terça-feira, 17 de dezembro de 2013

AMIZADE: A VERDADEIRA RAZÃO DO VIVER


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. GRAÇA E PAZ! ALTAMENTE REFLEXIVO. De SÓCRATES advêm a máxima: "... Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa ..."(SOCRATES). O QUE SABEMOS DESTE MUNDO? Assistindo um filme singelo "WAR Z" (Brad Pitt), no qual de forma ininterrupta e acelerada, pessoas eram mordidas e se transformavam em 'ZUMBIS'. Começava a visualizar algo tão real, concreto em nossa SOCIEDADE. Logicamente, que os 'ZUMBIS' EXISTEM, não da forma como acontece no filme. Mas, paremos e analisemos o mundo em que se vive. TEMOS MUITAS PESSOAS MORTAS, que andam, rugem palavras, porém, com sua aparente vida, "ESTÃO INTEGRALMENTE MORTAS". Olhando cada detalhe do filme, vemos um estado de aflição suprema, CADA UM QUE SE VIRASSE PARA SOBREVIVER, ora, laconicamente o refrão maior era CADA UM POR SI!!! Não se visualizava um intencionalismo de: UM POR TODOS E TODOS POR UM. Estava muito mais para: TE VIRA!!! A partir deste ponto, QUAL A DIFERENÇA DE NOSSA SOCIEDADE? Como ciência, nos dias atuais, o maior valor esta nas "POSSES e ESTADOS, em detrimento do SER", ou melhor, o que mais vale é possuir RIQUEZAS, e estar no PODER. Estamos sob a égide de que tenho de SER O MELHOR (escola, universidade, concursos, trabalho, desempenho sexual, etc.), e ESTAR no ápice mandatário, ou acima de TODOS (chefia, autoridade. status, projeção, conhecimento, etc.). O QUE SOU? MINHA ESSÊNCIA? MINHA SUBSTÂNCIA nada importa, me torno um NADA, um NINGUÉM, embora seja o centro desta criação, o próprio Homem, se torna o ÚNICO SER capaz de anular o próprio Homem. As vezes da vontade de rir de tudo isto, se não fosse passível de um lamentável brando de um choro profundo.  CONTINUA A REFLEXÃO!!!

Como no filme, do qual mais ri do que fiquei espantado, por se assemelhar a uma realidade premente, observava uma ânsia dos 'ZUMBI'S' em se ATIRAR em direção as outras pessoas, no intuito de arrancar pedaços de carne dos corpos.Nada se explica, o que se sabe que o negócio é morder, arrancar pedaços e transformar o OUTRO no mesmo ESTADO QUE ME ENCONTRO!!! Triste fim. E NÃO APRESENTA COMO UMA REALIDADE NOSSA! Os "ZUMBI'S" concretos de nossa sociedade, insurgem em morder, de forma agressiva, mostrando seus IPAD, IPHONE, LA COSTE (jacaré), BROOKSFIELD, BMW, FERRARI, etc. Ora, "... TUDO ISTO É MUITO IMPORTANTE ...", como dar uma mordidinha no pescoço ou braço de quem está vivo (no filme, ou na vida em si???). O SER esta em última colocação do que é NECESSÁRIO, FUNDAMENTAL, ESSENCIAL. PARA QUE??? QUEM SE IMPORTA? E não sei se você já observou neste tipos de filmes (ZUMBI), TODOS se parecem e se comportam de forma IGUAL, mesmo que desejem ser diferentes, TODOS, sem exceção, SÃO IGUAIS (andar, urrar, morder, cair, despedaçar, etc.). Afinal, SÃO MORTOS QUE QUEREM ESTAR VIVOS, e parece lacônico informar tal fato, e por isto comecei com a premissa Socratiana, pois quanto mais busco entender, MENOS ACABO SABENDO. Como no filme, o dia-dia nas cidades, em todos os lugares, acontece um CAOS. E na realidade nossa, o que enxergamos de fato: NÃO EXISTE JUSTIÇA; NÃO HÁ IGUALDADE SOCIAL; EXISTE MUITA CORRUPÇÃO; EXISTE ENORMES SOMAS ECONÔMICAS; A ESTRUTURA GOVERNAMENTAL É DESQUALIFICADA E INOPERANTE; VIOLÊNCIA; FOME; DROGAS; MORTE (aliás é a única coisa factível que tem no filme e na realidade), etc. E por esta causa as pessoas, sempre buscam TER e ESTAR, e esquecem do SER. O pior de tudo isto, é quando instituições e pessoas que deveriam permear no seio da sociedade a ÉTICA e a MORAL, acabam sendo as prioritárias a enegrecer tais VALORES primordiais. Chega-se ao ápice de utilizar o NOME DE DEUS para tal fim. O temos visto nos carros e camisas: FOI DEUS QUE ME DEU; JESUS CRISTO É MEU SENHOR; DEUS É MEU TUDO, etc. Torna-se contraditório, em que recebo um presente de DEUS, e acabo vendendo ou dando-o a outro, ou pior, trocando (parece que não gostei do presente!). Mais, DEUS é meu SENHOR, somente se ELE ME SATISFAZER", assim me lembrarei DELE (parece mais escravo ou doador de coisas). E ainda, se DEUS É MEU TUDO, POR QUE ACABO PROCURANDO OUTRAS COISAS, E ME ESQUEÇO SEMPRE DELE? (só me lembro DELE para pedir algo!). SÃO TANTAS EMOÇÕES (Roberto Carlos). KKKKKKKKKK (DESCULPEM, saiu sem querer). Como ZUMBI'S não possuo AMIGOS, mas seguidores (parece um tipo de FACEBOOK ou TWITTER). Tenho me preocupado, esta verdadeira INSTITUIÇÃO: AMIZADE, esta sendo colocada nos últimos lugares de nossa vida. COMO IMPLANTAR O CARISMA AGOSTINIANO (DOUTOR DA AMIZADE) DA AMIZADE??? Fico a me questionar, como perpetuar tal pressuposto básico e TRINITÁRIO (DEUS É AMIGO DE SI E DO HOMEM), se busco os conceitos mundanos ou me permito contaminar com estes mesmos. A prerrogativa social é o 'ESQUECIMENTO'. Já não consigo dar enfase a LEMBRANÇAS dos melhores momentos com as pessoas que me são tão 'caras'. NÃO TENHO TEMPO, preciso TER e ESTAR, o SER fica para depois, quando tiver os dois primeiros. BEM, fica esta REFLEXÃO. Teria muito mais para destrinchar, porém, fica para a próxima. E VOCÊ? É UM ZUMBI? OU TEM MEDO DE SER MORDIDO? QUE DEUS TE GUARDE E TE ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com