJA SEGUIR EM TUDO OS ENSINAMENTOS DESTES APÓSTOLOS QUE NOS DERAM AS PRIMÍCIAS DA FÉ. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO". AMÉM!
Hoje, a nossa REFLEXÃO nos remeterá a um questionamento particular: VOCÊ É, OU SE ACHA INSUBSTTITUÍVEL? Gostaria que não efetivasse sua resposta de forma automática, no sentido imediatistico, permeado de sentimentalismo abstratos. Mas avalie o teor da questão. Se tenho a necessidade de responder, tenho que primeiro me CONHECER COMPLETAMENTE, cujo intuito é o de verificar as possiveis qualidades intrinsecas que me concederão um valor apropriado. Em sua generalidade, o verbo CONHECER subtende, principalmente na teologia, o sentido da visão, o de enxergar e conceber o VALOR. Nesta condição, seria o de observar o nosso espelho, e visualizarmos o refelxo que se nos apresenta, e efetivar a simples pergunta: O QUE VEJO NESTE REFLEXO? CONTINUA A REFELXÃO!!!



De forma singela, ao olhar o reflexo em nosso espelho, observaremos uma imagem diante de nossos olhos, agora, agregando o valor bíblico nesta temática IMAGEM, observaremos no primeiro Livro da Bíblia (Gn. 1), que fomos criados a IMAGEM de DEUS, bem como sua SEMELHANÇA também. Se pudessemos avaliar o momento desta nossa criação, na nossa formação em IMAGEM e SEMELAHANÇA, poder-mos-ia observar a expressão concreta e vivo do AMOR de DEUS por nós, da mesma forma quando um artista efetiva seu trabalho e observa a extremada qualidade de sua criação (Leonardo da Vinci, Michelangelo, etc.). Neste ato de formação, de criação, DEUS expressou de forma imensurável, o AMOR  e a ALEGRIA por nos ter dado VIDA, de tal forma que expressou: "... É MUITO BOM ...". E disto o sabemos, pois tal ação originou todo o asepcto da rebeldia daquele que pretendia ser único diante de DEUS (Encardido, segundo Pe. Léo) Diante deste único aspecto, poderíamos avaliar o valor primordial de nossa VIDA aos olhos de DEUS.
Ainda mais, não se contentando, desenvolveu conosco, por uma estreita relação de vida e partilha (caminahdas com Adão no Paraíso). Subtende-se um desejo ávido de permeancer conosco, de nos sentir e visualizar  a obra de suas mãos diante de seu ser. Este AMOR, esta ALEGRIA fora expressada, de forma acentuada, mesmo quando NÓS cometemos o lapso de nos separar DELE (Pecado Original). De todas as formas possíveis, podemos observar as suas infinitas tentativas de reatar as relações, naquele patamar original. Perfez-se comunicar, cosntantemente conosco, por intermédio de seus instrumentos (Anjos, natureza, etc.), erigiu locais para proporcionar seus encontros (montanhas, tendas de encontro, Templos, etc.). Expressava-se completamente sua ávida SEDE por NÓS, de nossa vida, de nossa alma, do que SOMOS e expressamos SER.
Permeado neste AMOR e desta FELICIDADE, desejou se fazer esta IMAGEM e SEMELHANÇA, não se apegando a sua magnitude e supremacia perfez HOMEM, e erigiu a 'TENDA de ENCONTRO ETERNA'. Desta forma única, poderia nos experimentar por completo. Não satisfeito, quis anular por completo o abismo criado por nós, desejou e implementou o pagamento do preço único possível, com o intuito de destruir a distancia criado pelas nossas falta, tudo pelo AMOR e a FELICIDADE que possuia por NÓS. Porém,conhecendo, agora, a nossa fraqueza, e sabendo dos riscos, após pagar o preço universal, tratou de NÃO NOS ABANDONAR. Colocou a nossa disposição um ADVOCATUS, PARÁCLITO, um imenso auxílio, que habitaria em NÓS. Desta forma, as estruturas fundamentais de nossa TENDA de ENCONTRO estariam elaboradas de forma defintiva, ou seja, VIVER EM NÓS, a cada momento, a cada situação. Renovou-se aquela mesma relação inicial de nos experimentar no Paraíso, melhor, em nossa VIDA.
Diante do que expressamos, será que termos condições de responder a questão do início: VOCÊ É INSUBSTITUÍVEL? Neste mundo doentio, cercado de tantas instabilidades, desarmonias e fragmentações de VIDA, de forma corriqueira, ouvimos de nossos pares que "NINGUÉ É INSUBSTITUÍVEL", que todo o nosso valor é ponderável e ínfimo em sua essência. Entretanto, vislumbrando todo o contexto acima, sob o prisma do OLHAR de DEUS, poderemos possuir uma ÚNICA CERTEZA. AOS OLHOS DE DEUS NÃO EXISTE NADA IGUAL A NÓS. SOMOS SUA OBRA PERFEITA. E PARA ELE NÃO EXISTE NADA QUE PODE NOS SUBSTITUIR.
E agora, SEREMOS CAPAZES de OUVIR A VOZ do ETERNO AMOR por nossas VIDAS, ou permitiremos, continuamente, deixar que o mundo dite o nosso VALOR. A maior prova de AMOR é quando se permite a LIBERDADE integral e concreta. E DEUS o fez assim. Agora, cabe a NÓS, em nossa liberdade, escolher viver uma VIDA ETERNA e ABSOLUTA doada por DEUS ou VEGETAR transitoriamente, buscando as migalhas ofertadas por este mundo decaído. A DECISÃO SERÁ NOSSA! QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com