quinta-feira, 11 de outubro de 2012

AS VIRTUDES SOBRENATURAIS E DONS DE SANTIFICAÇÃO (Cp. 5º)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Iniciando o 5º Capítulo do 5ºMódulo da Formação Básica: SANTIDADE, iremos versar sobre os DONS SOBRENATURAIS E DONS DE SANTIFICAÇÃOTodo Cristão Batizado percebe do ESPÍRITO SANTO a força necessária para continuamente se aproximar de DEUS (CONCILIO ECUMENICO VATICANO II, Apostolicam Actuositatem, nº. 3), ou seja, será esta força única que nos leva a SANTIDADE. Agora, através deste Sacrramento somos gerados como Filhos(as) adotivos de DEUS, e assim, PARTICIPANTES de sua NATUREZA DIVINA, membro de CRISTO e CO-HERDEIRO com ELE, TEMPLOS do ESPÍRITO SANTO. (CIC, n.º 1265-1266). Então, a TRINDADE nos concebe duas GRAÇAS (Santificante e Justificação), da qual:
1) Somos capazes de CRER, ESPERAR e AMAR à DEUS pelas VIRTUDES TEOLOGAIS; 2) PODER de VIVER pela Moção do ESPÍRITO SANTO (DONS); 3) CRESCER através das VIRTUDES MORAIS (Fl. 4,8). CONTINUA FORMAÇÃO RCC!!!


Pelos Sacramentos da Iniciação, os DONS do ESPÍRITO SANTO se encontram em nosso Coração, despertando, animando, purificando e fortalecendo-nos o desejo de viver o REINO de DEUS no futuro e aui na terrra também (Gaudium et Spes, n.º 38). Será o Homem o mais afecionada a estes apelos do alto. Fique-se ciente que devemos estar abertos aos dois tipos de DONS do ESPÍRITO, com fito de desenvolvermos a nossa SANTIFICAÇÃO {INFUSOS e EFUSOS (CARISMAS)}. Sem a existência destes últimos, não se PRODUZIRÁ FRUTOS, e conquanto sem SERVIR ao IRMÃO, NÃO EXISTE SANTIFICAÇÃO. Desta feita, o ESPÍRITO SANTO opera em nós a SANTIFICAÇÃO pelas VIRTUDES INFUSAS, que significa que a VIRTUDE é "disposição habitual e firme para fazer o bem 9fazer o melhor, fazendo com que possamos perseguir e escolher a prática do que é BOM" (CIC, n.º 1803).
No Batismo recebemos do alto as VIRTUDES (Teologais e Cardeias), bem como os DONS de SANTIFICAÇÃO {Infusos (CONCILIO ECUMENICO VATICANO II, Lumen Gentium, n. 7)}. Agora suas diferenças se observam na MANEIRA EM QUE ATUAM EM NÓS. Explicando, nas VIRTUDES MORAIS subsistem os nossos esforços pessoais próprios na prática das mesmas. em relação aos DONS, este será uma auxílio vindo do alto, requerendo de nós apenas a DOCILIDADE ou ABERTURA para o recebê-lo.
Em relação as VIRTUDES SOBRENATURAIS, podemos dividí-las em 1) CARDEAIS ou HUMANAS (PRUDÊNCIA, JUSTIÇA, FORTALEZA e TEMPERANÇA) e 2) TEOLOGAIS {, ESPERANÇA e CARIDADE (buscam nos tornar semelhantes a DEUS). QUAIS SUAS DIFERENÇAS:
1) As VIRTUDES HUMANAS são atos firmes e intenções concretas e habituais da INTELIGÊNCIA e da VONTADE Humana, que regulam nossos atos, ordenam as paixões e nos guiam na Razão e na FÉ. Em suma, facilitam, dominam e alegram nossa vida naquilo que é moralmente bom. SER VIRTUOSO É PRATICAR O BEM LIVREMENTE. Em si tais Virtudes Morais são adquiridas humanamente (CIC, n.º 1804);
2) As VIRTUDES TEOLOGAIS são as que fundamentam, animam e caracterizam o agir moral do Cristão, em que informam e vivificam as Virtudes Morais. São as indicações divinas que nos direcionam o modo de agir como Filhos(as) de DEUS. São o PENHOR do ESPÍRITO SANTO em nossas faculdades humanas (Idem, 1812-1813).
Portanto, fica-nos claro que as VIRTUDES HUMANAS se fundam nas VIRTUDES TEOLOGAIS, pois adaptam nossas faculdades humanas para participarem da Natureza Divina. Eis o ORDENAMENTO DIVINO: "SEDE SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO" (1ª Pd. 1,16). Só podemos SER SANTOS por meio, exclusivo, do ESPÍRITO DE DEUS, e um desses meios será a PRÁTICA DAS VIRTUDES. No próximo texto iremos dissecar os seus tipos. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com