quarta-feira, 10 de outubro de 2012

AS VIRTUDES DA LIDERANÇA (Conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Continuando a FORMAÇÃO de LIDERANÇA (MANUAL DO LÍDER SERVIDOR). Outra VIRTUDE de um LÍDER, seguindo a orientação da Regra Benditina (Art. 31), falaremos sobre a DEPRECIAÇÃO, ou seja, o NÃO DESPREZAR NINGUÉM.
Cap. 31. "... ao que pede mal ...".
O Líder não deve desprezar ninguém, vem da palavra spernere, que significa segregar, desprezar, não gostar, mostrar aversão. Se desprezar alguém efetiva a segregação da comunidade humana, atirando-o na solidão. Tal atitude é uma expressão de que existe algo em mim que não é apreciada, aceito (depreciativa), por isto, não podendo admitir isto comigo, demonstro este desprezo para com o outro. Ao contrário, o Líder deve primordialmente amar, aceitar sua individualidade, erguer e encorajar. Então, nisto deve-se procurar satisfazer as necessidades da alma dos liderados. CONTINUA FORMAÇÃO LIDERANÇA!!!


Ora, segundo a própria Palavra de DEUS nos chama a algo essencial na vida Cristã (1ª Ts. 5,19): "... NÃO EXTINGUAIS O ESPÍRITO SANTO ...". Neste mundo do qual se propaga ações INDIVIDUALISTA, no pensar em si mesmo, e de forma exclusiva e imperalista, somos convidados a 'SERMOS SANTOS', ou melhor, buscar o efeito da SANTIFICAÇÃO, que em si, será o ato continuo de viver sob ação do ESPÍRITO SANTO. Só conseguirei ser 'SANTO' somente através da AÇÃO DO ESPÍRITO DE DEUS. O Apóstolo Paulo assim pronuncia sobre nós: "... Vós o campo de DEUS, o edifício de DEUS (...) Não sabeis que sois o Templo de DEUS, e que o ESPÍRITO de DEUS habita em Vós ..." (1ª Cor. 3,9.16), e assim, somos com uma construção única e preciosa, em que DEUS coloca seu ESPÍRITO, em PENHOR, ou seja, como GARANTIA em nossas vidas. Nos tornamos obra glamurosa de DEUS, e, desta forma, NÃO SE PODE ENTENDER como podemos DESPREZAR o próprio TEMPLO de DEUS. Como podemos ambicionar, dizendo a nós e ao mundo que SOU MELHOR do OUTREM. Como fator premente, e a base psicológica assim define, quando um ente despreza outro de mesmo conteúdo e estrutura, per si, demonstra que perdeu seu VALOR INTEGRAL, em suma, este já não se aceita, já não considera seu valor próprio, e para que não seja destruido de forma integral, ele busca anular qualquer imagem semelhante a si que possa reluzir um valor, que ele já não o tem ou considera que não possui. Todo o Homem, que toma atitudes depreciativas, na verdade, dependendo do grau de sua depreciação, acaba perdendo a sua própria humanidade. O Líder de DEUS, não pode possuir tal comportamento. Por diveresas razões, mas a mais singular é que, sendo 'DEUS AMOR', e sendo nós, como Paulo afirmava, 'CASA DE DEUS' (sua morada), nossa atitude primordial sempre será a de amar, aceitar sua individualidade, erguer e encorajar. Por causa da presença de DEUS em nossa vida, o nosso olhar ao próximo, se assemelha ao lhar DIVINO. O olhar do Líder deve seer constituído de COMPAIXÃO e MISERICÓRDIA (O SAMARITANO), não apenas direcionar para pobreza das faltas e falhas, mas ultrapassar tais barrreiras e enxergar a grande riqueza depositada no âmago humano, ou seja, DEUS, o ESPÍRITO de DEUS que habita no interior do Homem. POR QUE SERÁ QUE DEUS SE FEZ HOMEM, SE NÃO POSSUIMOS NENHUM VALOR? Uma questão a ser resolvida sempre quando olharmos para outrem. Em suma, caberá ao LÍDER tratar todo o Homem (Mulher também), com a equidade com que DEUS trata a própria vida, baseado exclusivamente na AÇÃO DE AMOR. EIS A MAIOR VRITUDE DA LIDERANÇA: O AMOR. Com este texto encerramos esta formação de LIDERANÇA. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE. 

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com