sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

E POR FALAR EM PENTECOSTES (2ª parte)



GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Definido o AT, adentraremos no sentido do NT, o termo em grego que traduz ESPÍRITO é PNEUMA, o seu sentido e utilização se iguala ao termo Hebraico (Ruªh). Será o movimento do ar, sopro ou vento. Agora nos diversos autores bíblicos do NT subsistem o sentido de ESPÍRITO que se distinguem. Em Mateus e Marcos se assemelham em muito com a tendência do AT (maus espíritos; aquele que parte na hora da morte; diferenciação da carne; boas ações; força de DEUS; inspiração dos autores AT; autoridade de JESUS), mas, em sentido pleno, neste dois autores o significado  como princípio da VONTADE SALVÍFICA DE DEUS, deveras demonstrada nos exorcismos praticado por CRISTO contra os demônios. O sentido pleno do contexto do nome do ESPÍRITO, em Mateus pode ser vislumbrada na sua Formula BATISMAL (28,19). Observar-se-á uma forma mais desenvolvida de FÉ. Ao especificar as três pessoas sob o nome será a enunciação mais explícita  do caráter pessoal do ESPÍRITO, e em si dar-nos a entender que a sua personalização nunca poder-se-ia elaborar de forma simplicista. CONTINUA FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!

O ESPÍRITO aparece muito menos em Mateus e Marcos em relação aos demais escritores do NT. Em si o ESPÍRITO destes dois Evangelistas será o ESPÍRITO do AT aplicado à PESSOA e à MISSÃO de JESUS. Fora do contexto da passagem de Mt. 28,19, o ESPÍRITO não pode ser chamado um SER PESSOAL ou distinto do PAI.
Em Lucas e no Atos dos Apóstolos, O ESPÍRITO será muito mais desenvolvido. Evidenciado em JESUS (movimentos; fala). Lucas, da mesma forma que Mateus e Marcos, anuncia a CONCEPÇÃO de CRISTO, mas, acrescenta um NOVO ELEMENTO: JESUS como dispensador do ESPÍRITO á Igreja (Lc. 24,49; At.2,33), será como preludio da apresentação do crescimento da Igreja no AT como obra deste ESPÍRITO. A designação atual pode ser vista com ou sem o artigo determinado (o), mas com o adjetivo qualitativo de 'Santo'; 'do Senhor'; 'de JESUS'. Agora, o que se sabe que o ESPÍRITO domina os 'Atos', em que é derramado sobre os Apóstolos e os mesmos se tornam TESTEMUNHAS de CRISTO (At. 1,8). Este acontecimento é o que MARCA O NASCIMENTO DA IGREJA, pois que se o ESPÍRITO estava em JESUS, agora se encontra na Igreja, que avança e distribui a todos os seus membros (At. 2,38; 4,8; 6,8; 9,17; 11,24). Sua presença se observa nas manifestações de determinados DONS (Línguas e Profecia), que per si, TESTEMUNHAM a PRESENÇA ATIVA de DEUS na sua Igreja {At. 2,3ss; 10,47; 11,17; 15,8 (Revelação; Profecia; Força; Sabedoria; Fé; Alegria; Consolação; Direção; Batismo, etc.)}. Assim, a vinda do ESPÍRITO subtende a FÉ do Crente, sendo conferido pelo ato de IMPOSIÇÃO das MÃOS (At. 8,14-17; 19,6). Será uma força dinâmica que impele aos apóstolos a pregarem e a testemunharem JESUS, capacitando-os para atos de coragem e eloquência, que superam totalmente a capacidade pessoais dos homens. O ESPÍRITO não é reservado aos LÍDERES carismáticos, mas é dado a TODOS os FIÉIS na plenitude messiânica.

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