terça-feira, 10 de setembro de 2013

A IGREJA DOS APÓSTOLOS E DOS MÁRTIRES


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Hoje daremos início a FORMAÇÃO sobre a HISTÓRIA DA IGREJA. sabemos que, antes de tudo, o conhecimento acerca do NASCIMENTO, DESENVOLVIMENTO e ESTABILIDADE do que conhecemos como IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA é de primordial importância de todos que a compõem e a AMAM e desejam defende-la em todas as situações. Assim, a partir deste ponto iniciaremos, de forma sucinta, toda a HISTÓRIA DA IGREJAdesde o seu Nascimento, até os tempos atuais. Como o caminho é largo e longo, esperamos que possam usufruir de todo o conteúdo, tornando-se, com afinco, um maior defensor da "ECLESIA".
O período inicial será o Ano de 28 D.c., que possui sua máxima importância pois a Missão do CRISTO tem seu começo, está no ápice, anunciando o Reino dos Céus. Muitos se aproximam deste novo pregador, conciso, enfático e com uma autoridade nunca tendo sido vista, que causa enorme admiração, bem como, repúdio daqueles que se encontravam no poder religioso da época. O teor do ANÚNCIO (KERIGMA) é a SALVAÇÃO, outrora perseguida e desejada, no tempo esquecida. Subsiste uma 'CONDICIONAL': "CONVERSÃO", cujo significado será o MUDAR O MODO DE PENSAR e de AGIR. Para este NOVO MESSIAS o PECADO não estava somente na prática externa do mal, mas ocorria no desejo ou intuito maldoso (Mt. 5,28). CONTINUA A FORMAÇÃO HISTÓRIA!!!

 POR QUE FORMAR A IGREJA? O sentido maior desta elaboração era a de fomentar na terra um REFLEXO VIVO da IMAGEM do REINO doS CÉUS, mesmo que ainda limitada. Eis o grande sentido da preparação dos APÓSTOLOS (Mt. 10), pois serão, eles, seus primeiros Evangelizadores. De JESUS, recebem o PODER e a MISSÃO DIVINA. Como enfatizado, no Ano de 28 D.c., inicia-se a MISSÃO de CRISTO (Lc. 3,1). No texto Evangélico situa-nos no 15º ano do Governo de TIBÉRIO, e assim, como consta na história humana, sabe-se que TIBÉRIO sucedeu a AUGUSTO, em 14 D.c, somados os 15 anos passados do governo daquele, estaremos em um período compreendido entre 19 de agosto de 28 à 18 de agosto de 29 D.c. A partir deste momento JESUS escolhe seus inusitados EVANGELIZADORES: SIMÃO (PEDRO), ANDRÉ (IRMÃO), TIAGO e JOÃO (ZEBEDEU), FILIPE, BARTOLOMEU, TOMÉ, MATEUS, TIAGO (MENOR), TADEU, SIMÃO (ZELOTA) E JUDAS ISCARIOTES. No desenrolar de sua Missão levou-os consigo, e empreendeu uma nova técnica na FORMAÇÃO de DISCÍPULOS, a forma ITINERANTE (diferente dos Mestres Fariseus). Será a partir deste ponto que CRISTO rivaliza-se como os grupos dominantes à época: SADUCEUS, ESCRIBAS E FARISEUS. A contraposição patente advêm da origem humana e sua humildade, que se contrapunha a imagem do MESSIAS aguardado, Nacionalista e Glorioso, que vinha com Poder e Majestade. Por declarar sua DIVINDADE, fora considerado como blasfemo e condenado à morte (Jo. 10,33), exatamente no Ano 30 D.c, em que TIBÉRIO era Imperador e PÔNCIO PILATOS Procurador da Judéia. Desta feita, na sua Morte é que se desenvolveu-se a COMPROVAÇÃO maior de sua MESSIANIDADE, pois fora a confirmação de uma PROFECIA antiga e anterior, que perfilava a Vinda do MESSIAS, de sua Morte e RESSUSRREIÇÃO (Mt. 20, 18-19; 27, 62-66). A vinda do MESSIAS intentava a SALVAÇÃO DE TODOS OS HOMENS, que chegassem a todos os povos, sem exceção. Eis o grande motivo da INSTITUIÇÃO DA IGREJA, que recebera de CRISTO esta MISSÃO, MANDADO de forma SOLENE e PÚBLICA (Mt. 28, 16-20). A semelhança da MISSÃO do MESSIAS, aos APÓSTOLOS, cabiam: ANUNCIAR O EVANGELHO, PERDOAR OS PECADOS, BATIZAR, ABENÇOAR, CURAR OS ENFERMOS, etc.
Dos APÓSTOLOS sobressai-se a figura de PEDRO. Observa-se que seu nome sempre encabeça o primeiro lugar (Mt. 10,2 ; Mc. 3,16; Lc. 6,14; At. 1,13). Tal pressuposto culmina-se na FESTA DE PENTENCOSTES (40 dias pós a Ressurreição) que para a Igreja nascente, possui um NOVO SENTIDO, a DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO sobre os APÓSTOLOS, do qual predomina a figura de PEDRO (Discurso para os peregrinos). Atente-se que já existia uma Festa Judaica correspondente, a Festa das Colheitas (50 dias pós Páscoa Judaica). Deste ponto, inicia-se o ponto de DIFUSÃO da Igreja pelo mundo todo e para todas as gerações. Posteriormente, a subida de JESUS CRISTO aos céus, os APÓSTOLSO permaneceram por 03 anos em JERUSALÉM, conforme instruções do MESSIAS. Forma-se a 1ª COMUNIDADE CRISTÃ, que tinha como centro o JESUS RESSUSCITADO, e assim, advinha o ESPÍRITO SANTO que os unia e animava. Assim, fomentou-se o CRESCIMENTO da Comunidade, que ensejou na Escolha dos DIÁCONOS (07 gregos - Estevão, Filipe, Nicanor, Prócoro, Timon, Parmenas e Nicolau - At. 6,3-6). Será neste período que iniciou-se fortes perseguições contra a Comunidade Cristã em ascenção, do qual originará o PRIMEIRO MÁRTIR CRISTÃO (ESTEVÃO). No próximo texto daremos continuidade a HISTÓRIA DA IGREJA NASCENTE. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com