sexta-feira, 7 de outubro de 2011

OBEDIÊNCIA: CHAMADO OU UTOPIA!!!


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Neste dia, iremos efetivar uma REFLEXÃO sobre o TEMA OBEDIÊNCIA. Como deveríamos ter ciência, DEUS nunca abandonou sua Igreja. Do contrário suscitou vários dons, todos impulsionada pelo ESPÍRITO SANTO. Quem veio e vem permeando todo o corpo de CRISTO, ou seja, sua Eclesia. Tal ação assemelha-se como a plantação de sementes do VERBO. Em que poderíamos traduzir esta ação espiritual??? Seria o que chamamos de promover na Igreja a atualização do PENTECOSTES. Melhor, suscitar, incentivar a abrir o coração, para a ação do ESPÍRITO SANTO.
Mas, QUAL AÇÃO SERIA ESTA? A resposta, de forma precisa, será o APOSTOLADO da EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO. Neste âmbito, dever-se-ia saber que DEUS NÃO BUSCA MEROS EXPECTADORES, mas AUTORES de VIDA (Missionários). JESUS nos convoca, nos chama para SER uma Nova PRIMAVERA para a Igreja. Para sermos Atores da graça de DEUS neste mundo, e em resposta, fora exatamente isto que muitos Papas, a partir de João XXIII (Pp. Paulo VI, Pp. João Paulo II e Pp. Bento XVI), nos convocou a realizar no mundo. Eis o nosso chamado primordial: "VIVER ETERNAMENTE O CENÁCULO". Mas qual o significado deste chamado atual?
No primeiro plano, será necessário ser OBEDIENTE a JESUS, ouvindo o seu pedido, de nos reunir no CENÁCULO, para experimentarmos uma oração, muito mais, profunda, de nos colocar em momentos de reuniões, postos a orar. Sempre buscando permanecer na presença de MARIA, e desta forma, efetivar uma experiência profunda e pessoal de e com JESUS. CONTINUA A REFLEXÃO!

