segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CIC (SEÇ. 2ª - CAP. 1º - ART. 1º - § 5º (Conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Continuando o 5º §: "O CÉU E A TERRA", do 1º Art., Cap. I", versaremos sobre o MUNDO VISÍVEL (TERRA). No conteúdo da Palavra, podemos observar que fora DEUS que criou o teor deste Mundo que podemos visualizar (riqueza, diversidade e ordem). Utiliza-se de um SIMBOLISMO TEMPORAL (7 Dias - Gn. 1,1-24 - DV 11), que analogicamente buscam exprimir a própria GLÓRIA DE DEUS (LG. 36), ao nos ajudara reconhecer na CRIAÇÃO sua natureza profunda, valor e finalidade. Tudo, mas TUDO mesmo, deve sua estrutura, forma e essência a DEUS, em que o 'Mundo desenvolveu-se do 'NADA' pela PALAVRA DE DEUS. Disto, entenda-se que cada Criatura possui sua bondade e perfeição próprias, ou seja, todas as coisas são dotadas de fundamento próprio, verdade, bondade, leis e ordens específicas (GS 36,2). Em suma, afirmamos que tais Criaturas refletem a própria Sabedoria e Bondade inifinitas de DEUS, e, portanto, cabe ao Homem o DEVER de lhes respeitar, evitando, assim, o seu uso desordenado, o menosprezo ao CRIADOR e as consequências que poderão advir destas ações. CONTINUA FORMAÇÃODOUTRINAL!!!




INTERDEPENDÊNCIA DAS CRIATURAS é desejada por DEUS. Expressa-se que as diversidades e desigualdades dão teor de que NENHUMA CIRATURA SE BASTA EM SI MESMA., ou melhor, Elas se AUTOCOMPLEMENTAM. Eis a BELEZA DO UNIVERSO, sua ORDEM e HARMONIA subsistem exatamente desta DIVERSIDADE DOS SERES E RELAÇÕES (LEIS DA ANTUREZA). Portanto, a BELEZA da CRIAÇÃO reflete a infinita BELEZA do seu CRIADOR. Como mencionado, a SIMBOLOGIA TEMPORAL expressa a HIERARQUIA das CRIATURAS, em que o número 06 (SEIS) expressa, exatamente, o desenvolvimento do menos ao mais perfeito (SETE -  Lc. 12,7; Mt. 12,12). Porém, o que é claro será que DEUS AMA A TUDO e a TODOS igualmente (Sl. 145,9). Entretanto, a própria Bíblia expressa distintamente que o HOMEM É A OBRA-PRIMA DA CRIAÇÃO (Gn. 1,26).
E para dar conclusão a toda a CRIAÇÃO advêm o 'SÉTIMO DIA', que representa-nos que todos os FUNDAMENTOS e LEIS da CRIAÇÃO SÃO ESTÁVEIS (Hb. 4,3-4), podendo apoia-nos em sua consistência, pois nos é um SINAL e GARANTIA da FIDELIDADE INABALÁVEL da ALIANÇA de DEUS (Jr. 331,35-37; 33,19-26). Conquanto o próprio Homem possa lhes respeitar o seu teor. Desta forma, o SÁBADO (7 DIA) possui significação de CULTO e ADORAÇÃO a DEUS, e deve estar no topo das preocupações humanas (Gn. 1,14). Eis a essência da Lei Judaica, o SÁBADO. E a observação dos Mandamentos será a correspondência a SABEDORIA e a VONTADE de DEUS.
Para NÓS, Cristãos Católicos, nasceu um NOVO DIA: RESSURREIÇÃO DE CRISTO. Enquanto o SÉTIMO DIA ENCERRA a CRIAÇÃO, o OITAVO DIA concebe uma NOVA CRIAÇÃO. Portanto, a Obra da CRIAÇÃO culmina na obra maior da REDENÇÃO. Disto, fica claro que o sentido e ponto culminante da 1ª CRIAÇÃO está na NOVA CRIAÇÃO em CRISTO (Vigília Pascal). Com isto, damos conclusos o 5º §: "O CÉU E A TERRA". QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com