terça-feira, 11 de setembro de 2012

EU SOU ...???


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje nesta 'FORMAÇÃO PESSOAL' avançaremos em uma das mais improtantes questões de nossa vida: QUEM EU SOU?. Como consequência a resposta se baseia no teor do TÍTULO acima. Agora poderemos enfatizar uma análise profunda desta resposta. Em um primeiro plano, para a doutirna Judaica o NOME possui muito mais significativo de essência e substância do que uma simples palavra de designação. Representa em largo espectro a própria AUTORIDADE e PODER (Cf. Endemoniado de Genesaré em Marcos). "EU SOU" remete-nos ao Livro do Êxodo, exatamente ao encontro de MOISÉS com o próprio DEUS (passagem da Sarça Ardente). "EU SOU" é o próprio NOME DE DEUS, como ELE queria ser chamado. Agora, associando tal pressuposto com o intuito de responder  a qualquer questionamento de 'QUEM SOMOS', observaremos que a resposta será EU SOU (YAHWEH) MEU NOME. Sua signficação é que em minha existência subsiste a essência e substância divina, e desta forma, sou muito mais do que aparento ser. Portanto, fica-nos fácil já perceber que acabamos por entender o significado do que DEUS pronuncia sobre cada um de nós: "SOIS A MINHA OBRA-PRIMA". CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!




Tantas vezes pronunciamos que JESUS É O FILHO DE DEUS, e acabamos por não compreender essencialmente o seu pleno significado. Este pronunciamento concebe o entendimento que ELE é FILHO como a própria Bíblia chama todas as pessoas de Filhos e Filhas de DEUS. Em JESUS o próprio DEUS se tornou Homem e se revestiu da carne, e assim se torna uma AÇÃO DE DEUS. Em CRISTO algo mudou para a humanidade, DEUS se inseriu na própria história humana e vivenciou, melhor, experimentou todo o sabor (essência) de sua maior Criação. Nossa Natureza Humana fora totalmente curada, ao sermos preenchidos pela VIDA DIVINA. Desta forma, poderemos perceber a magnifica essência de nossa RESPOSTA a pergunta: QUEM EU SOU?
Mas QUEM É O HOMEM? É um ser vivo e pessoal, dinâmico evolutivo, uno e global. Parte integrante do Cosmo. Será natureza, mas que emerge dela, para ser Senhor. É a SÍNTESE e a CONSUMAÇÃO do mundo criado. Possui uma dimensão dentro de si mesmo que ultrapassa o tempo e o espaço e tudo o que se visualiza neste mundo criado (transcósmico). Somos um SER que faz parte deste Cosmo, mas não estamos limitados ao mesmo. Devemos transcedê-lo a sobreviver além do universo quantitativo (Jo. 17,11-14).
O HOMEM É UM SER EM RELAÇÃO, que é com outros seres e é com o ABSOLUTO.
Se pudessemos constatar nossa real essência poderíamos entender o que realmente 'O SOMOS'. Em um primeiro plano possuimos um corpo, como a maioria de outros corpos materiais, vivos e sensíveis, com membros, orgãos  e sentidos de percepção. No segundo plano, possuimos uma Alma (psiquê), que será uma realidade além dos sentidos, mas que perfaz uma unidade íntima e dinâmica com a camada externa. Esta em total similitude, dando-o vida, como princípio da consciência e de toda decisão livre. Agora, subsiste um terceiro plano, é o centro íntimo dentro do que é íntimo, o ESPÍRITO. Será a última solidão do SER. Apenas quem tem acesso é DEUS e o próprio Homem. O seu pleno conhecimento e profundidade acontecerá apenas na hora da morte, ou situações semelhantes (muita dor ou grande alegria). Vivencia-se a radical solidão e a profunda unicidade. Aqui nos encontramos com o nosso Mistério, com a nossa infinitude. Constatamos a verdade total, nossa pobreza radical, o vazio de seu orgulho e arrogância, e sua incompletude. Deste ponto, origina-se a necessidade de comunicação, de relacionamento e de comunhão, como forma de exigência vital. Eis o impulso ao transcedente. Veja-se, NÃO SÃO TRÊS PARTES, mas sim, uma complexidade e a globalidade do SER HUMANO. Na Bíblia relata-se dois termos: CORAÇÃO e ESPÍRITO (Ef. 1,8; Mt. 15,19; Mc. 14,38; 1ª Cor. 14,14). Quando se falar de 'CORAÇÃO' não estaremos discernindo sobre o orgão muscular bombeador de sangue, mas o centro operativo, o que é mais íntimo, a gravidade de seu ser. Será o 'CORAÇÃO' maior e infinitamente vasto do que o centro emocional humano (vida afetiva). Será no 'CORAÇÃO' (Tradição Hebraica) que se pensa, lembra, e tomam-se as decisões. É ao mesmo tempo AMOR, INTELIGÊNCIA, ESPÍRITO, CONHECIMENTO, e LIBERDADE, ou seja, o CORAÇÃO será a expressão da pessoa em sua INTERIORIDADE e TOTALIDADE (A. Pronzato). Assim prenuncia o Salmista: "... Por isso meu Coração se alegra e Minha Alma exulta, até Meu Corpo descansará seguro ..." (Sl. 15,9).
Antes de se inferiorizar, de se maltratar, acabe observando-se no espelho, e busque visualizar a VONTADE de DEUS em tua, olhando cada detalhe e circunstância todo o TEU VALOR. MEDITE. VOCÊ REALMENTE É A OBRA-PRIMA DE DEUS. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com