sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

IDENTIDADE RCC (1ª parte)

GRAÇA E PAZ! Hoje iniciaremos a Formação Básica da RCC, que se situa no 1º módulo, denominado de IDENTIDADE. Então, podemos inciar a formação.
Sabemos que existem muitas formas de identificar um ser (biologicamente = animal mamífero; Filosoficamente = ser racional, dotado de alma; psicologicamente = emoções; Teologicamente = dotado de um espírito; socialmente = características bio-sociais). Desta foram a própria Renovação possui características que a definem e a cosntituem como Movimento. São elas:
Batismo no Espírito Santo, prática dos carismas (Marcos 16,17-18 ; 1ª Coríntios 12,7- 10) e formas de vida comunitária. Em se tratando de identificação, estas três características são o DNA2 da Renovação, de tal forma que se em um grupo faltar uma delas, não poderá ser tido como um genuíno organismo do nosso Movimento.

Em nossa reflexão devemos entender que cada movimento católico tem suas características peculiares. Isto é um princípio, isto é, um jeito de a Igreja se manifestar. Estas características atraem as pessoas para eles, permitindo que se organizem e coloquem seus carismas a serviço do Reino.
Quanto à Renovação, muitos dados a identificam. Eis alguns: Aceitação incondicional de Jesus como Salvador pessoal e como Senhor Absoluto; amar a nós mesmos como filhos de Deus, amar a Deus como Pai, cultivar os dons de nossa santificação, docilidade ao Espírito Santo, engajamento pastoral, experiência de filhos de Deus, fé, sólido e equilibrado relacionamento com Maria, mãe de Jesus e nossa; coração missionário, amor e zelo pelo Evangelho, reconhecimento de nossa realidade pecadora, relacionamento de amor com a Igreja, relacionamento fraternal com os santos, vivência sacramental, promoção humana e espiritual dos filhos de Deus, engajamento sócio-político, conversão.
1. Batismo no Espírito Santo
Quanto ao batismo no Espírito Santo, ele, por si só, ainda é pouco para nos identificar, mas é a essência de nossa espiritualidade. O dado novo que tem ocorrido na Renovação, em relação ao Batismo no Espírito Santo, é que no seu seio essa graça tem sido dinâmica e se renova continuamente, como acontecia na Igreja Primitiva.
Antes de analisar este tema gostaria de lembrar sua importância. Lembremos que na análise da Espiritualidade da Renovação, feita no capítulo próprio, concluímos que o Batismo no Espírito Santo é o fato gerador de nossa espiritualidade e com ela nossa identidade. É com o Batismo que tudo começa para o cristão. É com essa nova Efusão do Espírito Santo que tudo começa para a Renovação. O Batismo no Espírito Santo não é o fim da Renovação, posto que não constitu seu ponto de chegada. Ele é seu princípio; tanto como início, quanto como norma.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com