O SER OBEDIENTE será, primariamente, colocar DEUS em primeiro lugar na vida. Convergindo para que JESUS se torne Senhor. E assim acontecendo, verificar-se-á que o local, ou CENÁCULO será totalmente preenchido com Discípulos. Notadamente, fica-nos claro que no CENÁCULO só vive se for Discípulo, e se é Discípulo, deve ser OBEDIENTE. Portanto, somos chamados a ser APÓSTOLO da EFUSÃO do ESPÍRITO SANTO, não apenas para proveito próprio, mas, porque a Igreja necessita do ESPÍRITO, do seu Mistério e de sua Vida, ou seja, de um PERENE PENTECOSTES (Papa Paulo VI). Este chamado baseado em uma EXPERIÊNCIA real de PENTECOSTES, remonta-nos a um modo comportamental, nascido, gerado na própria Igreja, e que vem sido observado pela mais alta cúpula hierárquica da Eclesia como uma grande oportunidade para a mesma (Papa Paulo VI). Se transformou em um Movimento, próximo de comemorar o seu quinquagésimo aniversário, constituído por uma Cultura capaz de desenvolver a própria VIDA, ou seja, a CULTURA de PENTECOSTES (At. 1,8). Ora, tal acontecimento já era previsto por JESUS, no desenvolvimento do Evangelho Joanino (Jo. 14), observamos que era intenção do Senhor enviar em prol de nosso auxílio um defensor, o seu ESPÍRITO. Declarando que o próprio mundo não iria conhecê-lo, e que ELE revelaria toda a Verdade, bem como, promoveria, através dos Discípulos milagres maiores. Mas que para que tudo isto pudesse acontecer, seria necessário aos Discípulos experimentar uma VIRTUDE primordial ao desenvolvimento desta Cultura. Pensemos, que Movimento Eclesial seria este???
Paulo transmite na Carta aos Filipenses a essência desta Virtude: “... Feito obediente até à morte, e morte de cruz ...”(Fl.2,8). Para que se conceba o desenvolvimento de um PERENE PENTECOSTES ser-nos-á necessário a VIRTUDE da OBEDIÊNCIA. Esta virtude, possui contexto moral sobrenatural que nos inclina a submeter a nossa vontade à dos superiores legítimos, dignos representantes de DEUS.
A obediência funda-se no supremo domínio de DEUS e na submissão absoluta. Na pessoa do legítimo superior se obedece a DEUS {todo poder vem de Deus. (Rm 13,1)}. Sendo que quem resiste à autoridade, resiste, automaticamente, à DEUS (Rm 13,2).
Obediência é a virtude que mais nos une ao PAI, pois a nossa vontade própria será o maior obstáculo à nossa união com DEUS. Ora, a VIRTUDE da OBEDIÊNCIA sempre será alicerçada em três graduações básicas, que são:
1) Simples execução exterior: Observar as ordens dos superiores legítimos com diligencia, pontualidade e espírito sobrenatural;
2) Submetimento interno da vontade: as almas que a praticam neste grau, fazem-no de todo o coração, sem se queixar, sentem-se ditosas (Jesus Cristo fazer em tudo a vontade do Pai). Com a obediência se aperfeiçoa o livre arbítrio;
3) Submissão do juízo interior: É a perfeita e inteira oblação de si, em que se oferece o entendimento.
Devemos entender que esta sujeição completa não implica, de forma alguma, que não se possa expor humildemente ao superior as razões que pudessem fazê-lo ordenar de outra forma. Mas será que poder-se-ia alcançar o estágio de OBEDIÊNCIA PERFEITA? Para efetivá-la, necessário possuir em sua constituição três característica fundamentais:
A) Deve ser sobrenatural na intenção: Seria o ver o próprio DEUS nos superiores, já que estes não têm autoridade senão por Ele. Deve-se estar persuadido de que se deve fazer na Obediência “a vontade de DEUS de coração e com boa vontade, como quem serve ao Senhor, e não a homens” (Ef 6, 6-7);
B) Deve ser universal na extensão: Seria obedecer a todas as ordens do superior legítimo, sempre que o mandar legitimamente. Porém, se o superior exigir algo contrário à lei de DEUS, torna-se obrigação negar-se a obedecer (At 5, 29);
C) Deve ser inteira na execução: Seria ser pontual, sem restrição, constante e até alegre. Pois para quem ama nada é penoso. Se se vê Nosso Senhor JESUS CRISTO na pessoa de quem manda, como não obedecer alegremente fazendo os sacrifícios que ELE nos pede?
Como forma de exemplificar o cume desta OBEDIÊNCIA, temos na consciência de que DEUS, desejoso de reparar reparar a desobediência original, nos enviaria um REDENTOR. Porém, necessitava da cooperação e obediência humana (Fiat), que de forma única anularia a atitude contrária aos dos primeiros pais (Adão e EVa). Desta forma, a OBEDIÊNCIA PERFEITA se caracteriza em Maria, CO-REDENTORA da salvaçaõ do gênero humano - “... Eis que venho para fazer, ó DEUS, a tua vontade ...” (Hb 10,9). Fica-nos claro que é na completa Vontade de DEUS, que se visualiza Obediência Perfeita, que significa a vontade humana e divina unidas no amor (Hb 10,10). Portanto, há que saber obedecer para poder mandar.
Quando vem uma ordem de um superior que se esforça por viver na vontade de DEUS, que orou antes e não tem interesses pessoais que defender, mas só o bem do irmão, então a própria autoridade de DEUS faz de suporte de tal ordem ou decisão. Se surge protesto, DEUS diz a seu representante o que disse um dia a Jeremias: "... Veja que hoje te converti em uma cidade fortificada, como uma coluna de ferro (...). Lutarão contra ti, mas não poderão contigo, pois contigo EU estou ..." (Jeremias 1, 18 s).
Quando DEUS encontra uma alma decidida a obedecer, então toma sua vida nas suas mãos, como se toma o timão de uma embarcação.
Ele se converte em verdadeiro, e não só em teoria, em 'Senhor', em quem 'rege', em quem 'governa', determinando os gestos, as palavras dessa pessoa, seu modo de utilizar o tempo, tudo.
Com isto damos como concluído este pequeno contexto sobre a VERDADEIRA OBEDIÊNCIA. Espero que possa auxiliar a muitos sobre a compreensão deste magnífico DOM. DEUS VOS ABENÇEO RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com