quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

AS ARMADILHAS DO 'EU'

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Bem vamos empreitar mais um passo na formação pessoal. Desde já colocaremos algumas das armadilhas que são projetadas em nossa vida e que nos impedem de alcançarmos os projetos e dinâmicas divinas presenteadas a cada um de nós. Que este espaço possa te ajudar JOVEM, a buscar o teu interior e descobrir a verdadeira face de DEUS em tua vida. Que esta formação seja a primeira de muitas nesta escalada ao monte Sinai, onde DEUS nos espera com uma imensa alegria, dizendo: "... EIS O(A) MEU(MINHA) FILHO(A) AMADO(A) ...".
Devemos observar que existem no nosso interior situações que nos podem amordaçar. São as chamadas armadilhas mentais, que são construídas sem a nossa percepção e consentimento, e que formam a personalidade humana. Fique logo sabendo que nenhum humano está livre destas armadilhas. Mas também tenha a ciência de que devemos ter lucidez para reconhecer e humildade para assumir.
As armadilhas da mente humana bloqueiam a capacidade de viver em harmonia, tudo isto gera distúrbios dos mais diversos tipos. São em número de 04 (quatro) as armadilhas. A primeira é o Conformismo que é a arte de não reagir e de aceitar passivamente as dificuldades psíquicas, sociais e físicas.
Este tipo de pessoa não assume sua responsabilidade como agente transformador do mundo, ou seja, NÃO ACEITA SER AUTOR. Acredita que tudo é obra do destino, mas se esquece que tudo também possui conotação de escolha, da nossa parte de agir. É uma pessoa que é vítima do passado, observa sempre as tempestades das dificuldades e se amedronta, ou seja, se aprisiona.
O Conformismo não é uma doença, mas é uma alteração da personalidade. Soterra habilidades, anula dons, contrai competências e bloqueia funções. Traduz por viver sempre na superfície, nunca se aprofunda.
Sabemos que todo o ser humano gosta de ser reconhecido, pois sabemos que precisamos de cuidados na infância, temos dependência na juventude, mas quando chega na fase adulta torna-se fonte de ansiedade, baixo estima e complexo de inferioridade. Traduz o Conformista como inerte e mentalmente preguiçoso. Por que não exerce suas escolhas pelo medo de assumir riscos. Nunca expande seu espaço por medo da crítica e sempre se coloca na figura de vítima do que a de agente. Então fica sempre na condição de PLATÉIA.
Os conformistas transformam fracassos em medo. Nunca terá uma habilidade de observar fato desagradável, de lutar e reagir, não ficará incomodado, nem debatera as idéias, muito menos melhorará sua concentração. Do contrário, formará janelas doentias que o aprisionarão e o levarão a acreditar que seu destino esta traçado. Transformará mentiras em verdades, acreditará ser incapaz, limitado, destituído de inteligência e inferior. Todos sabemos que ninguém pode asfixiar, anular um ser humano, mais do que ele mesmo.
Os conformistas são capazes de criar desculpas, pois possuem plenas justificativas. Repassam imagens de desapego a preconceitos, mas na verdade são intimamente ligados a imagem de vida estreita e as suas manias, ou seja, sempre dizem o contrário, mas amam no silencio. Disfarçam muito bem suas emoções, dizendo que esta tudo bem, mas não assumem suas reais dificuldades, por terem medo de ser criticados. São ótimos em resolver problemas dos outros, mas péssimos para com os seus. Estimulam de forma organizadas os outros, mas suas vidas não passam de uma paralisia.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com